Cartagena com crianças

Cartagena com crianças

As ruas estreitas de pedras, as casas coloridas e as flores caindo das sacadas fazem da cidade murada em Cartagena (Colômbia) um destino muito charmoso. Eu estava planejando esta viagem há algum tempo e fiquei muito feliz quando consegui concretizar. Ainda mais porque tive a oportunidade de conhecer Cartagena com crianças!

Embora tenha quase 1 milhão de habitantes, a região turística é relativamente pequena, as principais atrações ficam todas muito próximas, o que torna a viagem muito tranquila. Ficamos 4 noites e tivemos tempo de passear bastante e conhecer a Isla del Encanto e o Oceanário (nas Islas del Rosário), um passeio que dura praticamente todo o dia.

A cidade murada de Cartagena 

A principal atração de Cartagena das Índias é cidade murada (Patrimônio da Histórico da Humanidade da Unesco), que fica na região central e foi construída para tentar evitar os constantes saques realizados por piratas que estavam atrás do ouro e outras pedras preciosas. É lá que ficam as ruas e casas que vemos nos cartões postais e na internet quando vemos imagens da cidade. A área murada é pequena, limpa e segura. É uma delícia caminhar de um lado para o outro várias vezes, sem destino certo. Almoçamos e jantamos lá todos os dias. Há dezenas de restaurantes de todos os estilos, a maioria é muito simpática. A noite, o clima das ruas é bem animado, principalmente ao redor das praças Plaza de San Pedro, Plaza San Diego e Fernandez de Madrid. (Ainda vou fazer um post sobre onde comer).

Os museus do Oro (Museo del Oro Zenu) e da Esmeralda (Museo de Esmeralda y Artesanias Colombianas) são pequenos mas valem a visita, principalmente para quem está em Cartagena com crianças. Como faz muito calor na cidade, e ambos tem ar condicionado, acabam sendo uma ótima parada para refrescar. Os dois são simples, mas tem mapas, montagens e maquetes que contam um pouco da história e ilustram como é feita a mineração e a extração dos minerais preciosos.

Na Plaza de Santo Domingo fica uma escultura grande do Botero.

Outras atrações são a Plaza de los Coches, a Plaza de La Aduana, a Torre do Relógio e a casa do Gabriel Garcia Marques – que morou na cidade e tem alguns romances que se passam na cidade. A Catedral estava em reforma, mas também visitamos a Iglesia de Santo Domingo.

Uma dica imperdível é assistir o pôr do sol no Café del Mar, que fica de frente para a praia, na cidade murada!

Isla del Encanto / Islas del Rosário

Embora Cartagena fique no Caribe, a paisagem não tem nada a ver com a imagem das praias do Caribe, a água do mar é mais escura e a areia é pedregulhosa. Quem quiser ver um mar mais verdinho precisa fazer um passeio para praias e ilhas da região como a Playa Blanca ou Isla del Rosário. Nós optamos pela Isla Del Rosario, onde há também o Acuário.

Contratamos o passeio no hotel mesmo, o transfer nos pegou na recepção e levou até o porto (5 minutos do hotel). O trajeto de barco é tranquilo e dura quase uma hora. No barco vão cerca de 40 pessoas. É possível contratar um barco particular (mais caro, claro).

Atracamos em uma das ilhas, onde fica o hotel Isla del Encanto, com piscinas, cabanas e cadeiras de praia. O dia estava bonito mas o mar estava um pouco agitado, então a água era bonita mas não estava translúcida.

De lá é possível fazer outros passeios (pagos a parte) como mergulhos, snorkling ou visitar o Oceanário. Nós quisemos visitar o Oceanário, que fica em uma outra ilha próxima dali. Ele é pequeno e simples, mas vale a pena para quem está viajando com crianças. Os animais vivem na água do mar mesmo. Vimos tartarugas gigantes, golfinhos e muito tubarões!

Na volta, almoçamos na Isla del Encanto (a refeição, estilo buffet, está incluída no pacote) e ficamos brincando na praia até a hora de ir embora.

É um passei gostoso – principalmente por causa do Oceanário – mas para quem vai a San Andres, não chega a valer a pena. As cores do mar e as praias de San Andres são muito mais bonitas!

Saímos as 9h da manhã e voltarmos 4 da tarde. O passeio custou 582.000 COPS para 3 adultos (o Pedro tem 13 anos e paga inteira) e 1 criança.

Onde ficar em Cartagena

Há muito hotéis pequenos e charmosos dentro da cidade murada, porém nós ficamos hospedados em Boca Grande, ao lado da cidade murado. O bairro é mais moderno e tem hotéis muito bons, de frente para o mar. A vantagem é que são hotéis mais modernos, com piscina e boa estrutura para quem está em Cartagena com crianças. Mesmo estando fora da cidade murada, nós fomos todos os dias passear, comer e ver o pôr de sol, as vezes a pé, de taxi ou uber.

Nós ficamos hospedados no Estelar Cartagena das Indias por 3 noites. Os destaques do hotel foram o café da manhã (completíssimo), a piscina enorme com uma área rasinha muito gostosa e o quarto super confortável.

A última noite passamos no Estelar Gran Playa Mazanillo, um resort all inclusive um pouco mais afastado.

 

Veja aqui uma relação de hotéis em Cartagena do Zarpo

Como chegar em Cartagena

Saímos do Brasil na hora do almoço e dormimos em Bogotá. No dia seguinte pegamos um voo (LATAM) que durou pouco mais de uma hora e almoçamos na beira da piscina no hotel em Cartagena! O aeroporto é super central, o taxi para o hotel custa 20.000 COPS.

 

Nossa viagem foi uma parceria com o Zarpo, foram eles que escolheram os hotéis em que nos hospedamos, nossa parceria consistiu em dividir custos da viagem para Cartagena e San Andres. Nós nos responsabilizamos por divulgar nossa experiência aqui no blog! O Zarpo é um site que seleciona descontos em hotéis bacanas e pacotes para o Caribe e América do Sul. nosso parceiro aqui no blog e acredita no nosso trabalho há quase 8 anos. Nós recebemos comissão de reservas feitas através do blog.

 

Leia outros posts sobre esta viagem:

Leia outros posts sobre viagens para o Caribe:

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *