Era uma vez… dois irmãos alemães que adoravam escrever fábulas infantis. Durante 50 anos, escreveram os mais lindos e emocionantes contos de fadas que conhecemos hoje, e que encantaram gerações, entre eles: Branca de Neve e os Sete Anões; Cinderela; O Gato de Botas; A Bela Adormecida; Os Músicos de Bremen; O Alfaiate Valente; Chapeuzinho Vermelho; João e Maria, e muitas outras. Os irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm nasceram em 1785 e 1786 em Hanau, na Alemanha e estão entre os maiores autores de fábulas infantis, dedicando suas vidas aos estudos de histórias e linguística, recolhendo diretamente da memória popular as antigas narrativas, lendas e sagas germânicas. Para homenagear os irmãos Grimm, em Altenberg, a 20 km de Colônia, se encontra a Märchenwald, a floresta dos contos de fadas.
O Gato de Botas dando as boas vindas na entrada da floresta
Uma floresta mista de pinheiros e carvalhos, cercada por morros e vales espetaculares. Ali você e sua família, caminham por trilhas e irão encontrar pelo caminho, cenários em tamanho natural das principais fábulas dos irmãos Grimm, perfeitos, como ilustrados nos livros!
Cenário da fábula O Príncipe Sapo
É simplesmente maravilhoso ver a casinha dos sete anões e poder olhar pelas janelinhas a Branca de Neve servindo o jantar aos anões, depois de um dia cansativo de trabalho na mina. Todo o cenário interno da casinha é muito bem detalhado: as camas dos anões, as escadas para o andar de cima, animais da floresta em volta da Branca de Neve… um show!
Casinha dos Sete anões
Olhem o detalhe da louça, tudo arrumadinho
Criançada olhando a Branca de Neve e os Sete Anões pela janela
A cada instante do passeio aparece um cenário diferente dos contos de fadas e as crianças vibram e se encantam. Bem, não só as crianças, os adultos também, relembrando sua infância!! Emocionante!
Casinha da avó de Chapeuzinho Vermelho
Chapeuzinho, e o Lobo-Mau na cama da vovó: a barriga do lobo se mexia o tempo todo, coitada da vovó
Torre do castelo da Bela Adormecida
Em alguns cenários, há animais vivos que pertencem às estórias, e estão ali para serem alimentados pelos visitantes, como cabras, coelhos, galinhas e ovelhas. As rações são vendidas na entrada do parque.
Vamos alimentar a cabritinha?
Na Torre da Rapunzel foi outro show. As crianças gritam a famosa frase: “Rapunzel, jogue suas tranças…”, e como em um passe de mágica, digno dos filmes da Disney, a janela da torre se abre e uma linda Rapunzel começa a jogar suas traças, para delírio das crianças e pais. Há sensores de vozes espalhados pelos cenários, acionados assim que a criançada começa a chamar pelos personagens. Bonecos se movimentam o tempo inteiro pelos cenários. Lindo!
Torre da Rapunzel
Rapunzel e suas tranças
O lugar foi fundado em 1931 e é provavelmente, o maior e mais antigo parque de contos de fadas da Alemanha, com mais de 20 cenas de fábulas. Depois de mais de 1 hora de caminhada por este incrível parque, na saída, há um restaurante acolhedor que serve cafés, bolos caseiros e sorvetes. O interessante são as xícaras e pratos de porcelanas servidos ali, há cenas da famosa fábula João e Maria impressos nelas!
Olhem a xícara…fofa
Por falar em João e Maria, a casinha feita de doces pela malvada bruxa está lá, linda, toda enfeitada e dentro dela a famosa cena do João, preso na gaiola, a bruxa querendo ver se o seu dedo já está gordinho e Maria limpando a casa, tudo tão real que parece que entramos na estória. Os bonecos se movimentam a medida que a estória é contada.
Casinha feita de doces da estória João e Maria
João, Maria e a bruxa, dentro da casa
Casinha do João e Maria
Tudo no parque transmite tanta sensibilidade que comove! Um passeio maravilhoso para pais e filhos. O parque está aberto de março a outubro das 9h até 18h; e de novembro a fevereiro das 9h até 16h. Ingressos: adultos € 4,50 e crianças € 2,50. Inesquecível não só para as crianças como para os pais também! Eu não esquecerei tão cedo!
http://alemanhaporquenao.blogspot.com/