Inverno em Barcelona? Inclua uma “Calçotada” na sua listinha!

Inverno em Barcelona? Inclua uma “Calçotada” na sua listinha!

Calçotada

Para que for à Barcelona durante os meses de inverno aproveite “a temporada de calçots“! Uma espécie de alho poro, com todo o respeito aos calçots, que se come assado com molho romesco (para os mais puristas o molho é o salvitxada parecido ao romesco. Um delicioso  molho de tomate, pimentão doce vermelho, amêndoas, …). O típico para fazer calçotadas é reunir os amigos em uma casa grande com um bom jardim e assar os calçots ali ou ir a um dos vários restaurantes que servem “menú calçotada” na Catalunha.

A primeira calçotada que fui, há 12 anos, foi para comemorar o aniversário de um grande amigo (que hoje é o padrinho do Kai). Eu tinha chegado fazia pouco tempo em Barcelona e quando me explicaram o que era não entendi muito bem, mas decidi aceitar o convite. Fomos a um restaurante perdido no meio da Catalunha em frente ao Monastério de Poblet (os calçots são típicos da região de Valls, interior da Catalunha, ainda que podem ser encontrados em qualquer parte desta Comunidade Autônoma).

Então começou a “festa”! Vejo em cima das mesas os “Porrones” com vinho tinto, umas telhas e umas tigelinhas com um molho laranja. Ir “de calçotada” é toda uma arte… os calçots se comem tirando a primeira capa, queimada, e molhando-os na tigelinha de molho. Uma vez o calçot tem o molho você tem que erguer o braço, olhar para cima e come-lo “pendurado”. É mais fácil ver a foto do que explicar… Foi amor a primeira vista! Depois dos calçots, geralmente, é servido carne à brasa (tradicionalmente utilizam a brasa que foi usada para assar os calçots para assar a carne). Amei a comida e, principalmente, a festa!

IMG-20150315-WA0028IMG_0700IMG_0698IMG_0699IMG-20150315-WA0025OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Há duas semanas alugamos uma casa (Les Planeses) no norte da Catalunha com um grupo de amigos e, é claro, a criançada! A casa era incrível, com um parquinho muito legal para as crianças, piscina, um jardim enorme com lindas vistas, uma churrasqueira “à brasileira” e os espaços interiores eram limpos, organizados e amplos.

IMG_0693 IMG_0692 20150314_143224

Onde comer calçots

As calçotadas são um excelente programa gastronômico, cultural e divertido! Na cidade de Barcelona é possível encontrar bons calçots no restaurante Can Portell. Para aqueles que estão estão de carro há muitos restaurantes apenas a 1:30 horas de Barcelona como, por exemplo, a Masia Bou e o restaurante que comentei antes, em frente ao monastério, Hostatgeria de Poblet.

Quando forem, contem-nos se gostaram!

Ana, mãe do Kai de 3 anos e da Noa de 2 meses. Arquiteta, mãe e passageira, seja para onde for a viagem. Ela adora viajar em família e mostrar diferentes países e culturas aos seus pequenos.

Ver meus outros posts

2 comentários

  1. ResponderMaitê

    Boa noite Ana,

    Cheguei em Barcelona tem 10 dias e vou permanecer na cidade até Agosto por conta do trabalho do meu marido. Eu gostaria de fazer algum curso intensivo de espanhol (já fiz alguns módulos no Cervantes do Brasil), mas tenho uma filha de 3 anos que está comigo. Vc conhece algum curso que aceite crianças de 3 anos ou que tenha alguma atividade para crianças enquanto os pais estudam??
    Me indicaram uma babá, mas não quero deixar minha filha com uma pessoa estranha. Tenho medo.

    Obrigada pela sua atenção.

    Abs,

    Maitê


  2. Autor
    ResponderAna Pagliuso

    Boa noite Maite,

    Espero que aproveitem muito a cidade!
    A BabyDeli, na Av. Pau Casals, 6, tem atividades para os pequenos (escrevi um post aqui sobre esta loja). Dê uma olhada nos museus, como a Fundació Miró, porque eles também contam com atividades deste estilo.
    Depois nos conta se deu certo.
    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *