As melhores Viagens com Crianças: Caraiva

As melhores Viagens com Crianças: Caraiva

Caraíva fica no sul da Bahia, depois de Arraial d’AjudaTrancoso e da Praia do Espelho. É um destino ideal para quem curte natureza, praias menos urbanas e muita natureza! Na vila cheia de casinhas coloridas não circulam carros e a luz elétrica chegou há poucos anos, ou seja, o astral é bem relax. O stress pode ficar do lado de lá do rio, antes da chegada, quando é preciso deixar o carro e pegar um barquinho.

Ponta da praia, pertinho do encontro com o rioCaraíva fica em local muito bonito, no encontro de um rio com o mar. A temperatura, tanto de um quanto de outro, são perfeitas. Difícil escolher qual banho é melhor. Para se proteger do sol, ao invés de guarda-sol, usa-se panos coloridos que dão um charme super especial à paisagem. A vila fica no pé do Monte Paschoal (marco do descobrimento do Brasil), na região ainda há muitos índios Patachós.

Fomos no Ano Novo e a praia estava cheia de jovens, a noite havia baladinhas em diversos bares (além do tradicional forró). Como fomos com crianças, nossos horários não coincidiam com o da maioria e, de forma geral, chegamos em restaurantes, praias e passeios, antes da galera, ou seja, não precisamos enfrentar filas ou esperas.

Rio Caraíva

Restaurantes, preços, iluminação e limpeza

• Fiquei muito impressionada com a quantidade de restaurantes legais na praia. Comemos bem todos os dias, há várias opções de pizzas fininhas, hamburguer, pratos thai, sushi, mas a culinária baiana não é abundante. Veja post com várias dicas de locais para comer em caraíva

• Os preços são salgadinhos, (embora não chegue) perto da badalada vizinhas Trancoso. Vale lembrar que tudo que é vendido na praia, precisa vir de barquinho, e isto de tem um custo.

• As ruas são todas de areia, de dia não vale a pena caminhar por dentro da vila porque é muito quente (não tem a brisa da beira do mar). Em compensação, de noite, as crianças saiam com lanternas na mão e o passeio virava uma brincadeira muito divertida!

• Todo o lixo da praia também sai de barquinho, a associação que cuida da praia é super ativa, cuida da limpeza e barulho.

• Durante a alta temporada o uso da energia é maior do que sua capacidade e muitas vezes a eletricidade de toda a praia cai. Quando isto acontece quase todas as pousadas ficam sem ar condicionado e mesmo mercados e restaurantes podem ficar sem luz nem para geladeira/ freezer. Isto aconteceu quando a gente estava lá (no Ano Novo), acredito que na baixa temporada aconteça muito pouco.

Centrinho de Caraíva

Passeios em Caraiva

As crianças AMAM ficar brincando nas águas do rio. Dependendo da hora do dia, há correnteza para um lado ou para outro e isto garante a diversão por horas! A água do mar é mais agitada, principalmente se a maré estiver cheia. Na maré baixa se formam algumas piscinas naturais, pertinho do encontro com o rio.

Fizemos 4 passeios durante nossa estadia:

• Corumbau:

IMPERDÍVEL! A água do mar é bem mais tranquila, ainda mais azul. Há diversos restaurantes / bar que servem de apoio. Vale a pena chegar cedo para pegar um bom lugar. Embora muita gente faça este programa, mesmo quando os restaurantes estão cheios, a praia é relativamente vazia. Quem vai de buggy precisa atravessar um pequeno rio e caminhar cerca de 10 minutos, também é possível ir de barco. Nós fomos de buggy, curtimos a caminhada e na volta as crianças ficaram brincando um pouco na água do rio (deliciosa).

Corumbau

• Descer o rio de Boia

Um barco (lancha) leva as pessoas até em cima do rio, a descida é feita em camaras de pneu e dura cerca de 30 minutos. É um passeio tranquilo e agradável, não tem cachoeiras, nem corredeiras. Nós fizemos uma versão mais curta pois fomos almoçar e acabou ficando muito quente.

Descer o Rio de Boia

• Corais de Tatuassu (ou Tatuaçu)

Um pouco afastado da orla, ficam os corais de Tatuassu. Fomos até lá pois queria ver as tartarugas marinhas. Vimos poucas e de longe, mas durante o mergulhos (de superfície com snorkel) vimos muitos peixes e corais muito bonitos.

 

• Praia do Espelho

Eu queria ir para Praia do Espelho caminhando, mas me desaconselharam porque o horário que a maré estava baixa, o sol estava muito quente (são 9 km). Então fomos de carro e passamos o dia  lá! A praia é uma das mais bonitas do Brasil e realmente é belíssima, perfeita para crianças e agora está cheia de pousadas e restaurantes.

Praia do Espelho - Bahia

 

Dica: para contratar os passeios, há uma associação de barqueiros na beira do rio, o sistema é feito de maneira que todos os barqueiros trabalhem (existe uma fila) e a contratação as vezes é um pouco confusa… é importante ir com paciência. Para fazer o passeio de boia, consulte a maré para saber o melhor o horário e chegue cedo!

Hotéis e Pousadas em Caraíva

Nós ficamos na Pousada Terra e foi muito bacana. Ainda vou fazer um post sobre nossa estadia e sobre as outras opções de hospedagem em Caraíva.

Muro pintado pela artista Duca

Como chegar em Caraíva

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro (que tem vôos diretos para diversos destinos no Brasil). São 2 horas e meia de viagem, parte dela é feita em estrada de chão. Mas não desanime, vale a pena!

Nosso transfer foi com o João, ele é muito atencioso! Recomendo (73) 9963 6193

Rio Caraiva

 

Caraíva é uma das praias que está no guia Praias do Nordeste com Crianças (recém lançado). No guia há várias decias de hotéis e restaurantes de Caraíva e outras 200 prais do nordeste.

praiasdonordestelivro

Leia também:

Onde ficar em Caraíva: Pousada Terra

Onde comer em Caraíva

Arraial d’Ajuda Eco Resort

Eco Parque Arraial d’Ajuda

As Melhores Viagens com Crianças: Trancoso

Dicas de Praias na Bahia

 

 

 

 

 

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

4 comentários


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi Liliane, acho que dá, mas é outro caminho (um vai por cima e outro por baixo). Depende muito do teu tempo e do teu roteiro. Se for e carro, perfeito!

  1. ResponderWilson Ramos

    Oi, Patrícia, tudo bom?
    Gostei do seu post sobre Caraíva, mas lendo aqui e em outros lugares, fiquei com uma dúvida: será que Caraíva é legal pra ir com uma criança de 3,6 anos? Falo isso pq ele não aguenta fazer longas caminhadas, por exemplo.
    Parabéns pelo blog e tb pelo livro.


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi! Neste caso seria legal ficar em um hotel mais próximo do centrinho. Mas talvez seja melhor esperar ele crescer um pouquinho, vocês vão aproveitar mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *