Sonho em conhecer a Oficina Brennand há cerca de 10 anos, quando construí minha casa e conheci o trabalho do artista Francisco Brennand.  O local é um museu de esculturas a céu aberto e também o local onde ele produz as cerâmicas até hoje. Fica nos arredores de Recife e  todos me diziam que era um lugar fantástico. Quando planejamos nossa viagem de fim de ano para o litoral de Pernambuco, um dos motivos era justamente conhecer a Oficina.

Antiga Olaria agora é um museu
Antiga Olaria agora é um museu – Oficina Brennand

A Oficina Brennand é um lugar incrível e fascinante. Lembra um reino mágico, onde se passam as histórias que criamos para nossos filhos na hora de dormir. De fora, antes mesmo de chegar, vemos as primeiras esculturas erguidas pelo jardim. Nos muros, muitos guerreiros e pássaros-guardiões. Uma das grandes atrações é um passarela que leva até um grande templo.

O templo das esculturas fica em uma área coberta. São centenas de peças, cada uma surpreendente à sua maneira. O artista Francisco Brennand continua ativo, produzindo cerâmicas decoradas (e obras de arte). Quem tem sorte, encontra com ele passeando pelos jardins. Outro destaque é a praça (jardim) projetado por Burle Marx onde os cisnes negros vivem rodeados de esculturas.

_DSC2953bx

O passeio leva cerca de 2 a 3 horas (quem quiser prestar atenção a todos os detalhes pode passar o dia por lá). Não há muitas restrições para as crianças, que tem bastante espaço livre para correr e brincar. Meus filhos ficam muito interessados pelas figuras. As áreas cobertas (Salão das Esculturas, Anfiteatro e Academia – onde ficam exposto os quadros) são lugares bem fresquinhos (nos jardins, faz calor!).Brennand

Vale a pena almoçar no restaurante que fica na entrada (ou pelo menos experimentar uma das tortas com um café).

Passeio nos arredores de Recife: Brennand

Quando comecei a me informar sobre o local descobri algumas coisas importantes:

• Primeiro, existe vários Brennands na região. Eles são da mesma família mas tomaram rumos diferentes. Um deles é o artista, meio excentrico, o Francisco. Ele usa a antiga olaria da família para produzir suas obras e também as cerâmicas.

• O outro, talvez mais famoso do que o artista (não posso deixar de considerá-lo ainda mais excêntrico) criou um lugar chamado Instituto Brennand.  O local fica muito próximo da Oficina Brennand. São 3 castelos, inspirados nos castelos ingleses, com obras como a réplica de David de Michelangelo, O Pensador, de Rodin, uma coleção de armas brancas e outra de bonecos de cera. Mas isto é assunto para outro post.

• Os horários de abertura da Oficina são bem restritos. Não abre nos fins de semana, nem em feriados. De segunda a quinta abre das 8h as 17h e, nas sextas-feiras, das 8h às 16h.

• Chegar na Oficina não é tão simples. Na véspera da minha viagem, o Ricardo Freire publicou um post com instruções detalhadas (veja aqui). A Naira, do  Embarque na Viagem também tinha acabado de voltar e me deu dicas! Obrigada!

Brennand: Adão e Eva

Para ver mais Brennand…

O centro antigo de Recife está sendo revitalizado e uma das atrações é o Parque das Esculturas, com obras em cerâmica do Francisco Brennand. Fica em frente ao Marco Zero da cidade.

Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea
CEP 50740-970 
Recife – PE – BRASIL
81 3271.2466

 

 

Leia também outros posts da mesma viagem:

 

Recife: Marco Zero e mais Brennand

Instituto Brennand

Praia de Carneiros

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here