Rio Grande do Sul com Crianças

Rio Grande do Sul com Crianças

As cidades vizinhas Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são destinos perfeitos para viajar com a família no verão, nas férias ou em qualquer época do ano. Sem exageros, e guardadas as devidas proporções, a região é uma espécie de Disney dos Pampas, com vários parques e programas que encantam a família inteira. É possível fazer muitas das atrações a pé, pois tudo é próximo (restaurantes, praças e ruas principais). Contudo, considere a necessidade de um automóvel para conferir as atrações mais distantes como o incrível Zoológico de Gramado, o Alpen Park, o Ecoparque Sperry, entre outros.

Uma boa dica é evitar as altas temporadas ou feriadões. Nesse período, as tarifas dos hotéis sobem, e a multidão de turistas se multiplica por todos os cantos. Saiba que no período do Natal Luz as diárias dos hotéis aumentam consideravelmente.
Sugestões de Hospedagem
A opção mais econômica fica em Canela e tem quase 100 anos de história: o Grande Hotel Canela. Não espere luxo, mas vá com a certeza de uma excelente localização e espaço de sobra para correr rodeado de árvores e hortênsias. Eu adoro.
Outras boas opções
Chalé Fiorezi, Casa da Montanha, Vô Mário, Vovó Carolina, Varanda das Bromélias, Hotel Serrano, Hotel Alpestre e Laje de Pedra.
Comidinhas e passeios (clique no link que tem mais dicas!)
Galeto, polenta, foundue, massas, queijos, vinhos, pinhão, pães e bolos colonias, chocolates, trufas … nem cogite uma dieta. É bom demais comer nessa região. E uma dica: fuja dos turísticos cafés coloniais. O melhor café será com certeza o do seu hotel.
Para um programa completo e inesquecível, corra para o Bêrga Motta dentro do Ecoparque Sperry ou o imperdível Sabor Rural. Ambos ficam em zonas rurais muito próximas de Gramado e Canela (no máximo 10 minutos de carro).
Para pizzas com decoração temática, visite a Toca das Bruxas de Canela ou o Porto dos Piratas de Gramado.
Quando a refeição não incluir extras (como trilhas, pescaria ou sala de recreação) as sugestões variam das saborosas polentas da Cantina 28, passando pelas massas do famoso Pastaciutta, o galeto da Di Paolo ou do Nonno Mio, o charmoso Josephina, até a comidinha caseira do Lá em Casa em Canela.
Para lanchinhos, sorvetes e outras guloseimas, os eleitos são: Caracol Chocolates da Rua Coberta, Casa da Velha Bruxa e as maravilhas caseiras feitas pelos colonos em fornos a lenha na Praça das Comunicações. 
  
Em caso de sol
Programa certeiro para faixa etária acima dos 6 anos de idade: trenó, cinema 4D, tirolesa, arborismo, entre outras aventuras. 
Est. São João, 901 | Tel.: (54) 3282-9752 | www.alpenpark.com.br
O restaurante só funciona nos finais de semana e feriados, mas o parque está aberto de terça a domingo e é um convite à diversão em família.
Est. Profa. Elvira A. Benetti (Linha 28) – Vale do Quilombo | Tel.: (54) 9629-8765 | www.ecoparquesperry.com.br
Imperdível. Um zoológico com animais só da fauna brasileira e que oferece um safári noturno para os mais ousados.
Fica a 5 quilômetros  do centro da cidade pela RS-115 | www.gramadozoo.com.br 
Avenida Borges de Medeiros e Rua Coberta
Com bebê a tiracolo, nada melhor do que sair de carrinho pelas ruas principais de Gramado, passando pela igreja, Palácio dos Festivais, cafés e tentadoras lojinhas. A parada obrigatória é um crepe na Casa da Velha Bruxa ou um chocolate quente na Caracol.
Lago Negro
Cartão postal da cidade com pedalinhos e um cenário perfeito para muitas fotos e um belo piquenique.
Em caso de chuva
Av. das Hortênsias, 5.507 – Gramado

Est. RS-235 – Estrada entre Gramado e Canela
Museu interativo do chocolate com loja e cafeteria da Caracol Chocolate
Av. das Hortênsias, 5.382 (na estrada de Gramado para Canela) www.oreinodochocolate.com.br
Dicas para o Natal Luz
1.Tudo é perto!  Em Gramado, é possível ir a pé a quase todas as atrações e restaurantes. O único espetáculo em que é preciso ir de carro é a Fantástica Fabrica de Natal no Lago Negro.
2. Ingressos! Os ingressos para as atrações são vendidos na internet e no Palácio dos Festivais. Contudo, não desanime se você não conseguir comprar (ou achar muito caro). Chegue cedo, leve uma almofada e faça como os próprios gramadenses: assista em pontos estratégicos sem pagar um tostão (inclusive na Fantástica Fábrica de Natal). Fizemos isso no Nativitaten e deu certo. Mas vale avisar: quanto mais próximo da data do Natal, mais difícil fica arrumar um cantinho no meio da multidão para assistir de graça, ok? 
3.Temperatura. Leve roupas para frio e calor. Gramado é assim: você pode pegar um calor infernal ou um frio gostoso para tomar chocolate quente em pleno verão.
4. Atrações mais imperdíveis. O carro-chefe do Natal Luz é o Nativitaten (não recomendado para crianças de colo!), o Grande Desfile de Natal e a Fantástica Fábrica de Natal. Outras atrações menores (e gratuitas) também divertem: Show de Acendimento de Luzes e a Vila de Natal
5. Natal Luz é a festa de Gramado. Em Canela acontece outra festa menor, mas que também merece uma visita. É o Sonho de Natal.

Para ler mais sobre hotel em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Natal Luz em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Snowland com crianças pequenas, clique aqui  
Para ler sobre Gramado e Canela com crianças, clique aqui 
Para muitas outras dicas de hotéis, restaurantes, passeios, parques, compras etc, compre o Guia Essencial de Gramado e Canela
Para saber mais: Pulp Edições 

Para comprar o Guia: facebook.com/livrosdeviagem




Outras informações em:

Dicas da Alexandra, mãe Matias e da Catarina. 

9 comentários

  1. ResponderOutros Ares

    Olá,

    Realmente concordo com você, as serras gaúchas é um destino perfeito para toda família.

    Outro programa legal para ir com as crianças é o Parque do caracol, além daquela vista maravilhosa da cascata do carocol, há a estação sonho vivo,bem engraçadinha,através de um trenzinho , chega-se a uma vila de colonos e tem alguns atrativos divertidos de fazenda.

    Deixo aqui os posts que escrevi sobre a última viagem feita as serras gaúchas no período do natal luz: http://respirandooutrosares.blogspot.com/search/label/Serras%20Gauchas

    Beijos,

    Érika Marques
    @vejaoutrosares

  2. ResponderAlexandra

    Oi Érika. Obrigada pela contribuição. Não sou muito fã do Parque Caracol (acho meio largado, falta capricho). Mas tem muita gente que gosta.
    Coloquei nesse post nossos programas preferidos.
    Vou dar uma olhadinha no seu link.
    Abraços
    Alexandra @destemperadinho

  3. ResponderKarla Rúbia

    Olá amigos, já fui á Gramado 4 vezes, a última foi semana passada com minha filha de 3 anos. Amamos aquela cidade.
    As dicas da amiga são excelentes e realmente as crianças se divertem jnto com a gente.
    Desta vez ficamos no Villa Bella Hotel e em questão de estrutura para crianças, é nota 10. Tem recreadores, uma sala de jogos, de pintura, brinquedos, outro espaço como se fosse um ginásio pequeno coberto onde tem cama eslática, piscina de bolinhas, som pra dançar e ainda conta com a visita do Papai Noel nesta epoca, sem dizer o palhaço e o urso de estimação do hotel. Eles até levam as crianças a fazer turismo no Zoológico, mini mundo sem a cia dos pais (acima de 5 anos). Ah tem tbém a sala do soninho onde tem 2 camas caso alguma criança durma enquanto os pais estejam na sauna, jacuzzi ou piscina.
    Abraço a todas e bons passeios!

    Karla Rúbia

  4. ResponderEnrico

    Dicas de restaurante não são exatamente coisas que crianças gostam… mas para filhos de paulistas que tem no restaurante seu lazer, deve bastar. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *