Como todos sabem, nosso objetivo aqui no blog é estimular as famílias que viagem com seus filhos. Mas de vez em quando também é preciso viajar sem eles. Seja com o marido, com o namorado, com as amigas ou mesmo sozinha (ou sozinho). Mas, como mãe, também sei que não é nada fácil se afastar de nossos pequenos, nem para nós e nem para eles. Principalmente para os pequeninos que ainda não tem noção de tempo. Para estes, cinco dias pode parecer uma eternidade. Por isso hoje vou compartilhar aqui no blog, uma ideia superlegal e que ajuda bastante explicar o processo para as crianças
A primeira dica, vem da Fer Avila, uma das editoras aqui do blog. Há cinco anos atrás, quando ela viajou pela primeira vez com o marido, sem a Marina, eles tiveram a ideia de criar um livrinho para que a avó contasse dia a dia a viagem deles. Neste livrinho a Fer descreveu dia a dia como seria a viagem dos pais, inclusive a página da volta onde eles então se reencontrariam com a Marina no aeroporto. A dica é ótima e se você não souber criar um livrinho no computador pode fazer um artesanal, tipo scrapbook. Vai ficar lindo!

Livro da Fer Ávila e do Fhabyo para a Marina.
A viagem foi contada dia a dia com montagens para que Marina pudesse acompanhar tudo o que estava acontecendo na viagem dos pais.
Montagem de foto da família no aeroporto, prevendo como será a chegada e o reencontro com Marina.
A segunda dica é da Pati Papp, também editora do blog, que faz um calendário  com os dias em que ela estará ausente. Para cada dia ela coloca um bilhete com uma brincadeira, balinha ou presentinho e as crianças vão retirando dia após dia. Quando acabam os dias é hora da mamãe voltar! Infelizmente não tenho imagem para mostrar, mas tenho certeza que dá para criar de várias maneiras este calendário!

E esta última ideia eu adaptei do countdown de Natal do blog “La Classe della maestra Valentina“. Monte um pequeno cartaz em folha de papel colorido com colagens sobre o destino para onde você está indo. Conte um pouco sobre o local, as curiosidades, cole fotos de vocês, recortes de revista, bilhetinhos, faça anotações, etc. Depois, faça no computador (ou a mão) um listinha dos dias que você ficará fora, separando por linhas pontilhadas para que as crianças possam recortar. Monte como na imagem abaixo e coloque na porta da geladeira ou num local onde as crianças tenham fácil acesso. 

Monte uma folha com as datas em que você estará viajando e separe com linhas pontilhadas para que a crianças possa recortar.
Faça uma colagem em papel colorido com informações, recadinhos, imagens, etc.
Monte a colagem com a listinha de contagem regressiva.
Coloque num local onde a criança tenha acesso fácil.
São ideias simples e criativas que vão fazer com que seu filho participe da sua viagem e aprenda com ela, mesmo não estando presente, além de ajudar a diminuir a ansiedade da volta dos pais para casa.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here