Esta é a segunda vez que faço o trajeto da Linha Turismo em Curitiba e preciso dizer que sou super fã. Nas duas experiências fui com crianças. Na primeira vez fui com o Pedro e com a Luiza (no bebê conforto). Desta vez fui só com o Pedro pois o passeio fazia parte de uma atividade do Escoteiro.

 

A Linha Turismo é uma linha especial de ônibus que passa pelos os principais pontos turísticos, praças e parques de Curitiba. O roteiro foi muito bem feito. Com o ingresso é possível subir e descer em 5 pontos durante o trajeto. Ele é feito em ônibus 2 andares. A parte de cima é aberta, mas quando está frio ou chovendo, ela fica coberta. Ainda sim, a vista de cima é privilegiada.

Rua 24 horas - Curitiba

Os ônibus passam pelos pontos do circuito em horários marcados, que estão sinalizados em cada um dos pontos. Nós embarcamos na Rua 24 horas.

A Rua 24 horas é interessante por causa da arquitetura, quando foi lançada era uma grande novidade, mas acho que ela não vale uma parada.

Linha TurismoPassamos pelo Museu Ferroviário e  pelo Teatro Paiol (mas não descemos).

Nosso primeiro desembarque foi no Jardim Botânico.

Jardim Botânico - Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba é muito bonito, sem dúvidas um dos lugares que são obrigatórios para quem está conhecendo a cidade. Adoro a construção principal e o projeto dos jardins ao redor. Muito diferente dos Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por exemplo. O espaço de exposição do Karjberg, infelizmente, está desativado.

Bosque do Papa

Depois passamos pelo Mercado Municipal, Teatro Guaíra, pelo Paço da Liberdade, Memorial Árabe, Museu Oscar Niemeyer (veja post aqui) e nossa parada seguinte foi no Bosque do Papa, um parque simpático onde aproveitamos para fazer um pic nic. Ali fica uma confeitaria delícia, a Kawiarnia Krakiwiak, que tem uma torta alemã que vale cada caloria!!! #ficaadicaBosque Alemão

A terceira parada foi no Bosque Alemão (que eu adoooro). Ali também há um café com tortas gostosas! A vista de Curitiba e da Serra do Mar na parte de cima do parque é linda. Ao longo do trajeto no bosque, totens contam a história de João e Maria, as crianças adoram ir lá! Muitos bebês deixaram suas chupetas na “Casa da Bruxa” que fica lá também.

Bosque do Papa

Passamos pela Universidade Livre do Meio Ambiente, no Parque São Lourenço, Ópera de Arame (veja post aqui) nos Parques Tanguá e Tingui, e em Santa Felicidade.

 

Nossa última parada foi no Parque Barigui. Desta vez não pudemos fazer a parte histórica da cidade (veja posts aqui), ou seja, vamos ter que repetir o programa de novo uma hora destas! 😉

 

Linha Turismo - Curitiba

Serviço:

  • O roteiro começa na Praça Tirandentes, mas é possível embarcar em qualquer ponto. A passagem custa R$ 40 e dá direito a 4 reembarques. A compra do ticket pode ser feita com o cobrador, dentro do ônibus.
  • Crianças até 5 anos não pagam tarifa.
  • MUITO IMPORTANTE: somente os veículos com “adesivo bicicleta” na porta traseira podem transportar carrinhos de bebês.
  • A Linha turismo não opera na segunda-feira.
  • As vezes os ônibus estão muito cheios e é preciso esperar o seguinte. No dia que nós fomos, estava tendo um grande evento no centro da cidade e um dos ônibus atrasou mais de 20 minutos.
  • O ônibus não circula às segundas-feiras, exceto em período de férias escolares e feriados nacionais.
  • O ônibus circula das 9h às 17h30 e passa de 30 em 30 minutos nos pontos.
  • Mais informações no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo

Leia também:

 

 

 

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi,Pati…. Sou amiga da Fernanda(mãe da Marina e da Olivia(q estudou com meu filho na Aurora)….. Gostaria de saber onde teu filho faz escotismo? Bj

  2. Oi Patricia,
    Vou com minha esposa e filha de 4 meses fazer o passeio.
    É obrigatório o bebê conforto? Porque vou estar levando minha filha no canguru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here