Eu tinha ouvido alguma coisa sobre uma exposição do Vik Muniz no Rio. Não sabia se eram obras que tinham influncia o artista, ou uma curadoria dele, mas fiquei interessada. Fomos numa exposição bem bacana dele aqui no MOM, como as crianças gostaram muito resolvi me informar sobre a “Relicário”. Descobrimos que estava numa galeria em Ipanema, segundo o google maps, há 3 km de onde estavamos.
A tarde estava uma delícia e resolvemos ir a pé.
A galeria Laura Alvim é pequena, mas charmosa. São poucas obras que estão expostas, mas todas parecem ter muita história para contar. Assim que chegou, o Pedro viu o quadro, Duas vacas e comentou: “eu já tinha visto este quadro do Vik Muniz”: Achei ele o máximo, com 7 anos, tendo referências tão claras. As obras são todas dos anos 80 e 90, a maioria muito diferentes da maioria das peças pelas quais ele é mundialmente conhecido hoje (com exceção das torradas com rostos).
Achei o programa ótimo e até a Luiza aproveitou. A obra preferida do Pedro foi “A Coisa” e da Luiza um sarcófago que ela chamou de banheira.
A Luva de 6 dedos, que segundo Vik Muniz, é um seu autorretrato, também é muito interessante.
RELICÁRIO
Galeria Laura Alvim Até 5/12. Onde: av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro-RJ. Terça a domingo, das 13h às 21h. Grátis.