Quando olho para o mar em Porto Seguro, não consigo deixar de pensar no impacto que o Brasil deve ter causado nos Portugueses ao chegarem aqui e se depararem com a paisagem da região.

Porto Seguro fica no sul da Bahia, além de ser o local do Descobrimento do Brasil, ter prédios e locais tombados pelo Patrimônio histórico e uma memória cultural riquíssima, a região também é conhecida por um dos trechos do litoral mais lindos do Brasil. As praias de Porto Seguro vão de Caraíva até Mutá (já na divisa com Santa Cruz de Cabrália), passando por Trancoso e Arraial d’Ajuda.Porto SeguroEstive 5 vezes em Porto Seguro, a primeira foi quando era criança. Muita coisa mudou, os serviços e a infra estrutura melhoraram muito. A cidade amadureceu, na década de 90 era um destino de festa para jovens, mas ela se moldou mais às famílias, há muitos resorts com estrutura para bebês e crianças, passeios e programas adequados para os pequenos. O aeroporto de Porto Seguro é central e tem vôos para diversos destinos no Brasil (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília), o que facilita muito em viagens com crianças.

As praias de Porto Seguro

Os 85 km de praias são um dos grandes atrativos da região. Além de serem muito bonitas, tem características bem particulares e agradam todos os tipos de famílias.

Porto Seguro

Ao longo da Orla Norte de Porto Seguro estão as praias de CuruípeMundaí e Taperapu, onde está localizada grande parte dos hotéis. Há diversos bares, restaurantes e barracas de praia com estrutura para atender à praia e com atividades para adultos e crianças, principalmente na alta temporada. Algumas das mais famosas são a Tôa Tôa, Barramares e Aché Moi. É uma região com muito agito e música alta. Para quem prefere mais tranquilidade, recomendo a praia do praia do Mutá, que fica um pouco mais longe mas é muito boa para crianças pois tem o mar bem calmo.

Praia Mutá - Porto Seguro
Tranquilidade e mar azul na praia do Mutá

Antes de alugar o carro na sua próxima viagem, consulte o preço de várias locadoras na RentCars.

Arraial d’Ajuda

Fica logo depois da travessia da balsa (10 minutos do centrinho de Porto Seguro). Arraial é um pouco mais “relax”, com praias bonitas e muitas opções de hospedagem.

Algumas das principais praias são Apaga Fogo (logo na chegada da balsa, onde fica o Arraial d’Ajuda Eco Resort leia sobre nossa experiência no hotel), Mucugê e Pitinga. A estrada (poucos quilômetros) para Pitinga começa no fim da rua Mucugê. A água do mar é calma e na maré baixa se formam piscinas naturais. É uma praia muito gostosa, com vários restaurantes que servem frutos do mar e, na alta temporada, costumam ter estrutura para crianças. Nós conhecemos o Bar da Maré, que fica estrategicamente na frente das piscinas naturais. Um dos destaques do bar é o cardápio! Recomendo o bolinho do aratu e o peixe assado! As ostras também são muito recomendadas.

Pitinga

De noite, todo mundo vai para a Rua Mucugê, onde estão concentrados a maioria dos restaurantes, bares e sorveterias. Vale a pena tomar um sorvete na Super Gelados, no Beco das Cores. O centrinho histórico também tem uma praça rodeada de casinhas coloridas (com restaurantes e bares) e a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. A Igreja fica bem no alto e atrás dela a vista do mar é belíssima.

A atração que as crianças mais amam em Arraial é o Arraial d’Ajuda Eco Parque, um dos maiores parques aquáticos do país que fica na beira da praia – o visual alto de alguns tobogans é lindo!

Arraial d'Ajuda Eco Parque

Trancoso

O famoso Quadrado, cartão postal de Trancoso, fica no topo de uma falésia de onde se vê um pôr do sol inesquecível. Um grande gramado rodeado de casinhas coloridas e com uma igreja na ponta. Minha filha disse que devia se chamar retângulo já que os 4 lados não são iguais rsrsr. No Quadrado não circulam carros e as crianças podem correr, brincar, virar estrelas à vontade!

Trancoso

É uma praia mais badalada, com restaurantes charmosos, lojas de marcas pop-up, hotéis pequenos e descolado, caros e disputadíssimos no Ano Novo. A desvantagem para quem está viajando com crianças é que as praias ficam lááá embaixo, longe desta região charmosa. Mas nós estivemos lá com a Luiza pequena e gostamos muito. A praia tem areia branca e mar calmo e é ideal para crianças confira como foi nossa viagem.

Trancoso (Porto Seguro)

Trancoso fica a cerca de 1 hora de carro pela BR 001 do centro de Porto Seguro.

Rio da Barra

Porto Seguro - Rio da BarraA praia fica entre Trancoso e Arraial d’Ajuda. O acesso é complicadinho pois tem um trecho que ainda não foi asfaltado, mas vale cada quilômetro de carro chacoalhando. A praia é emoldurada por falésias, coqueiros e um rio, perfeito para as crianças brincarem. Não há barracas de praia mas o Rio da Barra Villa Hotel tem um restaurante aberto ao público com serviço e um cardápio muito bons. Fica muito próximo do Club Med Trancoso.

Praia do Espelho

Uma das mais simpáticas da região, fica depois de Trancoso. É pequena, também ter mal calmo e tem alguns hotéis e restaurantes bons, mas caros. Nós passamos o dia lá e ficamos morrendo de vontade de voltar para se hospedar.

Praia do Espelho - Bahia

Caraíva

Caraíva é a praia mais distante, o acesso é bem mais complicado, depois de horas de estrada de terra é preciso atravessar um rio de barco e depois caminhar pelas ruelas de areia. Em Caraíva não circulam carros, a luz elétrica chegou faz pouco tempo. Estas características deixam a praia cheia de personalidade. Passamos o Ano Novo com meus pais e meus filhos lá e adoramos. Os restaurantes são muito gostosos e variados e há várias pousadas simples mas de bom gosto. Nunca conheci alguém que não gostou de Caraíva.

As melhores Viagens com Crianças: Caraiva

Restaurantes em Caraíva (Bahia)

Hotel em Caraíva: Pousada Terra

Praias do Nordeste

Cidade Histórica de Porto Seguro

O Centro Histórico de Porto Seguro, na Cidade Alta, é bem pequeno e fechado para carros. Um passeio tranquilo e agradável, cheio de história, com um vista linda de Porto Seguro e de Arraial d’Ajuda. São duas ruelas de casinhas coloridas que terminam em uma praça onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, a prisão antiga (construções do Brasil Colônia) e o Marco do Descobrimento. Foi ali que o Brasil começou. Desta vez, estivemos ali justamente na Semana em que se comemora o Descobrimento, havia muitos shows de música e de luzes, com esteiras e almofadas coloridas espalhados no gramado.Porto Seguro

Outra região que visitamos é a Passarela do Descobrimento (que já foi conhecida como Passarela do álcool). É ali que se concentram muito restaurantes e onde todos se encontram a noite. Há lojinhas de roupas, suvenires, barraquinhas de capeta (bebida com leite condensado e vodka) e uma sorveteria imperdível: Coelhinho.

A balsa

Porto Seguro - balsaFazer a travessia de balsa é quase obrigatório para quem vai visitar as praias de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Existe também uma estrada asfaltada que deixa a viagem mais longa, no entanto, na alta temporada, quando há muitas filas na balsa, pode ser uma boa opção.

A travessia do Rio Buranhém leva menos de 10 minutos e custa R$ 4,50 por pessoa. Durante o dia há balsas de 30 em 30 minutos.

Reserva da Jaqueira

Porto Seguro - Reserva da Jaqueira
A Reserva da Jaqueira é uma reserva de índios Pataxo que pode ser visitada. Nós estivemos lá no Dia do Índio e fiquei muito impactada. É possível ver as tradicionais ocas, as kijeme (que são as casas utilizadas pelos índios atualmente), a horta, ver o fogão a lenha e acompanhar o preparo de alimentos. Vale a pena experimentar o peixe assado na folha da patioba.

O intuito da Reserva da Jaqueira é preservar a identidade Pataxo, para que ela não se perca. Pudemos ver rituais muito bonitos e emocionantes como o Ritual da fartura, com danças e a presença do Pajé. Muito interessante também para os pequenos.

Porto Seguro - Reserva Pataxo

Passeios e traslados de confiança: Roberto whatsapp 073 98806-4177 (pode falar que eu indiquei 😉

Outros posts sobre a região

Porto Seguro
Pôr de sol na Tarifa, pertinho da balsa, em Porto Seguro

Nossa viagem viagem recente a Porto Seguro aconteceu durante a Semana do Descobrimento a convite da Secretaria de Turismo de Porto Seguro. As informações do post são baseadas nesta viagem e também em todas as outras vezes que estive na região por conta própria.

Praias do Nordeste com Crianças

 

9 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, qual o valor do pacote para sete diárias dos dias 16 /06 a 23/06 , São dois adultos e suas crianças 1 de três anos e a Outra de 3 meses!grata Ana Paula.

  2. Olá, estou programando visitar o Nordeste em abril do ano que vem, só que li em muitos sites que não aconselham ir em abril devido as chuvas e maré alta, vi que você foi a Porto Seguro próximo a 21 de abril, que é o período que pretendemos visitar, e pensei em ir no mesmo local, é aproveitável este período?

    • Oi, realmente, na Bahia este é um período onde começam as chuvas. Nós pegamos um tempo agradável, a temperatura estava gostosa, fomos para a praia e no parque aquático, mas achei a piscina fria. O que eu diria é que, se o objetivo for aproveitar a praia, não é a melhor época. Mas se o objetivo for passear (Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva, Praia do Espelho), pode ir tranquila. Tem muitos programas e é bem mais quente do que nos sul! Usamos shorts e camiseta todos os dias. Não choveu nenhum dia, mas nesta época, pode chover.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here