O Delta do Parnaíba fica entre os estados do Maranhão e do Piauí e é formado por mais de 70 ilhas. A base para explorar a região é a cidade de Parnaíba. O Delta faz parte da Rota das Emoções – um roteiro que vai dos Lençois Maranhenses até Jericoacora, muito procurado por turistas, principalmente estrangeiros. É um excelente destino para quem curte natureza e ecoturismo.

Delta_do_Paranaibadelta

Nós ficamos hospedados na praia de Barra Grande (Piauí) (aliás uma praia que eu adorei!) e optamos por fazer uma day trip (saímos do hotel de manhã e voltamos no fim do dia). Contratamos uma van para fazer o passeio. Como estávamos em 10 pessoas, valeu a pena.

Porto para embarque Delta Parnaíba

Passeio pelo Delta do Parnaíba

O passeio pelas águas do rio dura cerca de 8 horas. Os barcos saem do Porto dos Tatus, um local bem simples, na cidade de Parnaíba e pode ser feito em barcos coletivos regionais com capacidade para 60 pessoas ou lanchas voadeiras para grupos menores. Nosso barco era pequeno (coberto) e estava só nossa família (10 pessoas), o que nos dava certa liberdade para pedir algumas paradas para fotos ou para mais explicações sobre algum detalhe. A navegacão é pelo rio, manguezais, igarapés. O ecossistema é grandioso, com muitos pássaros e animais marinhos.

Manguezal

As crianças curtem bastante, o condutor do barco também é um guia que conta muitas curiosidades e explica sobre a vida na região. Entra de pé descalços no mangue e pega caranguejos com muita destreza. Um dos pontos altos do passeio é a parada estratégica nas dunas, onde podemos caminhar, brincar e tomar um banho de rio delicioso.

barcoDelta

Na volta, paramos para almoçar em um restaurante que fica na beira do rio, no estado do Maranhão. O local é bem simples, mas tem detalhes charmosos. O prato principal é a caranguejada e a comida é muito gostosa. Não adianta ter pressa, a intenção é curtir a parada. Há bastante espaço para as crianças brincarem.

Nos passeios nos barcos coletivos geralmente estão incluídos almoço, frutas e água.

RestauranteRESTAURANTE NO DELTA DO PARNAÍBA

Casa de Caboclo

Ilha das Canárias – Araioses

Na divisa entre Maranhão e Piauí

(86) 9993-6178

www.casadecaboclo.com

Dicas

• É imprescindível levar muita água mineral, boné e camiseta, pois faz muito calor!

• Há uma parada para o almoço.

• É importante observar os horários dos passeios, eles devem acontecer com a maré baixa, quando é possível apreciar mais detalhes.

Contratamos o passeio em uma agência de turismo no Porto das Barcas em Parnaíba. No Porto das Barcas fica a região histórica da cidade, onde há lojinhas e pequenos restaurantes com arquitetura colonial.

Parnaiba

Leia outros posts de passeios que fizemos nesta viagem:

Parque Nacional de Sete Cidades – Piauí

Praia Barra Grande (Piauí) com Crianças

Barra Grande (Piauí): Restaurantes e hotéis

Restaurantes em Jericoacoara (Ceará)

Outros destinos de Ecoturismo

Flutuação em Bonito – um dos melhores mergulhos que já fiz

Hotel no Pantanal com Crianças: Xaraés

Amazônia com Crianças

Cânion do Xingó

Crianças Delta do Parnaíba

4 COMENTÁRIOS

  1. Patrícia, adorei o relato.
    Você acha que o delta do Parnaíba é uma viagem possível para um bebê com quase 2 anos? Eu imagino que seja puxado. Como estamos morando em |Teresina neste ano, queríamos aproveitar para conhecer, mas estou em dúvidas se será mais perrengue do que alegria rs
    (somos super tranquilos para viajar com ele, mas como se trata de um destino mais contemplativo, com passeios de lancha, etc, estou com mtas dúvidas)
    obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here