Gouda, a cidade do queijo na Holanda

Gouda, a cidade do queijo na Holanda

Toda a viagem tem uma cidade que surpreende e marca. Na nossa viagem de barco pelos canais da Holanda, a cidade que me encantou foi Gouda.

Eu amo queijo e sempre gostei muito do queijo gouda (aquele com a casca bem amarela). Para falar a verdade, não imaginava que um dia conheceria a cidade de onde ele vem.

Gouda é toda bonitinha, lembra muito Amsterdã, com muitos canais, pontes e bicicletas por todos os lados. Mas é muito menor e mais tranquila. O grande destaque de Gouda é a praça central Markt, cercada de construções dos séculos XIV e XV.

O que fazer em Gouda

Ao redor da praça ficam vários prédios que são marcos da cidade. O prédio onde funciona a prefeitura é um dos mais icônicos e foi construído em 1450. Na casa onde os queijos eram pesados, construída em 1667, hoje funciona uma loja de artesanato e um museu que explica sobre a produção artesanal de queijos. A igreja Sint Janskerk também fica ali.

Uma das maiores atrações de Gouda é o mercado ao ar livre que acontece as quintas-feiras de manhã. Este mercado é quase uma festa na cidade, com música, dança e muito queijo! São feitas algumas apresentações, onde os personagens vestidos com trajes típicos, encenam o leilão feito entre produtores e feirantes, na compra do queijo.

Outra guloseima que tem origem na idade é o stroopwafle, uma bolachinha bem fininha recheada com caramelo que eu AMO e é bem cara no Brasil! Na Holanda a tradição é comer o stroopwafle com chá!

 

Onde comer

O Restaurante Koeien en Kaas (Steack & Cheese) é delicioso, charmoso e fica em um antigo celeiro. Alguns dos destaques são as carnes e o foundue de queijo. Fica praticamente na praça central e não abre na hora do almoço!

Ao redor da praça Markt há várias opções de locais para almoçar, a maioria é bem turista (e bem lotada). Alguns são bem práticos, como o The Place – uma espécie e buffet onde cada um paga o que consumir.

Como Chegar em Gouda

Nós fomos de barco, atracamos na marina e passeamos a pé! Gouda fica a 70 km de Amsterdã (uma hora de carro).

Dica importante: o mercado só funciona na quinta de manhã!

Veja os outros posts desta viagem pela Holanda:

Lembre-se: Brasileiros que vão para Europa precisam fazer seguro de viagem! Um cuidado muito importante para quem viaja com crianças! Aproveite nossa parceria com a Mondial e consulte os descontos oferecidos para leitores do Viajo com Filhos para quem vai para Europa neste link!

 

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *