Existem muitos costumes catalães que, com o tempo, incorporei à minha vida e já não sei mais viver sem eles. O pão com tomate, a clara (cerveja misturada com Fanta de limão), dia de Reis, os calçots e o Dia de Sant Jordi são alguns deles. Como o Dia de Sant Jordi está chegando, 23 de abril, na nossa última ida à Barcelona fiz uma rota pelas livrarias infantis. Para quem estiver planejando ir à Barcelona no final de abril recomendo que passe o dia 23 por lá, é lindíssimo!

Dia de Sant Jordi

Amo o Dia de Sant Jordi! Na Catalunha não comemoramos o Dia dos Namorados, mas sim o Dia de Sant Jordi. O dia do Livro e da Rosa, da Cultura e do Amor e um dia de reivindicar a cultura catalã. As cidades ficam repletas de barraquinhas vendendo livros e rosas: as mulheres recebem uma rosa e os homens um livro, ainda que eu sempre ganhei a rosa e o livro! Os escritores e autores de livros fazem “dia de autógrafos“; as livrarias fazem atividades para todas as idades, as escolas fazem programas com as crianças para incentivar a leitura… enfim, uma grande festa coberta com as cores amarelo e vermelho. Realmente recomendo muito para os que estão pensando em passar por Barcelona por estas épocas; é um dia inesquecível!

Barcelona tem orgulho do seu pequeno comércio (e tem que ter mesmo)! São pequenas joias! As livrarias que visitei são exatamente isto: pequenas joias urbanas! Fiz uma seleção de livrarias infantis para os que estiverem na cidade no dia 23 de abril, e querem aproveitar a viagem para entrar no clima do Dia de Sant Jordi, e comprar livros diferentes para os pequenos. Todas elas terão novidades e alguma surpresa para a criançada no próximo dia 23. Em geral, estas livrarias possuem livros em castelhano e catalão, com alguns títulos em inglês ou outros idiomas.

Livrarias infantis em Barcelona

Rota das livrarias infantis
Rota das livrarias infantis

Syndrome Imaginaria: se os seus filhos gostam de livros pop up, este é o lugar! É como se você tivesse entrado numa loja de mágica… não são apenas contos infantis, são livros fantásticos! Desde a arte gráfica até as histórias, estes livros vão muito além de um livro de historinhas. Esta livraria realiza diversas atividades semanais para crianças e adultos como: escrita japonesa e curso de confecção de livros pop up . Vale a pena uma passada por lá!

Al.lots: com boa reputação dentro do mundo das letras infantis, esta livraria conta com um amplo catálogo de títulos e de atividades para crianças e adultos. Na sua web é possível encontrar o catálogo de livros; não é possível comprar on-line, mas pelo menos você pode ver os títulos.

Al.lots
Interior da livraria Al.lots

Abracadabra: esta livraria é de um colombiano, Ricardo Rendón, que vive há muitos anos em Barcelona. Talvez o feito de ser estrangeiro tenha contribuído para que a sua livraria tenha livros infantis em oito idiomas: castelhano, catalão, alemão, francês, inglês, italiano, holandês e português!  Os títulos que vende são de grande qualidade e, preferencialmente, de editoras pequenas e independentes. O Ricardo também tem um blog que, cada semana, recomenda um livro. A Abracadabra também oferece atividades e ateliers além de ser uma graça de livraria!

Abracadabra
Interior livraria Abracadabra

La Petita: realmente o nome faz jus ao local, uma livraria “pequena” (Petita, em catalão), porém grande na vontade de construir um sonho. Uma graça de livraria, com bons títulos e, melhor, é possível comprar on-line!!!!

La Caixa d’Eines: uma livraria para grandes e pequenos! Também trabalham com jogos didáticos e realizam ateliers e atividades para a criançada.

La Caixa d'Eines
Interior da livraria La Caixa d’Eines

Casa Anita: no bairro de Gràcia, um dos mais charmosos de Barcelona, Casa Anita é referência em literatura infantil. Nas mãos de Oblit Baseiria, uma descobridora de livros, esta livraria tem títulos incríveis e, principalmente, com um design espetacular. Adorei passar por lá, a Oblit é destas pessoas que ajuda, aconselha e você sai de lá com a sensação que comprou o melhor livro para o seu filho!

Casa Anita
Interior Casa Anita

Luz de Lula: uma fofura de livraria! Com títulos de grande qualidade, este lugar tem um encanto especial. A proprietária, Lula, decorou o espaço com artigos que ela mesma confeccionou dando um ar muito especial ao local. Também tem uma série de atividades para os pequenos.

Luz de Lula
Interior Luz de Lula

El Circ de les Lletres: talvez a maior das livrarias que visitei. Um amplo espaço com mesinhas e cadeiras para que os pequenos possam se divertir entre livros e jogos.

Assim o Kai conheceu um pouquinho mais da sua cidade Natal e ganhou muitos livrinhos para ler antes de dormir. Adoramos o passeio e as livrarias!

Algumas referencias

Rota de livrarias pela cidade de Barcelona

Syndrome Imaginaria Carrer Aragó, 108

Al.lots Carrer Consell de Cent, 266

Abracadabra Carrer del Gral Álvarez de Castro, 5

La Petita Carrer Marià Aguiló, 115

La Caixa d’Eines Carrer Aragó, 108

Casa Anita Carrer Vic, 14

Luz de Lula Carrer Ramón i Cajal, 158

El Circ de les Lletres Carrer Garcilaso, 166

Leia outros posts da Ana:

1 ano de vida e 22 viagens

Ruta Pueblos Blancos com criança

Lojas para crianças em Barcelona

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here