Cafayate com crianças (Argentina)

Cafayate com crianças (Argentina)

Cafayate é um cidade pequena e super simpática, no norte da Argentina. Ela está se tornando cada vez mais conhecida pois lá estão muitas vinícolas e a produção de vinhos bons cresce a cada dia! A região é belíssima: cercada de cerros e montanhas com formações inusitadas, cactos se misturam com parreiras e o céu é azul o ano todo. No centrinho da vila fica a praça principal e ao redor dela ficam a catedral, muitas lojinhas com vinhos excelentes, bares, alguns restaurantes e algumas bodegas (vinícolas) que podem ser visitadas.

Quebrada de las Conchas

Além da cidade e das vinícolas, outras grandes atrações da região são as próprias estradas que ligam Cafayate a Salta (Ruta 68) e a Cachi (Ruta 60). Na  Quebrada de las Conchas (Ruta 68) as formações rochosas avermelhadas, esculpidas pelo tempo e pelo vento que são de tirar o fôlego. Fizemos várias paradas para tirar fotos e apreciar. As principais formações são a Garganta do Diabo, a Catedral e o Sapo.

Onde ficar em Cafayate

Vale a pena dormir em Cafayate para poder fazer passeios, conhecer as vinícolas e fazer degustação de vinho. Há diversas opções de hospedagem, das mais simples as mais sofisticadas. Nós nos hospedamos no Altalaluna, um hotel boutique que fica em um casarão colonial lindo na base das montanhas em Tolombon – um vilarejo vizinho que já foi muito importante na região. Os quartos, amplos e confortáveis, tem vista para os parreirais. A piscina é ótima mas fomos no inverno e, apesar do dia ensolarado, não fazia tanto calor e acabamos não aproveitando.Altalaluna Cafayate

Altalaluna vinhedos

O programa que as crianças mais gostaram foi a cavalgada que fizemos a partir do hotel, morro acima. Passamos pelos vinhedos e chegamos até a sítios arqueológicos onde estavam antes tribos indígenas locais.

cafayate_cavalgadacavalo_cafayate

 As vinícolas ou bodegas

Há diversas vinícolas em Cafayate, algumas tem sede também em Mendoza. Várias delas podem ser visitadas. Algumas das mais conhecidas são Etchart e a Bodega El Steco. Nós fomos conhecer a Piatelli. O processo de armazenamento dela é bastante mecânico (e moderno), diferente das que eu conhecia. O passeio foi relativamente rápido e achei que as criancas aproveitaram bastante.

bodega Piatelli - CafayateO almoço no restaurante da Piatelli foi o melhor de toda a viagem pelo norte da Argentina. Comemos alguns pratos da culinária local como o humita estavam MUITO bem preparados. Recomendo. O trio de dulce de lecthe de sobremesa é inesquecível. Há opções de menu infantil no cardápio.

Piatelli

O principal vinho da região é o Torrontes.

Como chegar em Cafayate

A cidade fica a 170  quilômetros de Salta e a estrada, a Ruta 68, entre as duas é uma das mais bonitas das fantásticas da região com paisagens de tirar o fôlego!

Estrada Cafayate - Salta (Argentina)

A Ruta 40, entre Cafayate e Cachi tem formações rochosas ainda mais bonitas, mas não é asfaltada e portamos por ir para Cachi por outra estrada (a partir de Salta).

vila Cafayate

 Leia também:

Purmamarca e o cerro de los 7 colores

Salinas Grandes (Argentina)

Roteiro pelo Norte da Argentina de carro

 

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *