Curitiba é um ótimo destino para conhecer com crianças por causa da variedade de atrações que abriga. Ao mesmo tempo em que é uma metrópole, tem ao seu redor diversas opções de passeios para quem curte natureza e tranquilidade. Por isso, depois de ver Onde Comer e O que fazer na capital do Paraná, descubra alguns programas super divertidos perto de Curitiba.

7 passeios perto de Curitiba 

Atualizado em outubro de 2018.

Passear de trem até Morretes

Muitas famílias que visitam Curitiba descem a Serra do Mar de trem pela Estrada da Graciosa e passam o dia na cidade de Morretes. O que tem de tão bacana no passeio? A ferrovia data do século 19 desce pelo meio da Mata Atlântica, garantindo uma paisagem lindíssima em mais de 100 km de pura diversão. O trem costuma sair perto das 8h da manhã e a viagem dura mais ou menos 3 horas. Chegando em Morretes, o ideal é ir direto almoçar e provar o Barreado, prato típico paranaense. Depois, as crianças vão gostar de conhecer o centro histórico com suas construções antigas e bem preservadas. Há também várias trilhas pela serra do mar, uma opção para quem quer adicionar um pouco de aventura ao dia. A Pati Papp contou como foi sua experiência com a família pelo passeio de trem. 
Nota: você também pode conhecer a Estrada da Graciosa de carro, a paisagem é muito mais bonita porém a estrada é bem mais simples e sinuosa, deixando o passeio mais longo. O acesso a Antonina e Morretes mais prático é pela BR-277.

Passear pela história da Lapa

Uma das cidades que guarda mais história no Paraná é a Lapa, a 70 quilômetros de Curitiba. No século 18, o local servia de repouso para os tropeiros que transitavam entre os estados. A cidade é bem charmosa e conserva a arquitetura histórica, então passear por suas ruas é como entrar em um filme de época. Não deixa de visitar os museus do Centro Histórico, o Theatro São João de 1876 e a Gruta do Monge no Parque Estadual do Monge, um dos principais pontos turísticos. Ali perto existem vários hotéis fazenda e pousadas interessantes. O Hotel Fazenda Vovó Maria tem um boa estrutura para famílias e disponibiliza uma van para levar ao centro e à gruta do monge.

Passear de Balão em Campo Largo 

Se a sua família procura fazer passeios diferentes e aventureiros, então andar de balão pode ser uma boa ideia. Na região metropolitana de Curitiba, em Campo Largo, a empresa Snap Voos Turísticos, realiza voos para famílias. Apenas as crianças maiores de sete anos podem embarcar na aventura, então é bom preparar os menores para esperar pelos aventureiros. Após o passeio, é servido um piquenique com café, pães, bolos e frutas para todos curtirem juntos. Um detalhe: é preciso reservar com no mínimo 15 dias de antecedência, pois a agenda é bem lotada.

Aventurar-se pelo Parque Estadual do Guartelá

Outro passeio super legal para famílias com espírito de aventura e uma opção divertida de viagem para o final de semana de quem visita a capital paranaense é ir até o Parque Estadual do Guartelá, onde fica o sexto maior canyon do mundo! Por lá existem duas trilhas com passeios entre duas e quatro horas mais ou menos, passando por cachoeiras, piscinas naturais, paredões com pinturas rupestres e vestígios indígenas que datam de mais de 7 mil anos atrás. As crianças vão adorar entrar nesse mundo diferente e se tornarem verdadeiros exploradores. A Pati Papp também foi acampar com a família por lá! Eles ficaram na Pousada Fazenda Guartelá, a 6km do Canyon.  Leia mais sobre nossa experiiecnia no Canion do Guartela.

Embarcar nas lendas da Ilha do Mel

Curitiba fica pertinho de boa parte do litoral do Paraná. As praias não são famosas como as do Nordeste, mas algumas merecem bastante destaque. O maior tesouro litorâneo é a Ilha do Mel com suas várias praias e trilhas. A ilha inteira tem um clima bem rústico e não é permitido andar de carro por ela. A Praia do Farol é a preferida da maioria, pois é tranquila e tem poucas ondas. Já a Praia do Forte é bem isolada, mas abriga a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, a principal atração da ilha, uma construção histórica muito bonita. As meninas vão adorar conhecer a Gruta das Encantadas, na Praia de Dentro, pois é lá que, como a lenda diz, moravam as sereias que atraíam navios para a região.
Passeios perto de Curitiba

Aprender sobre preservação ambiental em Guaraqueçaba

Esse pequeno município no litoral do Estado é uma joia para os amantes da natureza, pois, diferente das praias mais populares, ainda mantém o clima bucólico e pacato de praia quase intocada, deserta e rústica. Existem várias trilhas pela Mata Atlântica com animais que habitam a reserva, bem legal para ensinar as crianças sobre preservação ambiental e outros conceitos. A melhor maneira para chegar lá é de barco saindo de Paranaguá, há pouco mais de uma hora de carro de Curitiba. Ali perto fica o Parque Nacional do Superagui, uma reserva com alguns animais ameaçados de extinção e bastante natureza.

Conhecer a cultura alemã na Colônia Witmarsum 

A 60 quilômetros de Curitiba, fica uma comunidade super especial que ainda mantém costumes e tradições alemães. Lá, as crianças podem reviver a vida tranquila do campo, conhecendo as atividades rurais que parecem mais uma viagem de volta ao passado. Além disso, há várias chácaras com atividades rurais, como passeios a cavalo e um Museu Histórico que abriga a cultura local. Os adultos vão gostar de sair da rotina e desfrutar dos famosos queijos e vinhos Witmarsum.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here