Planeta Inseto: um lugar escondido em São Paulo que é sucesso

Planeta Inseto: um lugar escondido em São Paulo que é sucesso

Liz pega minhoca na mão. Theo mata barata sem medo. Os dois ficaram horas conversando outro dia se joaninha pica ou não. Acho que costuma ser parecido em toda casa: criança adora inseto! Como eu alterno entre pavor (de barata) e nojinho, prefiro terceirizar essa tarefa de incentivar o interesse deles para quem entende do assunto: o Planeta Inseto.

Essa mostra permanente, que fica no Instituto Biológico, é pouco conhecida do grande público, mas eu posso garantir que é sucesso total entre as crianças.

O local abriga baratas (!!), formigas, abelhas, besouros, lagartas, bicho-da-seda e vários insetos menos conhecidos  – a maioria vivos!

São atrações simples, mas que encantam as crianças. Ou seja, nada de grandes parafernálias ou muita tecnologia. O forte ali é a maneira curiosa e divertida que as crianças são apresentadas aos insetos.

Bicho-pau

O que eu curto mais são os formigueiros instalados em recipientes transparentes, em que você pode ver as formigas trabalhando pra lá e pra cá.

As crianças mais corajosas curtem achar o bicho-pau no meio dos galhos e, depois, segurá-lo na mão.

Mas, claro, que o momento preferido de meninos e meninas é a hora do famoso baratódromo. É uma mesa tipo caixa fechada, com um tampo de vidro. Dentro de dela, algumas “raias” para algumas baratas apostarem corrida. Cada criança pode escolher a sua e ficar torcendo.

Sendo bem sincera, não posso dizer exatamente como funciona, porque nessa hora eu procuro ficar beeeem longe, no jardim (ótimo, aliás).  Mas ouço sempre muita animação 🙂

 

Outros programas em São Paulo com crianças

 

Mariana Della Barba é jornalista e mãe do Theo e da Liz. Desde a barriga, os dois já foram “contaminados” por aquele bichinho que dá coceira se a gente fica muito tempo em casa 😉 Ama levar os filhos para turistar mundo afora, mas também na sua própria cidade. Tanto que escreveu o guia “São Paulo com Crianças”, lançado pela Pulp.

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *