Viajar é tudo de bom! Com os filhos e a família inteira, então, é muito mais divertido! Melhor ainda quando o passeio, com clima de aventura, oferece doses de emoção por trilhos. Passear de trem com crianças é o jeito mais divertido de viajar. Primeiro porque o trem, diferente do carro e do avião, é um meio de transporte bem mais espaçoso e permite que as crianças brinquem e se divirtam durante o trajeto. Segundo porque, graças aos janelões, o trajeto se torna o próprio passeio e as crianças aprendem muito mais sobre os lugares por onde estão passando. E terceiro porque viajar de trem é quase uma volta ao passado e, acredite, os pequenos adoram! 



Se você e sua família estão pensando em ir para o Mato Grosso do Sul, aproveitem para viver uma experiência bem diferente. O Trem do Pantanal é uma viagem que começa em Campo Grande e termina em Miranda. Logo que os aventureiros embarcam no trem, já é possível avistar pelas janelas grandes um pouco da paisagem da região. Os rios Miranda e Aquidauana mostram a perfeição dos caminhos fluviais que cortam as cidades menores.

Dependendo do pacote, os viajantes podem optar por fazer o pernoite na cidade de Aquidauana, e continuar a viagem no dia seguinte, ou em Miranda,  a parada final. O retorno do passeio pode ser feito de van ou pelo próprio trem (somente aos domingos) nos pacotes de ida e volta com pernoite.   

A primeira parada acontece em Aquidauana, uma pacata cidade fundada em 1892 por coronéis e pelo major Teodoro Rondon. Aos turistas que querem aproveitar a história da região, uma passagem pela Praça Afonso Pena, que abriga a Biblioteca Municipal, é uma boa pedida. O local ainda serve de palco para eventos típicos e festas regionais.

Em Aquidauana é também possível curtir um pouco de adrenalina e emoção, pois há opções de passeios de barco, trilhas, cavalgada e caminhadas. O rio de mesmo nome é um espetáculo a parte, onde os turistas podem explorar safáris fotográficos e participar de boas pescarias. As margens do rio banham verdadeiras praias de água doce próprias para banho e para prática de esportes aquáticos. 

Após uma pernoite de aventuras em Aquidauana, a viagem de trem continua passando por um trecho ainda mais interessante onde, através das janelas do trem, é possível avistar tucanos e araras-azuis. A parada final é na estação de trem de Miranda, cidade com forte atividade pesqueira e destaque na culinária local. O artesanato também ganha repercussão com artesanatos em barro dos índios Kadiweu. Em Miranda acontece o passeio cultural com visitas às aldeias indígenas (as mais conhecidas são Passarinho e Cachoeirinha), que ficam a cinco quilômetros do  centro da cidade.

Ah, muita gente fica em dúvida sobre qual a melhor época para visitar o Pantanal. Na verdade, tudo depende do seu objetivo. Entre maio e setembro é a época da seca, quando a chuva cessa e o clima se torna mais agradável. Outubro e novembro são os meses mais quentes com temperaturas perto dos 46ºC, é também uma época bacana de visitar a região para quem quer observar animais, pois eles saem em busca de espaços onde a água ainda não baixou totalmente. Por outro lado, há quem adore o Pantanal durante as chuvas (mais ou menos entre dezembro e julho), já que a vegetação se torna mais bonita, apesar de não ser uma boa época para encontrar animais. 
Serra Verde Express oferece o passeio através do Trem do Pantanal aos sábados. Consultas e reservas do passeio completo podem ser feitas na BWT Operadora, pelo telefone (67) 3043 2233. 


Veja mais sobre o Pantanal com crianças: 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here