A Estrada mais bonita do Mundo: nosso roteiro de motorhome no Canadá

A Estrada mais bonita do Mundo: nosso roteiro de motorhome no Canadá

A “Estrada Mais Bonita do Mundo” liga os parque nacionais de Banff e Jasper. Ela tem apenas 290 km e fica em Alberta, no sudoeste do Canadá. Nós conhecemos esta estrada de motorhome, mas também é possível percorre-la de carro, de moto e até de bicicleta! Algumas pessoas apenas vão direto para algum um ponto específico dela como o Lake Louise.

Pode parecer estranho achar uma estrada TÃO linda, mas a ela é realmente de tirar o fôlego. As montanhas, com seus picos nevados revelam cenas belíssimas a cada curva. Os rios, formados pelo desgelo da neve, tem tons de azul e verde por causa de substâncias (minerais) que existem nas pedras e são levadas pela água;

Peyto Lake

Para completar, ao logo da viagem surgem animais como cervos e cabritos.

Animais na estrada

Fizemos os quase trezentos quilômetros em 5 dias. No verão, anoitece tarde, depois das 22h, então o dia rende. Ao longo da Icefields Parkway,  existem diversos campgrounds, quando o fim do dia se aproximava escolhíamos aquele em que passaríamos a noite.

A cada 10 ou 20 km há pontos onde é possível parar para tirar foto, fazer trilhas, fazer um picnic ou mergulhar (exclusivo para pessoas insensíveis ao frio ou crianças que não se importam em nadar na água da geleira).

Banff e Jasper são super charmosas, cheia de restaurantes simpáticos, lojinhas e hotéis. Elas concentram algumas atividades como teleféricos, banhos termais, rafting, etc. Fiquei morrendo de vontade de passar uns 4 dias em cada uma delas!

Banff

Uma das principais atrações da região são os lagos Lake Louise e Moraine. Os dois são tão lindos que parecem artificiais. O acesso a ambos é bem fácil, com estrada pavimentada até um grande estacionamento. Para os mais aventureiros há algumas trilhas pelas montanhas. Na beira do Lake Louise fica o Fairmont, um super hotel tradicional e luxuoso.

Morraine Lake

Outras atrações ao longo do percurso são o Athabasca Glacier: uma geleira que alimenta 3 oceanos: o Pacífico, Atlântico e o Ártico e o Athabasca Falls.

Athabasca

Tenho tantas fotos e tantas dicas de cada um deste lugares que vou precisar muitos posts para contar tudo! Este mapa (que encontrei aqui) pode ajudar um pouco a entender o trajeto e a localização de algumas destas atrações!

mapa Estrada mais bonita do mundo

Como chegar

Nós alugamos o motorhome em Vancouver, que fica a 800 km. Embora seja uma relativamente longe, foi uma viagem divertida, afinal era nossa estreia em um RV. Fizemos uma parada na ida e outra na volta em campings super simpáticos e com infra-estrutura.

Outra possibilidade seria pegar um voo para Calgari, que fica a  apenas 120km de Banff, e alugar o motorhome lá.

Quando ir

A melhor época para conhecer a “Estrada mais bonita do mundo” é entre julho e setembro. A temperatura neste período é muito agradável durante o dia (cerca de 22C) e mais fresquinha durante a noite (chega a cair 10 C). No inverno a neve toma conta da estrada.

IMG_6671bx

 

 

Outros Posts da Viagem:

 

• Canadá com crianças um destino surpreendente

• Vancouver com Crianças

• Victoria com Crianças

• Como é Viajar de Motorhome

• A Estrada Mais Bonita do Mundo

 Capilano Bridge: a maior ponte pensil do mundo

• Roteiro pela estrada mais bonita do mundo – Icefields Parkway

• Butchart Gardens

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

44 comentários

  1. ResponderMateus

    Bom dia Patricia, muito legal o seu post. Essa é uma viagem que pretendo fazer uma dia, a idéia de viajar em motorhome é fantástica e a melhor opção é na América do Norte. Mas o meu trajeto seria a rota 66.
    Um abraço

  2. Pingback (citações em outros sites/blogs): Canadá com crianças: um destino surpreendente | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  3. Pingback (citações em outros sites/blogs): Como é viajar de motorhome | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  4. Pingback (citações em outros sites/blogs): Vancouver com crianças | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  5. Pingback (citações em outros sites/blogs): As viagens de 2013 | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  6. ResponderRachel

    Oi Patrícia!
    Meu nome é Rachel e aluguei um RV em Vancouver para o início de Maio.Vou devolver em Calgary e gostaria de saber o seu roteiro entre Vancouver e Jasper.
    Os campings são tranquilos? Precisa de reserva?

    Obrigada!
    Rachel

    1. Responderpatipapp

      Os campings são ótimos e nós ligamos antes para saber se havia vagas. Não tivemos problemas. Os campings da estrada entre Jasper e Banff ficam lotados. Precisa reservar antes ou chegar bem cedo.

      Nosso roteiro foi:
      Vancouver
      • Pete’s Point (Camping na estrada)
      • Lake Louise
      • Banff (Tunnel Mountain Village)
      • Johnston Canyon
      • Ahtabasca Glacier
      • Jasper

      Fomos de Jasper para Vancouver parando no caminho. Os campings filiados a KOA são sempre ótimos!!!

      1. Responderpatipapp

        Oi. Eu alguei em Vancouver e fui até a Rocky Mountains. Mas o lugar mais perto para alugar, seria Calgary. As duas empresas estão presentes em muitas cidades do Canadá.

  7. Pingback (citações em outros sites/blogs): Roteiro pela Estrada Mais Bonita do Mundo – Icefields Parkway | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  8. ResponderLivi

    Olha eu de novo! Dúvida: você programou os campings con antecedência ou simplesmente escolheu na hora o mais conveniente? Aqui em Ontário precisamos reservar com antecedência sempre. Obrigado

    1. Responderpatipapp

      Alguns a gente reservou no dia anterior, outros na mesma manhã. Os campings próximos de Banff e JAsper lotam cedo mesmo! Antes do almoço já tem uma fila de motorhome na porta!

      1. ResponderRachel

        Bom dia gente!
        Tentei fazer a reserva pelo site mas não consegui pois não aparece a opção de pagamento pelo cartão de crédito.
        Por onde vocês fizeram a reserva?

        Obrigada!

    1. Responderpatipapp

      As duas empresas que usei são a Canadreams e a Cruise Canada, as duas ficam muito próximas uma da outra, em Vancouver, na daída da cidade. Existem sedes destas duas empresas em diversas cidades do Canadá.

  9. Pingback (citações em outros sites/blogs): Ferry para Victoria com Pic Nic (Canadá) | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  10. Pingback (citações em outros sites/blogs): Canadá com Crianças: The Butchard Gardens | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  11. ResponderEmanuel

    Oi pessoal, voltando agora com o roteiro quase pronto e queria a opinião de vcs:

    26/09 Chegada em Calgary (alugar um RV ou carro)

    27 a 02 – 6 dias inteiros entre Banff e Jasper (pergunta: dá pra decidir por lá que trilhas fazer ou melhor ter um roteiro prévio? Como vcs decidiram o q fazer por lá?)

    Vamos nos hospedar no Fairmont por uma noite pra curtir o hotel e o local 🙂

    03/10 – saída pra Vancouver (provavelmente de trem)

    04 a 08 – 5 dias inteiros – em Vancouver ( pergunta: melhor aumentar um dia na região dos parques de Banff e Jasper? Que passeios recomendam a partir de Vancouver?)

    09/10 – Iniciar a volta pra casa.

    1. Responderpatipapp

      O roteiro parece ótimo! Que delícia passar uma noite no Fairmont!!!!

      Eu decidi as trilhas na hora, não havia nenhuma programação). As cidades tem bureaus de assistência ao turista com muitas informações.

      Em Vancouver há muitos passeios legais, você já viu meu post sobre a cidade? Uma das coisas que mais gostei foi andar de bicicleta pelo Stanley Park. Também, gostei muito do aquario. Não fui no Museu de Ciências e acho que deve ser muito legal, se tivesse mais tempo teria ido la e teria ficado mais tempo em Granville Island!!!

      Sobre colocar ou tirar um dia das Rocky Mountains, acho que depende um pouco do estilo de vocês. Se vocês forem mais urbanos, fiquem em Vancouver, senão, aumentem um dia na estrada!

      Boa viagem!

  12. Pingback (citações em outros sites/blogs): Chemainus – a cidade dos paineis urbanos no Canadá | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  13. Pingback (citações em outros sites/blogs): Canadá com crianças: um destino surpreendente | COISAS DE MÃE | Patrícia Papp

  14. ResponderAnita

    Oi Patricia, tudo bem?
    Eu estava pensando em ir para a Costa Oeste do Canada no verão de 2015, quando minha filha terá 18 meses. Você acha que essa viagem é viável para uma criança dessa idade? Sei que é difícil opinar, que pode depender muito de criança para criança, mas queria sua opinião pessoal como mãe. Não sei como a minha será com essa idade, pois ela ainda vai fazer 9 meses e não anda. Mas estamos acostumados a viajar com ela, já fomos para Foz do Iguaçu quando ela tinha 4 meses, para a região histórica de Minas com 6 e com 11 iremos para Pernambuco.
    Obrigada!!!!


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi Anita, tudo bem? Pelo que você contou vocês viajam bastante com ela! Acho que vcs vai terão problemas! O Canada tem uma estrutura de estradas, hotéis e parques incrível! Depois me conta como foi!

  15. ResponderAlexandre

    Bom dia. Gostaria de saber mais desse roteio de motor home. O trecho que percorreram de 290 km e fizeram em 5 dias foi o trajeto somente de ida ou Ida e volta pela icefield pkwy? 5 dias e tranquilo ou e necessarily mais tempo? Quanto tempo levaram para fazer os 800 km de Vancouver ate la? Vc disse q alugou o motor home em Vancouver, devolveram o carro la tambem?
    Obrigado


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi Alexandre
      • Fizemos o trajeto de ida pela Icefields, a volta foi por uma highway tradicional
      • 5 dias é tranquilo, mas adoraria ter 1 ou 2 noites a mais para explorar melhor a região de Jasper one há corredeiras e muitas atividades.
      • Os 800 km fizemos em 1 dia e meio (dormimos no caminho). Foi muito tranquilo porque as estradas são boas e a viagem de motorhome é menos cansativa para crianças e adultos.
      • Sim, pegamos o motorhome em VAncouver e devolvemos la. Para explorar a cidade sugiro não faze-lo de motorhome.

      A viagem é deliciosa!!!

  16. Pingback (citações em outros sites/blogs): Viajar de motorhome em família: um sonho! #BlogosferaFamíliasViajantes | Viajando com Pimpolhos

  17. ResponderMateus

    Olá Patricia!! Que viagem legal em! Eu e meus primos vamos fazer uma muito semelhante esse ano?
    Qual os prós e contras que você viu do Motorhome? Como foi a experiência de alugar um pela primeira vez???


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Foi o máximo! Um pouco de ansiedade por ser a primeira experiência nos primeiro dia, mas foi demais!!!

      Resumindo os prós e contras, a maior facilidade é estar com toda a bagagem junto consigo, não precisa tirar malas cada vez que chega em um destino. E está todo mundo junto o tempo todo, as crianças tem mais espaço do que na poltrona de avião ou em um carro.

      A maior desvantagem, na minha opinião, é o banheiro pequeno, para tomar banho é meio apartado. Dai a melhor opção é usar os banheiros do campings, que são ótimos e bem equipados, mas são coletivos.

      Vale muito a pena!

  18. Responderflavia djahjah

    olá!! Vamos em agosto com 2 criancas. temos 15 dias.
    vc acha muito fazer costa leste e oeste? seria rio- toronto- vancouver-rio? ou vc acha melhor incluir uma perna calgary p nao perder muito tempo em estrada? muito obrigada por compatilhar sua experiencia!!


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Olha, não conheço Toronto, mas acho pouco tempo pra tantas coisas!!! Você vão fazer a estrada de motorhome? Acho que voltar para agilizar a volta, vale a pena voltar por Calgary, sim, mas mesmo assim vai ser corridinho!

  19. ResponderRenata

    Oi Patricia,
    Seu blog é muito bacana.
    Pensamos em alugar um motorhome em Calgary para fazer este percurso. Gostaria de saber como era para estacionar o motorhome proximo aos lagos. Imagino que no verao seja sempre cheio e que existam poucas vagas para veiculos grandes. Essa é minha maior duvida, outro exemplo é onde estacionar em banff e jasper por exemplo.
    Obrigada desde ja!
    Renata


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi Renata, que bom que você gosta do blog! Fico feliz!!!

      Há muitos estacionamentos para motorhomes em todo o trecho, perto das atrações e perto dos lagos. Os motorhomes grandes não podem ir até a beira do lago porque a estrada não é tão grande (fica difícil manobrar).

      Nas cidades Banff e Jasper é a mesma coisa, TEM estacionamento próprio, sinalizado. Há muita estrutura para quem estea viajando de RV, pode ficar tranquila!

      beijos

  20. Responderirene

    Oi, Patrícia. Acompanho vcs nas redes e suas viagens são mesmo inspiradoras. Essa para o Canadá, nas Rochosas, nos animou de verdade!
    Será nossa primeira num motorhome e não somos muito aventureiros (na verdade não somos nada aventureiros), mas queria ter essa experiência em família.
    E, claro, junto de outras tantas, me vem a dúvida: e os fofinhos dos ursinhos??? Só de imaginar um encontro com um peludinho já tenho tremedeira.
    Queria, então, te perguntar especificamente sobre isso: vc achou tranqüilo? Tomou alguma precaução com as crianças? Tem dicas do que não fazer?
    Outra coisa, pq não encontro muita informação precisa: para se chegar naqueles mirantes e beira de lagos maravilhosos caminha-se muito em trilhas ou é chegar, estacionar e pronto?


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi! Esta viagem é maravilhosa! é um destino indicado para quem curte natureza, pois é a principal atração.

      As paisagens lindas estão na beira das estradas, não é preciso andar por trilhas longas ou complicadas.

      Embora a gente veja placas falando dos cuidados com os ursos por todos os lados, não vimos nenhum!!!

      Ao longo da viagem, em alguns lugares, ficamos em campings selvagens, sem nenhuma estrutura, pelo que você está me falando do seu perfil, não sei se você gostaria. Já os campings perto de Banff e JAsper são ótimos!!! Talvez, para ver se você quer mesmo encarar uma viagem de motorhome, você possa começar com uma mais “urbana” pela Califórnia…

      Se quiser tirar mais dúvidas, estou à disposição!

  21. ResponderAndrea Delgado

    Olá Patricia, tudo bem? Venho namorando seus posts sobre sua viagem ao Canadá há algum tempo. Irei com marido e filho em julho e estou tomando coragem para alugar um motorhome. Já vi vídeos sobre como funciona um motorhome e me pareceu meio confuso. Vocês se viraram bem para usar o motorhome? Houve alguma dificuldade, alguma dica? Pretendo alugar em Calgary e devolver em Calgary. Tenho 7 dias no total? Você acha que dá? Tem algum lugar imperdível para visitar em Calgary, que você ache que eu deva tirar um dia das montanhas? Desculpe tanta pergunta. E muito obrigada! Andrea.


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Não conheci Calgary, mas com certeza as montanhas são a principal atração!!

      Sobre o motorhome, o importante é levar na esportiva. No começo a gente fica mais atrapalhado, mas com o tempo vai entendendo tudo. é uma delícia!!! O mais importante é que as estradas são boas e bem sinalizadas, e nas cidades há estacionamentos para motorhomes.

      Se abastateça de itens básicos já no começo da viagem (suco, água, comidinhas) para garantir um bom pedaço de chão no começo. Quando chegar nas cidades, pare nos pontos de informações turísticas apra planejar onde dormir.

      Os postos de gasolina são ótimos (alguns tem starbucks) mas não ficam na beira da estrada, você sempre precisa sair e depois retornar, então fique atenta.

      Com certeza vai ser muito legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *