Roteiro 4 dias Cusco e Machu Picchu com crianças

Roteiro 4 dias Cusco e Machu Picchu com crianças

Eu e a Pati adoramos viajar com as crianças, este ano resolvi viajar sozinho com meu filho e com minha afilhada (ele com 13 e ela com 12) para o Peru e realizar meu sonho de conhecer o Machu Picchu com crianças. A experiência foi perfeita. Dividindo a família, achei que eu pude conversar mais com ele, dar mais atenção e pudemos caminhar muito sem pensar na Luli que ia cansar mais.

Machu Pichu com criançasA viagem pro Peru é muito tranquila, nós saímos de Curitiba as 6:00h da manhã e almoçamos em Cusco as 14:30h. Claro que tem um fuso horário de 3 horas. mas mesmo assim deu pra almoçar e aproveitar a cidade de Cusco a tarde inteira.

Peru

Dica:

Comprei os ingressos do Machu Picchu e as passagens de trem todas online antes de viajar. O importante é trocar os vouchers por tickets para o Machu Picchu no Bureau Peru de Turismo – tem em todos do Perú e em vários lugares turísticos das cidades.

Para os trens, eu comprei Perurail, os voucher tem que ser trocados até uma hora antes da partida em um dos sales points da empresa. A Perurail  manda emails para vc dando endereços e horários de funcionamento.

horario do trem

Cusco – dia 1

Quando chegamos a Cusco, deixamos as malas no hotel e fomos direto almoçar Papachos, que fica na Plaza de Armas. A hamburgueria do Gaston Acurio, um dos chefs Peruanos mais premiados e famosos no mundo tem hamburguers pra todos os gostos, eu comi um com abacate, pimenta, banana e ovo, as crianças comeram um mais básico. São 16 opções da casa e mais algumas opções vegetarianas e ainda pratos, porções e sobremesas. Os drinks de lá também são uma delícia.
Já de barriga cheia fomos ao Museo Inka, que fica bem perto da Plaza de Armas pra conhecer um pouco da historia Inka, pré Inka e da colonização espanhola, coisas que iríamos ver nos próximos dias. esse Museu tem algumas múmias que as crianças adoram. Depois passeamos um pouco pela praça e fomos a pedra de 12 ângulos que ficava bem perto do hotel.
CuscoFim da tarde era a hora que eu dava de descanso para os adolescentes que estavam loucos por um wi-fi.
Em Cusco ficamos no Hotel Kori Gems Inn, um hotel bem pequeno de apenas 6 quartos e muito charmoso. Fiquei num quarto com uma cama de casal e um banheiro no andar de baixo e as crianças no mezzanino com 2 camas de solteiro. (O hotel também tem opção de quartos quádruplos)
De noite fomos jantar no Pacha Papa um restaurante com comidas e músicas típicas Andina e fica no Barrio San Blas, Bairro dos artista e artesãos de Cusco.

Cusco com crianças – dia 2

No dia seguinte acordamos cedo e fomos conhecer os Sítios Arqueológicos que ficam ao redor de Cusco. Como estava eu e 2 adolescentes optei em fazer tudo a pé. Foi um pouco puxado pra eles, mas valeu a pena. Tem a opção de fazer de taxi ou a cavalo.
Saímos do Hotel e fomos até Sacsayhuaman que  é uma fortaleza inca, hoje em ruínas, localizada dois quilômetros ao norte da cidade do Cuzco. Lá da fortaleza tem uma vista linda da cidade. De lá andamos mais 4 km  até Qenko que era o lugar de ritos e um anfiteatro Inka.Sitios Arqueologicos Cusco - Peru
Para Puka Pukara e Tambomachay pegamos um ônibus de linha que custou 1 Sol por pessoa. Puka Pukara são ruinas militares Inkas e tem um tunel que vai de lá até a catedral de Cusco e Tambomachay são ruínas que era como um Spa Inca com banhos quentes.
Uma coisa bem engraçada que aconteceu e as crianças acharam divertido é que a mesma curiosidade que temos com os Inkas, eles tem com a gente também. A comunidade da região dos parques fazia fila pra tirar fotos com meu filho e afilhada. Era muita gente.
Para esses 4 Sitios Arqueológicos eu comprei um Ticket de 140 Soles (adulto) e 130 Soles (adolescentes) e esse ticket dá direito a mais alguns Museus e as ruinas de Morai.
Na volta pegamos o mesmo ônibus e dessa vez descemos perto da Plaza de Armas. Ainda deu tempo de ir na Catedral e a Iglesia de la Compania de Jesus, ambas na Plaza. Na Catedral te um pintura da Santa Ceia com um Cuy de prato principal ( porquinho da India muito apreciado na culinária Peruana ).
Fomos almoçar num restaurante Italiano chamado Incanto na Plaza de armas. Existem varias pizzarias e restaurantes italianos em Cusco para quando cansar do tempero andino.
Depois do almoço fomos Museu de Sitio de Qoricancha que tem um grande gramado pra descançar, e fazer um piquenique. Depois fomos ao Mercado Central de San Pedro.  Ficamos pouco tempo lá, estávamos cansados das caminhadas do dia, tomamos um suco de laranja  e fomos de taxi para o hotel para descançar.
De noite reservei uma mesa no Chicha. Restaurante do Gaston Acurio. Foi muito gostoso, comemos Cuy, Ceviche e carneiro. Tudo perfeito. Fomos dormir cedo tínhamos o dia mais importante da viagem a seguir e ia ser cansativo.Trem Peru (Cusco - Aguas Calientes)

Cusco/Machu Picchu com crianças – dia 3

Acordamos bem cedo e tomamos café da manhã, nosso trem para Águas Calientes saía as 6:30h e tínhamos que estar na estação 30 hora antes. A estação de trem de Poroy fica 40 minutos de taxi do centro de Cusco. O hotel nos deu para viagem sanduíches, frutas e sucos. Viajar de trem no Perú é muito legal. O trem que pegamos (Vista Dome) tem vidro no teto e dá pra ver todas as montanhas muito altas do caminho inclusive a Salcantay que é um pico da Cordilheira dos Andes localizado no Peru. Atinge os 6271 m de altitude e está sempre coberta de neve.
A viagem de trem dura 4 horas e tem serviço de bordo. Quando chegamos em Águas Calientes, última cidade antes do Machu Picchu. Deixamos as malas no Hotel que iriamos dormir a noite e fomos pra imensa fila para pegar o ônibus para subir até o Machu Picchu. Existe a opção de deixar as malas no locker na estação de trem pra quem não vai dormir em Aguas Calientes.Machu Picchu com Crianças
A chegada na montanha é de perder o fôlego, não só pela subida mas pela beleza do lugar, essa foi minha segunda vez no Machu Picchu e não foi menos emocionante. Foi lindo ver os rostinho das crianças vendo aquela cidade, naquela lugar. Inexplicável!!!!
Andamos muito durante o dia todo, paramos algumas vezes pra comer os sanduiches que o hotel havia nos dado e brincar com as llamas. Fui até a porta do Sol, que fica 1h e meia de morro acima. A vista é ainda mais linda. É por ali que chegam as pessoas que fazem a trilha Inca de 4 dias, é tipo um presente pra quem caminha 4 dias!!!!
Não comprei a entrada pra Wayna Picchu que fica dentro do parque e são 3 horas subindo e 3 descendo. Vai ficar pra próxima.
Dentro do parque não tem nada pra comprar e não tem banheiro então vea preparado e se quiser ir ao banheiro tem que andar até a entrada do parque.
 Lhamas - Peru com criancas
Dá pra is ao Machu Picchu de varias maneiras:
• a trilha Inka que dura 4 dias e sai perto de Ollantaytambo e chega na porta do sol com a vista mais linda da montanha
• a pé de Aguas calientes mais ou menos 2h e meia dependendo do ritmo ou
• de onibus como eu fiz.
Voltamos de ônibus pro Hotel Panorama que tem vista pra montanha do Machu Picchu. O quarto tinha 3 camas de solteiro.
Aguas Calientes dá a impressão que foi construida pro turismo, pra ser base do Machu Picchu. É bem pequena e é cheia de lojas de artesanato, prata… Fomos jantar no Indio Feliz. Um restaurante bem engraçado e uma comida boa. Vale muito a pena, foi divertido.

Machu Picchu/Cusco – dia 4

Saímos as 8:30h de Aguas Calientes de trem para Ollamtaytambo. Ultimo dia de viagem, pegamos um táxi e fomos pro aeroporto em Cusco. No meio do caminho paramos ainda nas Ruinas de Morai que era um centro de estudo agrícola dos incas e nas Salinas de Maras. As 19h pegamos o voo pra Lima. Lima-São Paulo foi noturno e chegamos em Curitiba 13:00h muito cansados mas muito felizes pela viagem.
Salinas Maras -  Vale Sagrado (Peru)
Veja os outros posts da nossa outra viagem para o Peru:

 

Nuno Papp é fotografo, pai do Pedro e da Luiza e casado com a Patricia, uma das autoras deste blog.

Reserve seu hotel pelo Booking

3 comentários

  1. ResponderLiliane Inglez

    Tenho muita vontade de conhecer, mas confesso que tenho um pouco de medo dos efeitos da altitude, em Cuzco. Pelo jeito, as crianças levaram de boa, né? Penso em ir com o Léo, que estará com 9 anos em 2017. Acho que dá pra encarar, né?

    1. ResponderViajo com filhos

      O que me explicaram na viagem para o norte da Argentina (onde a altitude era semelhante a de Cusco) é que a altitude afeta a pressão e a pressão das crianças ainda é bem instavel, por isto elas não sentem o mesmo que os adultos. O Pedro e a Alice não tiveram problemas 😉

      De qualquer maneira, pergunte para o pediatra do Leo, para saber qual a opinião dele! beijos

  2. ResponderJuvenal - Viagens Machu Picchu

    que bacana que a sua viagem para nosso pais foi tranquilo e levando varias experiencias
    só para ajudar e informar que as companhias aéreas que prestam voos regulares partindo do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) para o Peru são: TAM, LAN, AVIANCA e TAME (Companhia Equatoriana). As companhias mencionadas acima oferecem voos regulares com alguns diferencias aconselhamos consultar a companhia escolhida.
    Os aeroportos e companhias aéreas do Brasil que brindam voos diretos ao Peru (Aeroporto Internacional de Lima)
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *