É claro que a ideia aqui é dar dicas de viagens bacanas para a família toda. Mas e quando os pais, por lazer ou por trabalho, querem/precisam viajar e deixar as crianças em casa? Como lidar com a ansiedade das crianças em uma viagem sem filhos?

Bom, eu estou indo pro aeroporto hoje e vou ficar cinco dias longe do Theo e da Liz, que ficarão em São Paulo com as avós. E confesso que tanto eu quanto eles já tiram uma viagem curta assim de letra!

Mas não foi sempre assim…. A primeira viagem que fiz sem o Theo, foi uma “sofrência”! Talvez mais para mim do que para ele, e talvez mais no pré-viagem do que durante os 13 dias que fiquei fora.

Na época, um professora dele me deu uma dica excelente para diminuir a ansiedade dele enquanto eu estivesse fora. E serviu para deixar meu coração de mãe de primeira viagem mais tranquilo também!

Giz e figurinhas

Bem simples e barata, a ideia é fazer o que os americanos chamam de “calendário do advento”. Eles fazem uma espécie de contagem regressiva para o Natal e, a cada dia, há um presentinho para as crianças.

No caso, a gente faz a mesma coisa, só trocando o Natal pelo “dia em que a mamãe e/ou o papai chegam”.

Na primeira vez que fiz para o Theo, usei saquinhos laminados para prender em um varalzinho que fiz na sala, com barbante e prendedor de roupa mesmo. Nas lembrancinhas, coloquei figurinhas, tatuagens temporárias, giz de cera, chocolatinho e afins.

Eu também colocava um bilhetinho ou um desenho. No total, segundo um post que escrevi na época, não gastei mais do que 20 reais.

Noção de tempo

A dica é boa porque, com esse calendário visual, as crianças pequenas têm uma noção melhor de quando os pais voltam. Fora que um presentinho sempre ajuda a amenizar a saudade, não?

Segundo o meu marido, que ficou com o Theo em casa, ele acordava todo dia e ia contar quantos saquinhos ainda restavam no varal. Se eram 5, dizia que faltavam 5 dias para eu chegar, e por aí vai.

A ideia deu tão certo que eu repito sempre, e as crianças amam! Vários amigos também já testaram com os filhos e o resultado foi ótimo também.

Ao longo do post, espalhei alguns calendários que peguei internet afora. Mas qualquer busca no Pinterest por “advent calendar” traz ideias infinitas.

Juro que esse projetinho também funciona pra reduzir ou eliminar a culpa materna/paterna de passar alguns dias ou semanas longe dos filhos! 😉 Boa viagem!! 

 

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here