Califórnia com crianças

Califórnia com crianças

A Califórnia é um dos melhores destinos para uma viagem em família. Tem programação para todos os gostos e idades. Acabamos de voltar de uma viagem incrível, que incluiu Los Angeles, San Diego, San Francisco e o trecho SF-LA pela Highway One percorrido de motorhome. Foram 16 dias, mas recomendo – para quem for fazer o mesmo roteiro – mais uma semana para que tudo seja feito com calma. Gosto muito de períodos sem fazer nada (principalmente com crianças) e esse foi o único problema dessa viagem (quase) perfeita.

Vou separar as dicas em vários posts. Esse primeiro é um resumão, uma espécie de roteiro básico para quem está começando planejar uma viagem pela Califórnia com as crianças.

No nosso primeiro dia em LA, olha quem encontramos!

No nosso primeiro dia em LA, olha quem encontramos!

Dia 1

Voamos pela American Airlines direto de SP para Los Angeles. Foram pouco mais de 12 horas. Avião velho, comida terrível e a TV da Marina não funcionou. Nada que não estivesse previsto quando se voa de AA. Mas foi passagem de promoção, então tá no preço. Chegamos em LA bem cedinho, sem nenhum atraso. Lá (agora) são 6 horas a menos. Alugamos uma RAV4 (Toyota), que foi uma ótima escolha (tamanho ideal para os 4 e todas as malas).

Ficamos hospedado em Anahein mesmo, no Disneyland Hotel. Como ainda não dava para fazer check in, fomos direto para a Disneyland. Aproveitamos enquanto nosso corpo permitiu (quase até o fechamento do parque).

 

Disney California Adventure foi o nosso parque preferido em LA

Disney California Adventure foi o nosso parque preferido em LA

Disney_Frozen_Elsa_Anna_CaliforniacomCrianças_LosAngeles

Elsa e Anna estão por toda a parte!

Dia 2

Tomamos café com os personagens no hotel e passamos o dia todo no Disney California Adventure.

 

Olivia quase enlouqueceu na loja da American Girl

Olivia quase enlouqueceu na loja da American Girl

Dia 3

Tomamos café em Downtown Disney, passeamos por Hollywood e fizemos aquele programão mais turista de todos, o passeio para conhecer as casas das celebridades. De lá fomos fazer umas comprinhas no The Grove (Olivia na American Girl e Marina na Apple Store) e terminamos o dia no Farmers Market, ali do lado.

 

Família toda no Universal Studios

Família toda no Universal Studios

Dia 4

Tomamos café em Downtown Disney e fomos para o Universal Studios Hollywood. De lá, seguimos para Huntington, onde o marido queria fazer umas comprinhas (prancha, roupa de borracha e outros acessórios de surf). Continuamos a viagem até San Diego, onde chegamos a noite. Nos hospedamos em um apart-hotel em Pacific Beach.

 

Choveu durante a nossa visita ao Sea World, mas aproveitamos do mesmo jeito!

Choveu durante a nossa visita ao Sea World, mas aproveitamos do mesmo jeito!

 

Dia 5

Marido foi surfar cedinho e depois fomos todos tomar café num Starbucks por ali. Praia deliciosa! Ficamos bem pertinho do píer. Depois fomos para o Sea World, curtimos o por do sol em La Jolla e ainda fechamos o dia no Westfield UCT (shopping).

SanDiegoZOO_CaliforniaComCrianças

O ZOO de San Diego é tão grande que tem até escada rolante!

 

Dia 6

A tarde curtimos a praia pertinho do Hotel e passamos o resto do dia no San Diego ZOO. Incrível. Para fechar, mais umas comprinhas. Dessa vez em uma Old Navy (calcinhas, meias e leggings até 2016 para as meninas) e na Bad, Bath & Beyond.

 

Mission_CaliforniaCrianças

Pertinho do nosso apartamento, em Mission, SF

Dia 7

Voamos de Virgin America (adorei!) até San Francisco e nos instalamos em um apartamento muito bacaninha no descoladérrimo bairro de Mission. Passeamos pela vizinhança e fomos todos dormir cedo.

 

Passeio de Cable Car

Passeio de Cable Car

Dia 8

Dia de roteiro turístico básico em SF: Pier 39, Exploratorium (crianças amaram), Fisherman’s Wharf, Cable Car e Union Square. Para fechar, ufa, Cirque du Soleil.

Vista ds Golden Gate

Vista ds Golden Gate

 

Dia 9

Manhã no Dolores Park (há poucas quadras do nosso apartamento) e o resto do dia pelos lugares mais lindos da cidade com um amigo muito bacana que mora lá e levou a família toda para passear de carro. Subimos as Twin Peaks para apreciar a vista, passeamos no Golden Gate Park, atravessamos a ponte, circulamos por Salsalito, tiramos muitas fotos e acabamos o dia com o por do sol mais lindo que já vi na vida em Rodeo Beach.

Almoço no Whole Foods da Haight St, berço do movimento hippie

Almoço no Whole Foods da Haight St, berço do movimento hippie

 

Dia 10

Mais um dia de programas deliciosos na cidade: Haight-Ashbury, Chesnut St e arredores. Jantamos no Foreign Cinema, em Mission e fomos arrumar as malas para a triste partida dessa cidade linda!

 

E começou a aventura no Motorhome!

E começou a aventura no Motorhome!

 

Dia 11

Fhabyo e Marina acordaram cedinho e foram buscar nosso RV (motorhome) em uma cidade há 60km. Enquanto isso, eu e a Olivia aproveitamos o sábado ensolarado para nos misturarmos à fauna local. Tomamos um brunch no bairro, visitamos lojinhas e passamos horas no playground do Dolores Park. Quando eles chegaram, aquela euforia com a nova (e mais inusitada) etapa da viagem! Seguimos até um camping KOA (DEMAIS!!!) em Santa Cruz, onde passamos a noite.

Aquário de Monterrey, uma das grandes surpresas da viagem!

Aquário de Monterrey, uma das grandes surpresas da viagem!

 

Dia 12

Curtimos o camping até 1h e fomos conhecer o Monterrey Bay Aquarium. Para mim, uma das maiores surpresas (positivas) da viagem. Jantamos no La Bicyclette, em Carmel e dormimos estacionados na rua.

 

Um dos centenas de mirantes na Big Sur Bay

Um dos centenas de mirantes na Big Sur Bay

Dia 13

Passeamos por Carmel, curtimos um pouquinho a praia e seguimos para Santa Bárbara passando pelas vistas mais lindas que eu jamais podia imaginar. Já tinha visto muitas fotos da Big Sur Bay, cenas de filmes, todo mundo já tinha me alertado, mas não podia imaginar tanta beleza junta em uma só estrada. Jantamos no último restaurante aberto da cidade e dormimos em um camping.

 

Labirinto de azaléias do Getty Center

Labirinto de azaléias do Getty Center

Dia 14

Passeamos por Santa Bárbara, visitamos a UCSB, passamos na casa onde o Fhabyo morou (há 18 anos) e continuamos nossa road trip até Malibu, onde estacionamos em um camping com vista para o mar. A tarde fomos conhecer o Getty Center, jantamos em um restaurante super autêntico (Hills In) e aproveitamos a última noite com o RV para fazermos marshmallow na fogueira.

alugueldebicicleta_Venice_CaliforniacomCriança

Passeio de bike em Venice

 

Pier de Santa Mônica

Pier de Santa Mônica

 

Dia 15

Devolvemos o RV e pegamos um conversível para curtir o último dia no melhor estilo California Dreaming! Alugamos bicicletas, pedalamos até Venice, curtimos o por do sol no pier de Santa Mônica (ficamos hospedados bem na frente!) e fomos jantar com um amigo que eu não via há 18 anos.

Dia 16

Triste dia da despedida. Fizemos umas últimas comprinhas no The Grove, almoçamos no Whole Foods, pegamos as malas e partimos…

 

Todas estas etapas estão contadas em posts com muitas dicas sobre os parques, passeios, hotéis, restaurantes, lojas, motorhome etc. 

 

 

Leia Também:

Califórnia com crianças – Disneyland

Califórnia com Crianças – Universal Studios Hollywood

Califórnia com Crianças – Disney California Adventure

California com Crianças – Hollywood

Califórnia com Crianças – Loja do Frozen em Downtown Disney

Califórni – Exploratorium, um museu incrível!

 

* Fernanda é jornalista, casada com o Fhabyo (publicitário e surfista), mãe da Marina (11) e da Olivia (5). Todos completamente apaixonados pela Califórnia!

Fernanda Ávila é jornalista, autora do Guia Nova York com Crianças, e mãe da Marina (13) e Olivia (7). Morou em Nova York e Lisboa e é sócia da Pulp Edições.

Ver meus outros posts

30 comentários

  1. ResponderPatricia Tayão

    Fernanda, ficarei no aguardo dos posts, pois vou para Califa em setembro. Adorei seu roteiro e estou muito tentada a fazer o mesmo, gostei da estratégia do voo de Los Angeles para São Francisco, descendo a estrada, que todos dizem ser o ideal. Abraços!


  2. Autor
    ResponderFernanda Avila

    Oi Patricia, nossa viagem foi perfeita! Só faltaram alguns dias (meses talvez!). Vá acompanhando e se tiver alguma dúvida específica, me pergunte. Nosso voo foi de San Diego para San Francisco (não sei se vc pretende incluir San Diego no roteiro), mas o ideal é descer mesmo, fazer a Higway 1 de SF para LA para aproveitar melhor a vista e parara com mais facilidade nos point views!
    Abraço


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Elisabeth, tudo bem? Sim, compramos no site antes de ir. Como é espetáculo novo, acho que é melhor assim. Fomos em um dia de semana e estava lotado!

  3. ResponderLuciana

    Olá Fernanda, super curti seu roteiro… pegarei muitas dicas, adoro viagens assim… as crianças adoram!
    Por favor, se possível gostaria do contato do Motorhome, tem fotos de dentro?
    abraços.


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Luciana, alugamos da Cruise America (www.cruiseamerica.com) Foi super tranquilo. O contato inicial foi meio demorado, como iríamos pegar em uma cidade e devolver em outra, eles pediam (no site) um contato telefônico. Como o fuso é bem diferente, demorou um pouco para termos uma resposta. Se estiver planejando, veja com antecedência. Tenho algumas fotos sim, que pretendo postar logo. Mas você pode entrar no site deles, tem várias fotos, tem a planta baixa e até um vídeozinho. É bem bacana.

  4. Responderirene

    Oi, Fernanda, Também estou planejando um passeio pela Califórnia, entre LA e Sao Francisco.
    Vi que vc alugou apto, o que também me interessa. Poderia compartilhar qual foi, onde vc locou e suas impressões?
    Já lhe agradeço. Irene


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Irene, alugamos um apartamento no bairro de Mission, em São Francisco, pelo AirbnB. Eu escolhi o bairro, que não é nada turístico, por que gosto de regiões mais alternativas. É importante levar isso em consideração. Gostei muito, tem muitos restaurantes e bares por perto, lojas super bacanas e um parquinho muito legal para brincar com as crianças (no Dolores Park). Mas não fica perto dos principais pontos turísticos. Pegamos metrô, taxi e Uber (taxi-carona) para nos locomovermos. O apartamento estava em ótimas condições e os proprietários foram muito solicitos, atendendo aos nossos pedidos. Se precisar de mais informações, me avise. Beijos

  5. Responderirene

    Obrigada pelo retorno, Fernanda! Tb prefiro ficar fora do eixo turístico. Se vc não se importar de me enviar o link pra acesso do ap vai me ajudar muito. Já aluguei ap em outras viagens, mas agora, com bebê pituca te confesso que dá um friozinho na barriga, e ter uma boa indicação é sempre bom. Outra dúvida: no ap que vc ficou tinha estacionamento? Beijão e muito muito obrigada!


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Irene, segue o link:

      https://www.airbnb.com.br/rooms/604948

      O apartamento tem um preço bom, é simples, mas com toda a estrutura necessária. No quarto tem uma vitrola antiga com vários discos de vinil que eu adorei (Elvis, Beatles, Donna Summer, Franck Sinatra). Sei que isso não chega a ser um item necessário, mas achei charmoso! Os proprietários moram em cima e atendem rápido se você precisa de alguma coisa. No nosso caso, quando chegamos, vimos que faltava toalha e lençóis para as crianças. A uma quadra tem uma deli italiana incrível, que vende vinhos, massas, molhos, queijos… É famosa por lá, chega a fazer fila na porta. O parque de Dolores fica a umas 7 quadras e é bem legal para as crianças. Tem estação de metrô a uma quadra. Não tem garagem, mas tem bastante vaga na rua. Chegamos a estacionar um motorhome no último dia. Bom, espero que tenha ajudado…
      Boa viagem!

  6. Responderirene

    Obrigada mais uma vez, Fernanda. Gostei bastante do ap, mas infelizmente ele não têm disponibilidade para as minhas datas. 🙁
    Vou continuar minha busca…rs.
    Beijo.


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Gabriela,
      É mesmo, maravilhoso! As meninas amaram a Disney da Califórnia. Principalmente para quem tem filhos pequenos, é muito legal!


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Rejane. Foi uma delícia de viagem mesmo. Fomos em janeiro e pegamos um clima ótimo. Em Los Angeles e San Diego, chegamos a usar manga curta durante o dia. Ou apenas um casaco fino, um moletom… Mesmo em San Francisco, que costuma fazer bastante frio, estava bem gostoso: com temperaturas em torno de 10º/12º C.

  7. ResponderCristiane

    Olá Fernanda, bom dia!

    Eu achei incrível sua proposta de roteiro para Califórnia….e queria acrescentar Vegas no meu roteiro…serão 18 dias logo tenho 2 dias para essa parada. Você tem alguma sugestão? Onde encaixar esse destino no roteiro? Beijo e obrigada


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Cristiane, Vegas ficou fora do nosso roteiro. Mas acredito que, por ser uma cidade com muitos voos para o Brasil, pode ser um bom lugar para começar e/ou terminar a viagem. Com 18 dias dá para aproveitar bem! Espero que a viagem seja ótima! Beijos

  8. ResponderJuliana

    Fernanda, td bem? Estou programando as férias de julho/16 com a família (meu marido, eu, meu enteado de 17 e minha filha de 5).
    Estávamos pensando em ir pro Canadá pra uma viagem em uma RV. Vi seu post de British Columbia e meu pareceu que gostaram muito.
    Agora lendo esse, pareceu que gostaram mais ainda…
    Qual você recomenda para uma primeira trip num RV?
    Obrigada!

    1. ResponderPatrícia Papp

      Oi Juliana, Acho que o Canadá é mais natureza e aventura(a viagem é toda dentro de Parques Nacionais, com rios, avisos de ursos, pequenas trilhas). Depende um pouco do perfil da família d vocês. As duas são ótimas! beijos

  9. ResponderTatiane

    Fernanda, estaremos viajando com nosso filho de 2 anos e 4 meses agora em fevereiro p/ Las Vegas.
    roteiro:
    – Las Vegas: 3 dias inteiros , incluindo 01 dia Canion. Em seguida, iremos pegar voo de Las Vegas-Sao Francisco e ficar 3 dias. de la pegar o carro e parar e seguir p/ Los Angeles
    – Los Angeles: 3 dias, incluindo Disneyland e Hollywood
    – San Diego: 2 dias
    – chegada Las vegas p/ retorno Brasil

    o que acha do meu roteiro? o que vc mudaria?

    total: 13 dias


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Oi Taty, que delícia de viagem! Difícil dizer o que eu mudaria, até porque nunca fui para Las Vegas (embora tenha ficado chateada por não ter conseguido incluir o Grand Canion na minha última viagem). Talvez uns dois dias a mais em Los Angeles para aproveitar outras atrações como o Getty Museum, Venice, Santa Mônica… mas para isso teria que cortar outra parte da viagem, né? Califórnia é complicado, tem muita coisa legal para conhecer… Aproveitem bastante!

  10. ResponderFelipe

    Olá Fernanda, faremos esta viagem em fevereiro agora. Eu, minha mulher e minha filha de 2 anos. Ficaremos 15 dias com RV pela California, com basicamente os mesmos destinos. Algumas dúvidas me surgiram, responda se puder. 1) Seu marido alugou prancha para surfar em San Diego ou usou alguma que comprou por lá? e depois no restante dos dias ele não surfou mais nenhuma vez? Eu também surfo e já havia desistido de surfar nessa viagem. 2) tenho acompanhado as temperaturas e estão parecidas com o que você falou, 10 a 13 graus, você achou agradável? Me parece bem frio. 3) Passe dicas outlets e lojas que você achou imperdíveis. 4) vale a pena comprar os tickets do zoológico de San Diego antecipado? Acho que era isso, Obrigado e parabéns pelo site, muito bom! abraços, Felipe


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Olá Felipe, tudo bem? Que delícia de viagem. Tenho certeza que vão adorar. Vamos às respostas:
      1. Meu marido comprou prancha, roupa de borracha e mais alguns acessórios em uma surf shop de Huntington, que ele gosta muito. Essas compras já estavam nos planos antes da viagem! Ele surfou apenas em San Diego, por causa da dinâmica da viagem com as crianças e dos muitos programas que tínhamos no roteiro!
      2) Moro em Curitiba, portanto essa temperatura para nós é bem comum. As mais baixas ficavam entre 10 e 13, mas com o sol esquentava bastante. Pegamos mais frio em San Francisco, ainda assim bem tranquilo. Mas soube, por uma amiga que acabou de voltar, que esse ano está fazendo mais frio 🙁
      3) Infelizmente não tenho muitas dicas de outlets. Não fizemos muitas compras na viagem. Mas, pelo que eu sei, o mais completo deles é o Las Americas, quase na fronteira com o México.
      4) Compramos com antecedência um City Pass, que inclui os ingressos no ZOO. No pacote, o desconto vale a pena. Mas não vi filas na entrada, caso você pretenda comprar na hora.
      Espero ter ajudado! Boa viagem

  11. ResponderLuciana Finamor

    Fernanda, parabéns pelo post, fiquei super animada!!! tenho 3 filhos, 6, 7 e 9 anos e estamos planejando Califórnia esse ano, depois de vários anos seguidos na Flórida. Meu marido não se anima muito com o RV…onde seriam os pontos chaves para hospedagem no trecho de volta SF – LA? Não conhecemos nada, será a nossa primeira viagem, nossos planos são para saída de SP em 26/12/2016 e temos 20 dias; Você pode nos dar alguma sugestão em relação à logística de vôos e hospedagem? Temos planos de visitar SDiego também. Super beijo, Lu.

  12. ResponderMonique

    Olá! Gostei muito de seu post. Estaremos com duas crianças, 7 anos e 1 ano, e acho que a viagem com motorhome pela Highway 1 seria maravilhosa. No entanto, fui informada que o trajeto pela Highway 1 não poderia ser feito por motorhome. É possível viajar por todo o trajeto da Highway 1 de motorhome ou é necessário que em alguns pontos o motorhome tenha que seguir pela US-101?


    1. Autor
      ResponderFernanda Avila

      Olá Monique, fizemos o trajeto San Francisco – Los Angeles de Motorhome e não tivemos problemas. Foi uma viagem linda. No caminho há vários mirantes onde é possível estacionar o Motorhome tranquilamente para apreciar a paisagem. No final da viagem, não sei exatamente em que ponto, pegamos a US-101 para chegar em LA. Espero que aproveitem!

  13. Respondercarime

    Oi Fernanda, amei o roteiro !! Farei a mesma viagem em Dezembro e estou começando a planejar. Vou ver com calma cada post :). Mesmo com tanta coisa para ver e passeios, conseguiram colocar o surf no roteiro? Beijos e obrigada por compartilhar tanta dica bacana Bjos

  14. ResponderEster

    Olá!!! Em Janeiro vou viajar com meu marido e meus dois filhos de 4 e 2 anos. Estou em dúvidas, pois vamos ficar do dia 05/01 a 15/01. Vamos ficar uns dias em Anaheim (para conhecer a Disneyland e ir no Ama Supercros) e San Diego (Sea World, Zoo e outra corrida do Ama). Estou em dúvida se fico mais dias em Anaheim ou em San Diego. Oque vc sugere?
    Adorei seu post.!!! bjs

  15. ResponderDaniela

    Olá Fernanda,
    Como foi voar com a Virgin? Como eh a questão das bagagens ?
    Queríamos voar até SF e voltar por LA, mAs o valor da passagem está absurdo então pensei fazer ida e volta por LA, estamos querendo ir em final de janeiro /17
    Obrigada

  16. ResponderGisele

    Olá Fernanda, tudo bem? Estou planejando as férias com meu marido e minha filha de 1 ano. Você indicaria Califórnia mesmo com criança pequena? Nós teremos 10 dias (final de Março/inicio de Abril) qual roteiro você indicaria? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *