A melhor escolha de hospedagem em Lisboa para ver a cidade e “conhecer” Fernando Pessoa ficou pronto! Uma excelente opção para quem quer estar no centro de Lisboa, num apartamento confortável, limpo e com fácil acesso às  atrações turísticas da cidade.

Trata-se do apartamento onde Fernando Pessoa morou entre 1905 e 1906 com a irmã da sua mãe, a tia Anica. O ano de 1905 foi importante para Pessoa. Neste ano ele regressou da África do Sul à Lisboa para ingressar na faculdade de Letras.

Fachada edifício onde morou Fernando Pessoa

Hospedagem em Lisboa: O apartamento de Pessoa

O imóvel da Rua de São Bento, 17, 2º andar esquerdo foi reformado com excelente bom gosto. A decoração reflete a obra e a vida de Pessoa em cada cantinho da casa. Uma jóia de 120 m2 bem repartidos entre sala de estar com recanto de leitura, sala de Jantar, 2 quartos, cozinha e banheiro.

Hospedagem em Lisboa: sala com sofá quadros na parede mesa de centro
Sala de estar
Quarto com cama de casal duas mesas de cabeceira e janela
Quarto com cama de casal
Duas camas de solteiro, pintura na parede e ar condicionado
Quarto com duas camas de solteiro
Cozinha com mesa quatro cadeiras e azuleijos portugueses
Cozinha com azulejos de finais do séc. XIX

Todos os detalhes são cuidados. Os lençóis são bordados com as iniciais de Fernando Pessoa, na cozinha sempre há laranjas (além de café e chá) e no banheiro há uma revoada de andorinhas.

Lençóis bordados com FP Laranjas na mesa da cozinha Mesa de cabeceira com flores brancas

As estantes e paredes estão recheadas por uma literatura variada sobre a vida e obra do poeta. Encontram-se reproduções de manuscritos originais, anotações e diários pessoais do período em que Pessoa viveu ali. Cada detalhe foi pensado e cada centímetro é uma poesia.

Chaise lounge com livros atrás Livro com placa de Fernando Pessoa em cima Caixa de acrílico com livro de Fernando Pessoa

A reformado e Fernando Pessoa

O interessante foi ver como este apartamento se transformou desde que foi comprado por um casal de brasileiros. Passou de ser um “imóvel para investimento” a ser uma homenagem à vida e à obra do poeta.

Com a obra de reabilitação e arquitetura de interiores feita, o casal pretende dar a conhecer Fernando Pessoa de uma forma digna e aprofundada. Assim sendo, foi feita uma curadoria com o apoio de renomados pesquisadores Pessoanos (Antonio Cardiello e Fabrizio Boscaglia) com o intuito de resgatar a história do período em que Fernando Pessoa viveu no apartamento.

Este apartamento é tão especial que, um dos quartos, tem uma pintura mural de Odile Dardenne, artista francesa designer de interiores e pintora em decoração e trompe l’oeil. Odile é autora de pinturas no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, e no Relais&Châteaux La Réserve, em Albi, perto de Toulouse.

Mulher pintando mural na parede

As experiências com Pessoanos

Além do apartamento ser único, o casal oferece a oportunidade dos hóspedes fazerem um passeio guiado à Lisboa de Fernando Pessoa, ao lado de Fabrizio Boscaglia e À conversa sobre Pessoa, por Antonio Cardiello.

Para que os hóspedes tenham o melhor de Lisboa os proprietários ainda oferecem a possibilidade de receberem café da manha diariamente no apartamento. Os pães e croissants são deliciosos!

Enfim, uma ótima opção de hospedagem em Lisboa para famílias por ter uma localização privilegiada e sem barulho, com um estilo único e ainda ter a oportunidade de ensinar um pouco sobre a vida e a obra de Fernando Pessoas aos pequenos.

As reservas podem ser feitas diretamente através via Airbnb.

 

Leia outros posts sobre Lisboa:

Roteiro de Lisboa em 4 dias

Nossos restaurantes em Lisboa

10 Hotéis para famílias em Lisboa

Lisboa com crianças: Parque da Quinta das Conchas

Lisboa: lojas infantis no bairro de Campo do Ourique

Lisboa: parques e mais parques

Lisboa com crianças: Jardim Zoológico

Lisboa com crianças: Estufa Fria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here