Toda criança adora saber detalhes de quando ela nasceu – seja sobre o hospital ou sobre como ela era quando saiu da barriga. Então, por que não contar também a história sobre onde nasceu São Paulo? Um bom ponto de partida é ir ao berço da metrópole: o Pátio do Colégio ou, na grafia original, Páteo do Collégio.

Durante nossa última visita a esse lugar histórico, meus filhos adoraram saber que há muito e muitos anos (mais precisamente em 1554) ali havia apenas uma cabana, uma igrejinha e uma escola.

E que essas construções simples de pau a pique deram origem à maior cidade do país.

Parede com cocô

A maquete que fica no museu do Páteo ajuda a entender melhor a época da fundação da cidade e como ela foi se expandindo.

No acerto com peças indígenas também ajuda a explicar melhor para as crianças como os índios já viviam por aqui e a importância deles.

Mas a grande atração, pra mim, é a parede conservada de taipa de pilão. Vale explicar para as crianças que não é uma réplica e que ela é original da época colonial.

Também há explicações no local sobre a técnica de taipa – uma detalhe que eles sempre dão risada é contar que vai cocô de animal para fazer esse material 🙂

Já a parte de arte sacra me deixa meio tensa com crianças. Tudo quebra, nada pode colocar a mão e não há nada que mega chame a atenção dos pequenos – pelo menos não dos meus filhos. Então, vale só uma passadinha rápida.

A igreja do Páteo é pequenina e muito fofa. Eu sempre dou um pulinho lá.

Hora do lanche

E é claro que passeio com crianças sempre pede um lanchinho. O Café do Páteo é uma delícia para quitutes, doces e café.

Já para refeições completas não recomendo. Almocei lá com o Theo e com a Liz e achei que não valeu o custo benefício.

Ah, uma dica importante: o museu é pago e cartões de crédito não são aceitos. Eu caí nessa cilada e quem me salvou foi o caixa do café. Ele me cobrou o valor no cartão e me deu o dinheiro. Mas não custa você levar suas notas, para não correr riscos.

Fora que o Pátio do Colégio pode ser um excelente ponto de partida para se visitar outros locais no Centro. Em poucos passos, você chega no Solar da Marquesa, no Centro Cultural da Caixa, na Catedral da Sé. Mas isso é assunto pra outro post 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here