Hoje a dica vem de Estocolmo e fala um pouco sobre uma obra da autora sueca de livros infantis Astrid Lindgren. As obras de Atrid foram traduzidas em aproximadamente 100 idiomas e seus contos correm o mundo. A mais famosa personagem se chama Pippi Långstrump (em português ficou Píppi Meialonga), uma menina forte (carrega um cavalo!), que mora sozinha e é dona do seu nariz. Sua mãe é um anjo e seu pai é um pirata, mas ela é incrivelmente livre.

O Junibacken, um museu dedicado à literatura infantil sueca e, especialmente, a Astrid Lindgren é o destino perfeito para um passeio com as crianças. Situado na ilha de Djurgården foi  inaugurado oficialmente pela família real sueca em 1996 e está hoje entre as atrações turísticas mais visitadas de Estocolmo.
A versão miniatura de uma vila com riqueza de detalhes atrai bebês e crianças que ficam completamente livres para explorarem e interagirem.
Descendo a escada é possível desfrutar de um Café muito legal onde têm os doces dos livros, inclusive as moedas de ouro (de chocolate) estavam lá decorando a mesa!
Há também um trenzinho, onde a história é narrada (em inglês) através de um cenário lindo, de dois andares, com muitos efeitos de iluminação e som que completam as maquetes ricamente trabalhadas.
No final, ainda tem um teatro interativo onde os atores envolvem as crianças na brincadeira, tudo em sueco! Mas nesta hora o método de “dedução” funciona bem! Confira o vídeo da Beatriz, filhinha da Cíntia, participando da brincadeira!


A última parte é a loja de souvenier e dentre vários ítens, tem as meias coloridas da Píppi. O passeio é perfeito para essa época do ano, (outono/inverno por lá) onde os dias são curtos, tem pouco tempo de luz e está frio para os passeios ao ar livre.

DICA: Recomendo o passeio durante a semana pois, nos fins de semana é bem lotado. Os teatros são em sueco, mas o trenzinho possui vários idiomas, como espanhol e inglês.

Valor do ticket: 125 coroas (uns 35 reais)
Crianças até 2 anos não pagam.
Crianças 2 e 15 anos, pagam 110 coroas.
No verão e no Natal o ticket custa mais – 145 coroas.

Mais uma dica divertida da nossa amiga Cíntia Anira, mãe da Beatriz!

7 COMENTÁRIOS

  1. Oi Hallini,

    Que bom que você gostou. Quem sabe um dia uma brasileira que venha para Estocolmo aproveite a dica né? Eu não posso ver muito esse post, porque essa foto dos doces me dá uma vontade de comer chocolate… 😀 hahahahah

    Beijos

  2. Muito legal Cintia!

    Tai’ um passeio que estava na minha lista de prioridades quando estive em Estocolmo com filhote no ultimo verão e não fomos. Fiquei super chateada, ainda mais que eu nao conhecia essa personagem e li no guia que ela é super-mega-famosa la’ na Suécia. So’ nao fomos pq perdemos um tempo enorme com historia de vôo cancelado e malas perdidas. 🙁

    Mas fomos no Skansen e no Museu do Vasa que também sao muito bacanas para as crianças.

    Escrevi um post sobre nossos passeios por la’:
    http://roede.blogspot.com/2011/08/stockholm-para-criancas.html

    Beijos!

  3. Adoro Junibacken! Só não levei minha filha ainda pq ela foi para Estocolmo com 5 meses mas ano que vem a gente deve voltar e com 2,5 anos já dá para ir.

    Skansen e Navio Vasa são muito legais também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here