Passeios com crianças em Curitiba: Parque Tanguá

Passeios com crianças em Curitiba: Parque Tanguá

Curitiba é conhecida por seus parques urbanos. O Barigui, mais famoso deles, é popularmente chamado de praia dos curitibanos. Basta ir lá no fim de semana e você entende o porquê: gramados, parquinhos, ciclovias e estacionamentos lotados. Mas a cidade tem outros lugares incríveis, menos disputados e, na minha opinião, mais bonitos e gostosos de passear com as crianças. O Parque Tanguá é um grande exemplo!

Passeios em Curitiba com crianças: Parque Tanguá

Se você está planejando uma visita à cidade, não deixe de incluir uma ida a este parque em seu roteiro. Para quem não está de carro, a melhor forma de chegar é com a Linha Turismo. Programe essa parada nas 4 a que você tem direito ao adquirir o ingresso do ônibus. Mas se planeje para ficar algumas horas por ali: o visual é espetacular lá de cima, mas descer a trilha do parque e olhar a estrutura de outro ângulo também é imperdível . Quem está de carro, existem 2 estacionamentos (ambos gratuitos): um na parte de cima do parque, outra na de baixo. Há também opções de ônibus das linhas da cidade (veja aqui), mas não muitas.

Passeios em Curitiba com crianças: Parque Tanguá

Na parte de cima do parque, fica a estrutura principal de onde cai a cascata de água em um paredão de pedra. Ali também tem um  jardim em homenagem ao Poty Lazzarotto, um mirante que dá uma vista linda do bosque de araucárias, uma pequena lanchonete (aberta diariamente das 9h às 21h), banheiros (não tem fraldário) e uma lojinha de souvenirs. As crianças adoram correr na estrutura que passa por cima da cascata.

Passeios em Curitiba com crianças: Parque Tanguá

Descendo a trilha do parque à direita, você chega ao túnel que atravessa a pedreira. O túnel tem 45 metros, com uma estrutura de madeira por cima da água. É muito bacana! Saindo do túnel, se continuar na trilha, você chega à parte de baixo do parque. Há uma estrutura de lanchonete ali, mas acredito estar desativada há algum tempo. No lago, ficam diversos patos só esperando as crianças os alimentarem. Por ali, tem churrasqueiras e bastante espaço para as crianças correrem.

Passeios em Curitiba com crianças: Parque Tanguá

Atenção: o passeio requer disposição e fôlego na volta, pois a subida é bem puxada. Se estiver com crianças pequenas, o carrinho é indispensável.

Sugiro fazer o passeio ao parque pela manhã, quando está mais tranquilo, ou no final da tarde para ser presenteado com um pôr do sol daqueles inesquecíveis.

Passeios em Curitiba com crianças: Parque Tanguá

Foto: Divulgação Instituto Municipal de Turismo

Serviço:

Parque Tanguá
Rua Dr. Bemben, s/n°. – Pilarzinho
Aberto diariamente.
Informações: (41) 3352-7607 / 3352-5404 (Guarda Municipal)

 

Leia também:

Linha Turismo Em Curitiba

Passeios Com Crianças Em Curitiba: Contação De Histórias No Bosque Do Alemão

Restaurante Madalosso Com Crianças Em Curitiba

Curitiba Com Crianças – Passeios Perto Da Capital

Priscila Seixas é mãe da Alice (4 anos) e é apaixonada pela ideia de levar sua pequena para conhecer o mundo junto com ela.

Ver meus outros posts

3 comentários

    1. ResponderPatrícia Papp

      Oi Sheila, sim é possível, algumas áreas do parque podem ficar mais complicadas mas a parte principal tem acesso bem simples!!! Outra opção é você ir comum “canguru”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *