Santa Catarina tem um litoral maravilhoso. Paranaenses e gaúchos costumam brincar que toda a beleza das praias dos seus Estados foi parar em Santa Catarina. Eu sempre gostei de passar férias e feriados por lá. Em cada época da vida descobri um cantinho com o qual me identifiquei: Guarda do Embaú, Farol de Santa Marta, baladas em Camboriú, Florianópolis, Garobaba, enfim… não faltam opções. Embora eu não tenha casa em Santa Catarina, costumo ir para alguma praia do litoral, pelo menos umas 4 vezes por ano.
Antes de mais nada, programe-se bem e capriche no roteiro. Floranópolis se tornou um destino bem badalado nos últimos anos. Celebridades adoram desfilar por Jurerê Internacional. Entre Natal, Ano Novo, Carnaval e no auge do verão, transitar entre a Lagoa, Praia Mole e Joaquina, é praticamente impossível, uma roubada para quem está com crianças com fome, sono ou cansadas no carro.
AS PRAIAS
PRAIA DO ROSA – Garopaba
A Praia do Rosa é a praia mais charmosa de Garopaba. Tem muitos hotéis e restaurantes gostosos (alguns não aceitam crianças, como a Quinta do Bucaneiro). O Hotel Fazenda Verde continua sendo uma das opção para família. Os chalés tem muita privacidade, são espaçosos e têm até lareira (sim, faz frio em Santa Catarina!). Em julho/agosto é possível ver baleias no mar, uma experiência maravilhosa.
Acho a Praia do Rosa uma praia linda e ela tem um característica muito bacana: muitos restaurante bons. Mas ela é uma praia onde todas as casas e hoteis ficam em morros o quê, por um lado é muito bacana porque a vista é maravilhosa, mas por outro, é preciso descer o morro parar ir à praia e SUBIR, para voltar. O que não é muito prático quanto estamos com crianças, né? Outra questão, que particularmente não me incomoda mas pode preocupar alguns, é que a praia não tem estrutura de garçons servindo petiscos e abrindo guarda-sol para você e sua família. É uma praia menos tradicional porém surpreendente. Quando estivemos por lá não tinhamos nem tirado a mala do carro quando vimos a primeira baleia no mar. Foi um momento muito especial. O Nuno brincou dizendo que parecia que a gente “tinha baleias no jardim”, pois toda vez que olhavamos pela janela do quarto ou abriamos a porta para sair, lá estavam elas, brincando. Geralmente elas “andam” aos pares: a mãe e o filhote. Chegamos a contar pelo menos 4 baleias ao mesmo tempo. Sugestão de Hospedagem:
Leia também:
Férias Com Crianças Em Garopaba, Santa Catarina
ILHA DO PAPAGAIO – Palhoça
Leia também:
Ilha do Papagaio
PRAIA DA DANIELA – Florianópolis
Pousada Dos Artistas. Não me hospedei lá, mas parece ser uma pousada razoável. Os quartos possuem cozinha equipada com geladeira, fogão, microondas, louças e eletrodomésticos, o que faz muita diferença em viagens com crianças. Fica localizada a 100 metros da praia.
Reserve no a Pousado dos Artistas no booking
CAMPECHE – Florianópolis
SANTO ANTÔNIO DE LISBOA – Florianópolis
Vilarejo de Santo Antônio de Lisboa |
Dica de Restaurante:
Eu recomendo o Restaurante do Gugu. Se quiser fazer comprinhas de viagem, em Santo Antônio de Lisboa tem um centrinho comercial com muito artesanato açoriano. Que tal uma visita para almoçar e depois dar uma esticada nas lojinhas?
NoCacupé, caminho para Santo Antônio de Lisboa, (11 km do centro de Florianópolis) tem uma pizzaria que o Pedro adora, a Lorenzo’s. A pizza de lá é muito boa, o restaurante é super charmoso, tem uma vista incrível de Floripae ele é SUPER CHILD FRIENDLY: tem uma biblioteca infantil cheia de almofadas e alguns brinquedos e as crianças fazem sua própria pizza. O dono é um argentino que volta e meia canta um tango ao vivo (tem música ao vivo todas as noites). Eles também soltam fogos de artificio, fazendo a festa da criançada! Acho que vale a pena sai um pouquinho da rota (é bem pouquinho mesmo!) e passar por lá! www.pizzarialorenzos.com.br. Veja o mapinha aqui!
COSTÃO DO SANTINHO – Florianópolis
A praia da Joaquina é conhecida por ser o refúgio dos surgistas. Não é o local mais apropriado para banho de mar com crianças mas, para compensar, tem uma outra atração superdivertida: as dunas, onde é possível praticar sandboard.
•Lagoa do Peri
O Bar do Arante é um lugar bem tradicional e interessante para ir com família.
BETO CARRERO WOLRD – Penha
Acho que a melhor dica que eu tenho sobre o passeio é o almoço no West Selvagem. O show em si, não é nada demais, mas o almoço é ideal para aliementar crianças: carne, frango, arroz, farofa e uma saladinha. O valor, com reserva antecipada por telefone é R$ 27 para adultos e R$ 14 para crianças de 6 a 9 anos. Da outra vez que eu tinha ido, lembro do almoço ser bem “mais ou menos” – o Pedro não gosta de fast food (cachorro quente, pizza e sanduiches) – que são as opções na praça de alimentação.
Uma crítica que tenho é aos banheiros: fora o fraldário, os outros banheiros não tem trocador.
Outros posts sobre o Beto Carrero
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Balneário Camboriú é um destino super estruturado e urbano, com muitas opções de restaurantes, hotéis, shoppings, lojinhas. Um enorme calçadão na frente da praia, com uma longa extensão de areia.
É uma excelente opção de parada para quem vai visitar o Beto Carrero. Para quem vai ficar por lá mesmo, muitas opções de programas como teleférico, barco pirata e algumas praias muito próximas. Veja o post aqui.
MARISCAL – ZIMBROS – BOMBINHAS
O mar na praia de Zimbros parece uma piscina de tão calmo. Quando o Pedro tinha 6 meses, alugamos uma casa quase na frente do mar e foi uma delícia. Para quem prefere hotel, a opção mais conhecida é a Pousada dos Ingleses hotel com bagalôs (não são muito sofisticados) e de frente para a praia. O dono é inglês mesmo e atmosfera da pousada é muito gostosa.
Férias Com Crianças Em Canto Grande, Bombinhas Santa Catarina: Morro Do Macaco
DICA FINAL
Mobilidade é tudo! Santa Catarina é o máximo e é fácil explorar várias praias se você estiver de carro. Você pode ficar numa pousada/hotel/ em Florianópolis e criar roteiros pela região. A sugestão é: se possível venha de carro ou então alugue um, traga um bom GPS e divirta-se!
Leia também: