Comentei aqui sobre o nome da Beatriz. Então, como Beatrix Potter é especial, eu não poderia deixar de levar a nossa Beatriz para visitar a exposição dessa talentosa escritora, que está acontecendo pela primeira vez em Estocolmo, na Suécia – Galeria Millesgården, de 29 de janeiro a 15 de maio de 2011.

Fiquei sabendo da exposição pela Deise, irmã da Dani. A Dani que sempre compartilha as atividades conosco, nos acompanhou com a Mikaela, que agora está com 9 meses de idade.

Na entrada, encontramos uma série de produtos inspirados nos personagens que foram criados por Beatrix. O mais conhecido deles é o Peter Rabbit, cujo livro “The Tale of Peter Rabbit” foi traduzido para 36 idiomas.

A galeria não é grande, mas como existem dois pisos, o acesso para cadeirantes e nós, mães com carrinho de bebês, é feito por um elevador. A decoração foi simples e clássica, assim como tudo que foi criado por Beatrix. O valor da visita são 95 coroas, com direito a exposição, a galeria, aos jardins com as esculturas e o restaurante com uma linda vista.
The Tale of Jemima Puddle-DucJemina
É uma pata que sempre procura um lugar para chocar seus ovos, já que a esposa do lenhador costuma confiscá-los. Sua ingenuidade é tanta que ela contou com a ajuda do Mr. Tod, ou seja, a raposa para guardar seus ovos em um galpão, sem perceber que o interesse da raposa era matá-la e assá-la. Na exposição, além do painel, eles construíram um pequeno galpão e colocaram os ovos dentro para ilustrar.
The Tale of Mrs. Tiggy-Winkl 
Ele é um ouriço. Nós já recebemos sua visita aqui na nossa casa de Estocolmo, mas se você preferir, pode chamá-lo de porco-espinho. Beatrix Potter tinha um ouriço como animal de estimação e na sua estória, Mrs. Tiggy-Winkle é o ouriço que entrega roupas lavadas para os animais e pássaros do seu bairro. A personagem foi inspirada em uma lavadeira escocesa e o livro possui um foco voltado para o trabalho doméstico.
Existiam alguns grupos de creches visitando a galeria. Ali eles tomavam lanche, iam ao banheiro e folheavam os livros. As professoras explicavam aos pequenos alunos quem era cada personagem. Na exposição as crianças podiam brincar com as hortaliças que representavam a horta do Sr. Gregório (Mr. McGregor). No fundo, existia um painel que ilustrava o desobediente Peter Rabbit comendo a cenoura – clássico!

Era permitido usar os utensílios de jardinagem, colocando em ação todo o faz-de-conta. As mais pequenas, como Beatriz e Mikaela, improvisaram suas brincadeiras também.

The Tale of Mr. Jeremy Fisher
Jeremy Fisher é um sapo desleixado que mora na beira de uma lagoa. A estória reflete o amor de Beatrix Potter pelo Lake District – na Inglaterra, lugar onde costumava passar as férias de verão com sua família.

Em determinado momento, chegou um grupo de estudantes adolescentes (12 anos) que recebiam orientações de uma instrutora em inglês. Como não estavam falando em sueco, a Dani se aproximou de um aluno e perguntou se eles eram de alguma escola internacional, ao que ele respondeu: “Não, é uma escola convencional. Só estamos na aula de inglês!”


No ponto de ônibus, reencontramos esse mesmo aluno e descobrimos que seu pai era da Noruega, e portanto ele falava norueguês, sueco, inglês e português, porque sua mãe é brasileira. Na exposição também tinha uma sala com vídeo sobre a vida de Beatrix Potter, com áudio em inglês e legenda em sueco. Assistimos aproximadamente metade do vídeo. Para nossa coleção, eu trouxe o livro Beatrix Potter – A journal. (Ah! Como eu queria esse livro!) Ele foi montado a partir de partes do diário da Beatrix, que escreveu em código, mas foi decifrado. O livro é lindo, todo decorado, ilustrado, muito criativo…

Página da exposição aqui.



6 COMENTÁRIOS

  1. que mágico esse passeio. Eu mesma quando criança ganhei um livro, o da Pata de um tio meu. Guardei por vários anos, até ser uma aborrecente sem causa e querer me livrar de td que lembrava a infância rs
    bjsssssss

  2. Esses passeios que têm clima de infância são os melhores! Acho que no fundo a gente se diverte mais do que os filhos! Meu passeio encantado foi o da Nasa, do post aí de baixo! rs Eu sonhava em ser astronauta quando criança! Acho que me diverti mais que o Marcelinho! rs

  3. Oláaaa!! passei aqui para lhe desejar uma otima páscoa e encontro esse post bem legal!adorei!
    sabe o que eu curto muito aqui?? é que sempre que apareço por aqui vc tem dicas de lugares bem distantes e inusitados,que fogem do lugar comum!! Adoro,sai da mesmice e eu viajo nos posts!rsr..
    beijos e uma otima semana!!
    😉

  4. Oi Halini! Feliz Páscoa para vocês! Que legal que postou o nosso passeio. Agora só falta nós visitarmos o “Lake District” na Inglaterra, onde Beatrix Potter se inspirou para criar seus personagens! Imagina só? 😀
    Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here