Uma das atividades mais legais que fizemos em Bolonha foi visitar a Carpigiani, onde a Luiza aprendeu, na prática, um receita de sorvete artesanal, o chamado gelato. A maioria das crianças ama sorvete e a Luiza é uma delas. Imagina a alegria dela aprendendo a fazer gelato, o autêntico sorvete italiano!!!

Carpigiani museum gelato

A Carpigiani é uma fábrica de equipamentos para sorvetes que também é um museu (Gelato Museum) e uma escola (Gelato University) – onde são realizados treinamentos para pessoas do mundo inteiro.

 

O museu do sorvete – Gelato Museum

gelato museum Carpigiani

A visita começou com o museu, que  mostra toda a história do sorvete artesanal: como ele surgiu (muito tempo atrás, a neve era usada como gelo!!!), com era o processo no início, quais as primeiras máquinas que facilitaram o processo. Depois conhecemos as instalações da Gelato University e finalmente fomos para a lojinha onde aprendemos a diferença entre gelato e sorvete e finalmente aprendemos a fazer o tradicional gelato.

Gelato University Carpigiani

Gelato, sorvete e sorbet

O gelato é aquele sorvete super refrescante italiano. A grande diferença entre um gelato italiano autêntico e um sorvete é a composição. O gelato tem entre 0 e 8% de gordura e o sorvete, entre 10% e 18%. Outra diferença é que, depois de pronto, para não derreter, o sorvete precisa ser mantido em temperaturas mais baixas do que o gelato. Para o gelato ficar cremoso o segredo é a incorporação ar e o processo de resfriamento. O que quer dizer isto? Que precisa bater bastante! Lá na Carpigiani aprendemos a fazer isto de uma maneira simples e caseira.

Receita de sorvete de frutas autêntico italiano, o gelato

aula des orvete

1 xícara de suco de fruto concentrado (sugestões: morango, maracujá, uva, cajú)

1 xícara de açucar

1 xícara de água

Em um bowl (travessa funda redonda de metal) coloque gelo picado ou moído. Posicione um outro bowl menor, mas do mesmo formato, no centro do gelo. Ele tem que ter gelo em todo o seu redor (Vendo a foto fica mais fácil entender).

Coloque os ingredientes dentro e bata a mistura com um fuê (fuet ou foe) até ele ganhar consistência. Depois é só refrigerar.

É bem simples, o único é que demora para ele ganhar consistência e a mão cansa!

Fizemos o gelato na Carpigiani e depois fizemos em casa e deu certo. Só achamos que podemos usar menos açucar!

certificado
Obrigada, Michela

Dica: o gelato deve ser consumido em seguida, não fica bom se fica no freezer por muito tempo

Como chegar na Carpigiani

A fábrica da Carpigiani existe desde 1946 anos e fica um pouco fora do centro de Bolonha, mas é super fácil chegar lá. O ônibus que sai da estação central, chega em menos de 30 minutos.

Quer aprender a fazer gelato na Itália? As aulas duram entre 1h30 e 2h30, veja aqui: http://www.gelatomuseum.com/en/book-your-gelato-experience

Carpigiani – via Emilia, 45
40011 Anzola dell’Emilia – Bologna

carpigiani

 

Esta visita fez parte do programa Blogville

 

Veja os outros posts da nossa viagem para a Emilia Romanha!

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei dessa descrição de passeio e receita. Vou tentar fazer em casa, pergunta: se triturar o gelo no liquidificador é possivel fazer o gelato tranquilamente? Fica igual? Haveria mais alguma fonte de informações sobre essa receita?
    Obrigada 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here