Portugal com crianças: uma visita à Mata do Buçaco

Portugal com crianças: uma visita à Mata do Buçaco

Mata do Buçaco?! Que nome é este? E que lugar é este? Poucos turistas chegam a conhecer esta maravilha escondida de Portugal!

Esta incrível Mata está a 5 minutos do centro de Luso, cidade famosa por sua água, e a 30 minutos de Coimbra.

O ponto de partida na “formação” desta mata foi a construção do Convento de Santa Cruz. Os frades criaram um frondoso bosque que representaria o Monte Carmelo, local da fundação desta ordem. Para garantirem o seu isolamento, construíram um muro de aproximadamente de três metros de altura circunscrevendo dessa forma o atual perímetro da Mata (105 hectares). Anos após ano foram plantadas espécies nativas e também trazidas pelos grandes navegadores portugueses. Assim, é possível encontrar um “pot-pourri” de espécies de uma beleza única.

Dentro da Mata existem vários edifícios de grande valor arquitetônico, miradores, fontes, o Sacro Monte (que simboliza Jerusalém e a paixão de Cristo através de 20 capelas) constitui o maior conjunto arquitetônico construído pela Ordem dos Carmelitas Descalços do mundo. Depois de abrigar batalhas e ver reis e rainhas passear pelos seus caminhos, a mata do Buçaco viu o pavilhão real ser transformado no atual hotel Palace do Bussaco.

A Mata tem várias trilhas, uma mais linda do que a outra, com diferentes graus de dificuldade e duração. Para vê-las é só dar uma olhada neste mapa. Nós fizemos a da Água e adoramos!!! É super tranquila e Kai fez boa parte do caminho andando. Vimos muitas famílias passeando pelo bosque e algumas fazendo piquenique perto da Fonte Fria.

Fonte fria_3

Fonte Fria

Fonte fria

Brincando com as “super botas” na Fonte Fria

Passeando

Trilha

Trilha para o Vale dos Fetos

Vale dos Fetos_2

Vale dos Fetos

A Fundação Mata do Bussaco oferece uma série de oficinas e atividades para famílias. Para mais informações e agendamento é só clicar aqui.

Além das trilhas, que se podem fazer caminhando ou de bicicleta, uma visita ao hotel de estilo neomanuelino é muito recomendável. Na verdade, a entrada no hotel só é permitida para hóspedes ou para aqueles que irão ao bar e/ou restaurante. Vale a pena parar para descansar, dar alguma coisa para as crianças e aproveitar para tomar um dos excelentes vinhos de Portugal (os vinhos do Bussaco, em princípio, só são vendidos nos hotéis do grupo Alexandre Almeida, integrados na carta dos restaurantes, com destaque evidente para o Palace Hotel do Bussaco, berço deste vinho). Todos os espaços são dignos de serem visitados! Azulejos, quadros, escultura, arquitetura, detalhes decorativos, … incrível!

Jardins Palace

Jardins do hotel

Palace do Bussaco

Fachada principal

Porticos

Corredor ao lado do restaurante com colunas e azulejos lindíssimos

Azulejos_bussaco Azulejos_2

Restaurante

Detalhe teto do restaurante

Interior Palace

Interior do hotel

Dançando

Para quem estiver interessado em mais informações deixo algumas webs que podem ser úteis:

http://www.asterisco.com.pt/bucaco/

http://www.fmb.pt/v2/pt/

http://www.bussacopalace.com/pt

 

Se quiser ler mais sobre Portugal com crianças, veja também estes posts:

Castelo do Bode: ótimo programa pertinho de Lisboa

Portugal: Arquipélago das Berlengas

Vilanova de Milfontes: costa Alentejana de Portugal

Guimarães: a jóia portuguesa

 

Ana, mãe do Kai de 3 anos e da Noa de 2 meses. Arquiteta, mãe e passageira, seja para onde for a viagem. Ela adora viajar em família e mostrar diferentes países e culturas aos seus pequenos.

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *