No segundo piso da Casa da Cultura, em Estocolmo, tem um lugar muito especial para se visitar com as crianças, o “Rum för Barn”. Logo na entrada do “Quarto para crianças” você lê dois cartazes com as regras do local e os mandamentos da criança (algo como: “As crianças tem direito de brincar, de se divertir; as crianças tem um papel na sociedade; etc…).
Conforme o costume, tiramos os nossos sapatos. Eu acho admirável a independência de certas crianças. O que tenho notado por aqui, é que os suecos tendem a incentivar desde muito pequenos o que esperam que seus filhos façam quando cresçam. Ontem, de dentro do trem, eu vi uma mãe descendo com um bebê de uns 2 anos no carrinho. Ela parou em frente a uma lixeira e levantou um pouco a criança para que ela jogasse uma embalagem de yogurte. Seria mais rápido ela mesmo tirar da mão da criança e jogar no lixo sem dizer nada. Percebemos o quanto esses sutis detalhes fazem diferença no ser humano que queremos formar.

Existe uma biblioteca minuciosamente projetada para crianças e duas grandes salas com brinquedos educativos para bebês e outra sala com uma estante grande com livros para várias idades e de vários estilos. Existe uma pequena entrada onde só cabem as crianças, com móveis em tamanhos reduzidos. Ali elas entram e levam seus livros. Um cantinho apropriado a elas. As prateleiras são adaptadas para a altura deles. Lá dentro é decorado e confortável, tornando o momento de ler ainda mais agradável. Também é possível sentarem-se nas poltronas, conforme preferirem.

Tem um outro ambiente clean, onde os livros são separados por gêneros, para crianças maiores. Onde, além de oferecerem um ambiente de leitura, com uma carteirinha, é possível levar os livros para casa, como uma outra biblioteca qualquer.

No fundo, tem um “salão de artes”: cavaletes, pincéis, tintas. Tudo a disposição para criar. O que vale é ter uma rica imaginação.

Papais e mamães também participam. Também tem uma mesa para quem preferir desenhar.

Foi muito bom ter visitado esse espaço no verão. Quando chegar o inverno e a neve cobrir as calçadas, teremos que encontrar alternativas de passeios. Essa atividade me parece uma boa pedida! (ah, é grátis também!)

4 COMENTÁRIOS

  1. Existem lugares no mundo que estão cada vez mais antenados para o fato de os pais de hoje preferirem viajar com seus filhos, visitar museus e galerias com as crianças ou simplesmente ir a um restaurante levando os pequenos. Por isso, já se preocupam em oferecer aos pequenos o máximo de conforto e distração para que os pais se sintam felizes com as escolhas que fazem !!

    bjks

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here