Lisboa: o que tem do outro lado do rio?!

Lisboa: o que tem do outro lado do rio?!

A maioria das pessoas que visitam Lisboa ficam impressionadas com a largura do rio Tejo e adoram a ponte 25 de Abril.

Algumas se interessam em saber que a ponte Vasco da Gama (no Parque das Nações) é a nona mais extensa do mundo com mais de 17 km e em ir ver o Cristo em Almada.

Agora, pouquíssimas descobrem o melhor que há do outro lado do rio: as vistas de Lisboa e alguns bons restaurantes.

Final de semana passado estiveram uns amigos em casa e lhes levamos para “o outro lado do rio”. Eles amaram! Então resolvi escrever este post.

Além das praias da Costa da Caparica, estão os restaurantes da margem sul que são um ótimo programa para que visita Lisboa.

Começo pelos que estão à margem do rio:

Ponto Final e Atira-te ao Rio

Os dois têm esplanadas fantásticas à beira do rio desde onde é possível ver um lindo pôr do sol. Acho que o melhor é ir até lá no final da tarde, deixar as crianças brincarem na prainha que fica em frente aos restaurantes, apreciar o entardecer e depois jantar. Ambos restaurantes servem comida portuguesa com destaque para a sopa de cação, o arroz de tamboril e o peixe fresco diário do Ponto Final.

IMG_3170IMG_3193Como Chegar

De carro: desde a praça do Comércio, aproximadamente, 30 minutos (sem trânsito na ponte) cruzando a Ponte 25 de Abril (IP7).

De transporte público: O ônibus 753 sai da praça Marques de Pombal e cruza o rio, mas depois tem que dar uma andadinha de uns 30 minutos.

Barco: o ferry da Transtejo sai da estação do Cais do Sodré e vai até Cacilhas (do outro lado do rio). Os ferries são a cada 15/30 minutos dependendo do dia/hora. Desde Cacilhas até os dois restaurantes tem que andar pela beira do rio uns 20 minutos (O caminho, apesar de estar na margem do rio e ter vistas lindas, está um pouco abandonado. Nunca tivemos problemas e sempre tem pescadores até tarde).

                                 Caminho   IMG_3155

Quinta do Tagus

Este não é um restaurante, mas sim um excelente hotel com um excelente restaurante. A casa principal da quinta, foi propriedade de um dos maiores ceramistas portugueses do séc. XIX e é lindíssima! O restaurante é mais exclusivo e a comida deliciosa. Além da culinária portuguesa, também é possível apreciar o, considerado, melhor sushi do país: Sushic.

Como Chegar

De carro: desde a praça do Comércio, aproximadamente 30 minutos (sem trânsito na ponte) cruzando a Ponte 25 de Abril (IP7).

Amarra Ó Tejo

Este restaurante de cozinha portuguesa está situado nos jardins do Castelo de Almada, a cidadezinha que fica “do outro lado do rio”. O lugar é fantástico com vistas incríveis do Tejo.

Como Chegar

De carro: desde a praça do Comércio, aproximadamente, 30 minutos (sem trânsito na ponte) cruzando a Ponte 25 de Abril (IP7).

De transporte público: O ônibus 753 sai da praça Marques de Pombal e cruza o rio, mas depois tem que dar uma andadinha de uns 20 minutos.

Barco: o ferry da Transtejo sai da estação do Cais do Sodré e vai até Cacilhas (do outro lado do rio). Os ferries são a cada 15/30 minutos dependendo do dia/hora. Desde Cacilhas até o restaurante tem que andar uns 10 minutos.

Acabo este post com três imagens para animar todo mundo que vem à Lisboa a cruzar para “o outro lado do rio”.

IMG_3174IMG_3175IMG_3198

Outros posts sobre Lisboa:

Lisboa: lojas infantis no bairro de Campo do Ourique

Lisboa: LX Factory para crianças

Lisboa: parques e mais parques

Ana, mãe do Kai de 3 anos e da Noa de 2 meses. Arquiteta, mãe e passageira, seja para onde for a viagem. Ela adora viajar em família e mostrar diferentes países e culturas aos seus pequenos.

Ver meus outros posts

2 comentários

  1. ResponderCamila

    Olá Ana, tudo bem?
    Estou indo em outubro para Portugal , com 2 filhos pequenos, 4 meses e 2,5 anos.
    Queria ficar uns dias em Lisboa e viajar ao porto.
    Que dicas são primordiais para quem viaja por Portugal com filhos pequenos? Quais passeios imperdíveis??
    Obrigada


    1. Autor
      ResponderAna Pagliuso

      Olá Camila, tudo ótimo! E com vocês?

      Quantos dias vocês ficarão por lá? Vão alugar carro? Já têm hotel?
      É uma ótima época porque, normalmente, faz uma temperatura muito agradável.
      Dá uma olhada nos outros posts sobre Lisboa e Portugal aqui no blog que têm bastante informação.
      Para Lisboa e Porto seria ideal um carrinho com rodas grandes.
      Comida: o teu filho de 2,5 poderá comer em muitos dos restaurantes (sempre tem carne ou.peixe na brasa e sopinha). Eles também têm cadeirão e, em alguns casos, trocador (está, acho a parte menos fácil ) . Para o baby: se ele toma fórmula tem quase as mesmas do Brasil (dá uma olhada no jumbo.pt ).
      No caminho ao Porto: Fátima, Coimbra (onde tem o Portugal dos Pequenito).
      No Porto: passeio pelo DouRo e andar pelo centro histórico que é lindo.
      Qualquer coisa que precisar nos escreva.
      Boa viagem para vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *