Em setembro, venta bastante em Búzios. É o mês mais frio do ano por lá. Ainda é inverno, sim, mas, em terras fluminenses, a realidade dessa estação é bem diferente da que, nós, Curitibanos, enfrentamos no sul. Então, como nossa estadia seria breve na terra da Brigitte Bardot – apenas 3 dias para o 1º Encontro de Blogueiros de Viagem em Família – decidimos fazer o passeio de escuna da Porto Veleiro Búzios.

IMG_20160903_125644459

Passeio de Escuna

Optamos pelo roteiro que abrange 12 praias, 3 ilhas e 3 paradas para mergulho. A duração é de duas horas e meia, o que consideramos ok, já que estávamos com o Francisco, de três anos. A estrutura é boa, com banheiro, música, ducha de água doce, máscaras, snorkels e poolnoodles, mais conhecidos como macarrão.

Para chegar no local do embarque, na Praia de Armação, é muito simples. É que os serviços da Porto Veleiro são voltados às pousadas e agências de turismo. Assim, às 9h45 da manhã, saímos da Pousada Corais & Conchas com o Shuttle Service, micro-ônibus que leva os hóspedes aos principais pontos turísticos da cidade em diferentes horários, diariamente e de graça, mediante apresentação da nota fiscal dos estabelecimentos credenciados.

IMG_1108

A bordo, passamos por Ossos, Azeda, Azedinha e João Fernandes, onde foi nossa primeira parada. Francisco se preparou para mergulhar, claro, todo animado com seu macarrão, mas, quando o dedinho encostou na água, beeem gelada, preferiu ficar no colo quentinho da mamãe (boa desculpa para eu não ter que passar frio no mar 😍). Já o  Henrique aproveitou a vista submersa e se divertiu. A parada leva cerca de 15 minutos, e mesmo com a ventania, muita gente nadou bastante!

20160903_110247

Depois, seguimos em direção à João Fernandinho, Ilha Branca e Ilha Feia (que de feia não tem nada) para a segunda parada. O pessoal continuava se divertindo, mas o Henrique, dessa vez, preferiu tomar uma cerveja. Aliás, tem diversas opções de bebida na escuna, alcoólica e não alcoólica. Francisco, à essa altura, estava “desmaiado”. É que, realmente, o balanço da escuna, a paisagem paradisíaca e uma musiquinha ainda… são um convite ao soninho. Tartaruga foi a próxima parada e depois passamos por Virgens, Amores Canto, Ilha do Caboclo, Orla Bardot e Armação, onde desembarcamos.

IMG_1133

Quatro tripulantes animadíssimos conduzem a viagem e explicam as curiosidades do roteiro. Um deles também é o encarregado de registrar os melhores momentos, e, de câmera nas mãos, vai surpreendendo os passageiros com seus cliques. Ao final do passeio, quem tiver interesse pode adquirir as fotos personalizadas em um CD com imagens de Búzios. Custa R$80.

Em terra, a estrutura do cais também é bem completa, com banheiros, lojinha, informações turísticas e restaurante. Detalhe importante: crianças até 6 anos acompanhadas dos pais não pagam.

Adoramos o passeio. É verdade que talvez no verão essa atividade seja ainda melhor, afinal, com calor os mergulhos são deliciosos, né? Mas pra quem preferir desfrutar de Búzios na baixa temporada, indicamos o passeio, sim. Uma ótima oportunidade para quem vai ficar pouco tempo na cidade e para ter uma noção geral de todas as praias paradisíacas que podem ser visitadas. As crianças se divertem muito, e até o Francisco que curtiu metade do passeio dormindo, saiu do barco feliz da vida e pedindo pra voltar “amanhã”.

IMG_1148

Obrigada Búzios Convention Bureau pela recepção e Pousada Corais & Conchas pela estadia!

Blogs participantes do 1º Encontro de Blogueiros de Viagem em FamíliaCariocando por aíVou ViajarRio com criançasViajando por aíViagens que sonhamosClube de viagens momsVida de viajeteViajo com filhos.

Leia também:

Pousada Corais e Conchas em Búzios

Búzios com Crianças

Mariana Leodoro é a mãe do Francisco, de três anos, e editora de conteúdo da Pulp Edições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here