As melhores viagens com crianças: Rio de Janeiro

As melhores viagens com crianças: Rio de Janeiro

Quando marquei a viagem para o Rio de Janeiro, minha ideia era fugir do frio. Pesquisei um pouco para tentar descobrir como era o clima no começo de julho e acabei chegando a conclusão de que valia a pena tentar. E deu certo. No princípio, pensei em alugar um apartamento, mas acabei optando por ficar no Mercure Leblon (tem vários outros, um em Ipanema, um no Botafogo, outro no Centro), já que os quartos tem uma estrutura de fogão-geladeira-microondas, que eu considero essencial para que a alimentação do Pedro e da Luiza não seja muito quebrada.

A Suit-Mie do Viajando com Pipolhos fez um post bem bacana sobre Rio com crianças uns dias antes e eu segui várias das dicas. Queria fazer uma viagem bem turística, já que eu já tinha ido para lá recentemente 3 vezes, duas delas à trabalho e outra com o Nuno, num esquema mais saidinhas e restaurantes . O Pedro estava super empolgado com a nossa viagem e a Luiza, que não entende nada, também estava, porque ela é empolgada por natureza.

Nossos dias foram uma delícia, fomos para praia, brincamos na areia e tomamos banho de mar (acho que os cariocas devem achar isto bem coisa de turista, porque pra eles não tava TÃO quente assim). Subir no Cristo (Cristo R, como diz o Pedro) foi muito bacana. A estátua estava sendo restaurada e estava cheia de andaimes, mas tiraram toda a estrutura duas semanas antes. A única coisa chata é que, com os desabamentos ocasionados pelas chuvas, o bondinho não estava funcionando,. Dizem que a subida é muito bacana. Tivemos que ir numa van, que o próprio parque fornece (o valor é pago por pessoa e não há outra alternativa para subida).

O passeio no pão de açúcar também foi muito legal. O dia estava lindo e a vista é impressionante. Está tudo reformado e funcionando super bem. Estranhei a ausência de crianças ou famílias.

Também fomos no Jardim Botânico. Fui lá quando era criança e lembrava das árvore enormes. O Jardim Botânico de Curitiba tem muito mais flores do que árvores, é bem diferente. A Luiza e o Pedro ficaram brincando bastante tempo no parquinho, super equipado e cheio de crianças e todas as idades. Encontramos com a Suit-Mie, uma das primeiras amigas-mães-blogueiras que conheci,  que também tinha levado a filhota para brincar lá. Achei muito legal ver que é possível fazer festinhas de aniversário neste espaço.

De lá, fomos para o Parque do Patins, que fica na Lagoa Rodrigo de Freitas. Outro lugar perfeito para levar as crianças. Nos encontramos com a Chris do Inventando com a Mamãe, com a pequena Sofia (juro que perguntei da onde ela tirava tanta criatividade e habilidade!!!) e com a Cynthia do Kids em Rio que, além dos filhos, levou o mascote Asdrubal. Nossa mesa no quiosque árabe tinha 12 pessoas (adoro mesas cheias de gente). Enquanto a comida não chegava, o Pedro e a Luiza ficaram passeando, e depois do almoço fomos todos andar naquelas bicicletas-família. Foi muito divertido!

Outro programa que a Luiza AMOU era ir no Baixo Bebê Leblon (tem um na Lagoa também), uma estação de brinquedinhos infantis que fica na praia, no Leblon. Eles ficam na areia e o local é cercado, então é seguro e super conveniente!

Esta foi a primeira viagem que levamos alguem para ajudar a cuidar das crianças. A intenção era aproveitar muito o dia com eles e dar uma saidinha a noite. Foi perfeito. A Ivone cuidou de mim quando eu era pequena e as crianças (não só meus filhos) amam ela! Como ela queria muito conhecer o Rio, juntamos todas as vontade e nos divertimos muito todos juntos!

3 dicas de restaurantes (no Leblon) que aprovamos:

Vezpa Pizzas (em fatias), uma pizza gostosa que o Pedro (e nós) adoramos Avenida Ataulfo de Paiva, 1063

• Restaurante Gula Gula, saladas e comidinhas para as crianças Av. Gen. San Martin, 1196

•AMEI o bolinho de bacalhau do Bracarense Rua José Linhares, 85

Passamos na Livraria Argumento para ver meu livro que está sendo vendido lá também e o Pedro comeu um brigadeiro de colher MUITO BOM! no café. Assistimos último jogo do Brasil na copa no bar do restaurante do Marina da Praia. Se o jogo foi decepcionante, o mar e a praia atrás do telão, eram uma vista incrível!

No domingo, além de irmos para praia aprobeitamos para passear na orla, já que a beira-mar fica fechada para carros e as famílias invadem a rua, com seus carrinhos, patins, skates e cachorrinhos! Para encerrar nosso fim de semana extendido fomos assistir Toy Story 3D no cinema.

Só não deu tempo de ir no Parque Laje, que tinha sido super recomendado. Mas tudo bem, temos uma boa desculpa para voltar!

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

19 comentários

  1. ResponderSut-Mie

    Ai que delícia! Estava muito curiosa deste post…ficou muito gostoso! O Rio realmente é lindo, vcs fizeram programas legais e tiveram muita sorte com o tempo! Voltem sim, para nos encontrarmos mais, e ainda tem muita coisa para ver!
    E o mais legal: cadê o filminho?!
    Bjs,

  2. ResponderClaudia Beatriz

    Vim retribuir a visita e conhecer o seu blog e acabei nesse post delicioso, do meu querido Rio de Janeiro. Acho Julho uma das melhores épocas para ir a praia no Rio, se tiver um solzinho então, uma maravilha. 🙂
    Estou linkando o blog lá no Aprendiz de Viajante pra eu voltar mais vezes pra acompanhar. 🙂

  3. Responderfernanda

    Que gostoso Pati, adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quero muito ir para o Rio com meu filhote, agora o primo do meu marido foi morar lá e acho que temos uma desculpa para ir….rs, é tão pertinho daqui que a gente acaba nunca indo…. adorei as dicas e claro, as fotos né? Luíza e Pedro, lindos … básico… ah, quero ver ela de Mamma mini! rs rs rs
    um beijo querida

  4. ResponderChris Ferreira

    Oi Pati,
    foi ótimo você ter pego tempo bom aqui. Aliás o tempo bom está até hoje. Esse inverno daqui com friozinho de 28º e céu aberto é bem bom. Melhor do que o verão quando a gente torra literalmente.
    O nosso almoço de mesa cheia foi super agradável e divertido. Eu amei.
    Que bom que você tem motivo para voltar e eu para ir aí (passeio de trem até Paranaguá). Assim vamos nos ver novamente.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  5. ResponderAngela

    oi AMEI SEU BLOG E SUA DICA DE VIAGEM, EU QUERO MUITO CONHECER O CRISTO COM O CAIO, VIAJAR ASSIM, ESTRUTURADO ÉMUITO MAIS FÁCIL.

    VOU LER NOVAMENTE COM CALMA E SEGUIR AS INSTRUÇÕES.Parabéns pelo blog e a família linda.

    bjs
    Angela

  6. ResponderAlexandra - destemperadinhos

    Oi Pati
    Estou aqui no Rio também e amando tudo. Só que não estou com toda a família, só as mulheres: minha filha, minha mãe e irmã. Uma viagem bem diferente. Vou procurar teu livro na Argumento, pq na Cultura de POA não tinha mais.
    Bjcs grandes
    Alexandra

  7. ResponderLuciana

    Ai, que blog lindo o seu! Adorei! E que familia linda e viajada também!

    Me deu água na boca esse post… Eu sou de BH, mas depois de 1 ano e meio sem ir ao Brasil, minha homesickness está atingindo niveis elevadíssimos!!! Não tô podendo nem ver fotos do meu país. Sem falar que nunca fomos ao Rio depois que o Nicolas nasceu, então seria uma excelente pedida!

    Beijos pra você!

    Lu

    http://nicolandoporai.wordpress.com

  8. ResponderIvana

    Patricia,

    Vcs alugaram carro, ou ficaram usando metrô, táxi, ônibusw
    Vamos em outubro, eu, meu marido, filho de 2 anos e pais. Iremos ficar num apto no Leblon, a duas quadras da praia perto do baixo bebê.
    Sempre que viajmos, alugamos carro, mas no Rio, fico meio receosa. Será paranóia minha? Adianto que não sairemos à noite para baladas, no máximo uma pizza ali mesmo no Leblon, porque Davi não se desgruda da gente de jeito nenhum.

    bjs e parabéns pelo blog e pela família. Comprei seu livro e devorei numa tacada só.

    Ivana

    1. Responderpatipapp

      Oi Ivana, nós não alugamos carro. Andamos muito a pé, pegamos taxi e usamos o ônibus para ir no Jardim Botânico. Acho que só vale a pena alugar um carro se você vai para as praias que ficam mais longe! Sobre a pizza no Leblon, meu filho adorou a Vezpa!! E não vão faltar opções de restaurantes e botequinhos simpaticos para vcs irem, mesmo com o pequeno!!

      Que bom que você gostou do livro! beijos

  9. ResponderLoren

    Olá! Amei seu blog com as dicas tão preciosas de viagens com as crianças. Tenho uma menininha de 2 anos e fico meio receosa de fazer viagens com ela, pois sou muito regrada com relação a rotina alimentar dela. Mas fiquei bem feliz com as suas dicas, vou tirar férias em Julho e já tinha cogitado ir para o Rio, e com essa dica do Mercure ficou perfeito, vou dar uma checada.
    Valeu!!! Beijo

  10. Pingback (citações em outros sites/blogs): Férias de Julho com crianças « Coisas de mãe

  11. ResponderDanielle Barros

    Oiê!
    Estou aqui no seu blog pegando várias dicas p fazer c as crianças em Dubai e Londres e estou amando. Obrigada por dividir conosco. Como as crianças estão de férias, dei uma olhadinha aqui p ver o q vc fez qd estava no Rio, minha cidade mara.
    Faltou tanta coisa… agora vc tem mais desculpas p voltar hein
    . Jardim Botânico é uma delícia (fui essa semana c eles)
    .Planetário da Gávea
    .Peças infantis e p os papais também no shopping da Gávea
    Passear na Lagoa, andar de bice…
    . Melhor self service da zona Sul p mim é o Fellini, barra o Couve-Flor q é badalado tb.
    Agora vc tem alguns motivos p voltar a minha cidade , espero q tenha gostado.
    um abraço e um 2012 abençoado p vc e sua familia linda.

    .Indo p o lado da Barra da Tijuca há um parque aquático, o bosque da Barra é bem bacana tb (tem livrarias nos shoppings tb), as praias são maravilhosas, há vários restaurantes bacanas de frutos do mar…enfim, uma infinidade de coisas p fazer

  12. Pingback (citações em outros sites/blogs): Férias nas férias dos filhos | Coisas de mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *