10 praias de Santa Catarina com crianças

10 praias de Santa Catarina com crianças

Dos três estados do sul do Brasil, Santa Catarina é o que tem o litoral mais bonito. São cerca de 530 quilômetros de praias, ilhas, baías e enseadas com natureza exuberante e muitas opções de lazer e turismo. Há desde praias com muita estrutura, como Balneário Camboriú e a capital Florianópolis até prainhas quase desertas, escondidas entre montanhas. Ou seja, tem opções para todos os estilos de família. Selecionamos 10 praias de Santa Catarina para curtir com as crianças nessas férias.

Penha – Beto Carrero

Penha é formada por quase 20 praias que variam entre calminhas sem onda para mar aberto, ideal para a prática de surfe, windsurfe e outros esportes. Há bons hotéis, excelentes restaurantes e até alguns pontos turísticos (como a Capela de São João Batista, construída em 1759). Mas o que torna esse lugar especial para as crianças é o Beto Carrero World. Se a sua ideia para as férias é conhecer esse parque temático, se hospedar em um hotel ou alugar uma casa por lá pode ser uma ótima ideia. Algumas das praias mais conhecidas são Armação, Praia do Trapiche, Praia do Quilombo, Prainha e a Praia do Meio.

 

Beto Carrero

Beto Carrero World

197 km de Curitiba

116 km de Florianópolis

Onde ficar: Pousada Canto da Vigia

Balneário Camboriú

Famosa pela sua vida noturna, é a praia mais agitada e (ao lado de Florianópolis) a que tem mais estrutura no litoral de Santa Catarina. Uma pequena cidade com shoppings, cinemas, restaurantes de todos os estilos, comércio intenso, bons hotéis e várias opções de lazer, como o Parque Unipraias e Acqualândia. Um grande calçadão e uma ciclovia acompanham toda a orla, lugar preferido dos turistas que visitam a região. Também é uma ótima opção para quem vai ao Beto Carrero. Além da praia principal, mais agitada, há várias outras praias na região, como a Praia das Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho.

 

Hotel com crianças Resort Infinity Blue Balneário Camboriú Piscina

Infinity Blue Resort & Spa

 

35 km do Beto Carrero World

83 km de Florianópolis

222 km de Curitiba

Onde ficar: Infinity Blue Spa & Resort

Outros posts:

Como chegar no Beto Carrero World 

Beto Carrero com Crianças Pequenas 

Porto Belo

Praia de águas calminhas, perfeita para o banho de mar das crianças. Conhecida como a Capital Náutica de Santa Catarina, reúne apaixonados por veleiros, lanchas e iates que se reúnem na Praia do Caixa d’Aço. Também um ótimo lugar para mergulhar, especialmente na região próxima a Ilha de Porto Belo, que abriga uma rica biodiversidade marinha. Tem um centrinho tranquilo, com bons restaurantes, sorveterias e algumas lojinhas.

 

PortoBelo 

250 km de Curitiba

68 km de Florianópolis

29 km de Balneário Camboriú

Onde ficar: Hotel Morro do Sol

Bombinhas

Formada por 39 praias, é a melhor região para mergulhar de Santa Catarina. Algumas praias têm acesso apenas por trilhas ou pelo mar, outras são mais estruturadas, com hotéis e restaurantes. Um dos programas que as crianças mais curtem na região são os passeios de barco.

bombinhasaguacristalinanadar2-300x225

257 km de Curitiba

75 km de Florianópolis

37 km de Balneário Camboriú

Onde ficar: Vila do Farol

Outros posts 

Férias em Canto Grande, Bombinhas 

Zimbros – Bombinhas

É uma das praias de Bombinhas, bem calminha e cercada de montanhas. O mar parece uma piscina e é uma delícia para crianças pequenas. O ideal nessa praia é alugar uma casa na beira da praia. Como a faixa de areia é pequena, normalmente o mar é uma extensão da sala.

  ZIMBROS

259 km de Curitiba

73 km de Florianópolis

40 km de Balneário Camboriú

Onde ficar: Pousada Oceânica

Outros posts 

Férias em Zimbros 

Daniela – Florianópolis

É uma das melhores praias de Florianópolis para quem vai com as crianças. São três quilômetros de praia sem ondas e uma larga faixa de areia que funciona quase como um imenso playground para as crianças. Ideal para quem quer tranquilidade e não faz questão de sofisticação.

 

Daniela_Florianopolis 

26 quilômetros do centro de Florianópolis

Praia do Forte – Florianópolis

Também fica no norte da Ilha, ao lado de Daniela. É uma das praias mais tranquilas da cidade, muito frequentada por famílias, em busca de águas calmas e uma grande faixa de areia. A praia tem esse nome pois está próxima à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, um antigo forte do século 18 que pode ser acessado facilmente a pé por meio de uma trilha.

 

PraiadoForte

25 quilômetros do centro de Florianópolis

Onde Ficar (Daniela e Praia do Forte): Pousada dos Artistas

Campeche – Florianópolis

Essa praia fica no sul da Ilha e não tem o mar tranquilo. Pelo contrário, é uma das melhores praias da região para a prática do surfe. Mas é o lugar perfeito para quem gosta de ecoturismo: dunas, vegetação rasteira, tudo muito bonito e preservado! Nos meses de setembro e outubro não é raro avistar baleias e golfinhos por lá! Os macaquinhos pendurados nas árvores são a atração preferida da criançada! Em frente à praia do Campeche tem uma ilha muito bonita, onde é possível ir de barco.

Campeche

12 km do centro de Florianópolis

311 km de Curitiba

468 km de Porto Alegre

Onde ficar: Hotel São Sebastião da Praia

Outros posts

As melhores viagens com crianças: Florianópolis 

Governador Celso Ramos

Essa península, formada por 23 praias, é um dos recortes mais bonitos do litoral catarinense. Tem praias para todos os gostos, com águas calmas e com ondas fortes. A praia de Palmas é uma das que tem melhor estrutura. Outras, como Ilheus e Bananeiras são completamente desertas. Tem ainda a reserva biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da fauna e da flora, o que a torna um dos melhores locais para mergulho do país e moradia de uma centena de golfinhos tucuxis. Na Ilha de Anhatomirim fica a Fortaleza de Santa Cruz, que completa o conjunto de fortes portugueses da Ilha de Santa Catarina.

Palmas_GovernadorCelsoRamos

Praia de Palmas

48 km de Florianópolis

282 km de Curitiba

62 km de Balneário Camboriú

Onde ficar: Águas de Palmas Resort

Praia do Rosa

Essa é a praia mais bonita da região de Ibiraquera. Embora tenha excelentes hotéis e restaurantes, não é ideal para quem tem filhos pequenos. Por ter mar com muitas ondas e acesso a praias por trilhas nos morros, é uma dica para quem tem filhos crescidos, que gostam de uma aventura e curtem o contato com a natureza. Entre setembro e novembro o programa mais bacana é observar as baleias que vão dar cria e amamentar seus filhotes. Se for com bebês ou crianças pequenas, escolha um hotel pertinho da praia, com estrutura.

VillagePraiadoRosaVista-770x510

Village Praia do Rosa

 

391 km de Porto Alegre

84 km de Florianópolis

367 km de Curitiba

Onde ficar: Village Praia do Rosa

Outros posts 

Férias na Praia do Rosa 

Fernanda Ávila é jornalista, autora do Guia Nova York com Crianças, e mãe da Marina (13) e Olivia (7). Morou em Nova York e Lisboa e é sócia da Pulp Edições.

Ver meus outros posts

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *