Hoje a dica vem de Estocolmo e fala um pouco sobre uma obra da autora sueca de livros infantis Astrid Lindgren. As obras de Atrid foram traduzidas em aproximadamente 100 idiomas e seus contos correm o mundo. A mais famosa personagem se chama Pippi Långstrump (em português ficou Píppi Meialonga), uma menina forte (carrega um cavalo!), que mora sozinha e é dona do seu nariz. Sua mãe é um anjo e seu pai é um pirata, mas ela é incrivelmente livre.
O Junibacken, um museu dedicado à literatura infantil sueca e, especialmente, a Astrid Lindgren é o destino perfeito para um passeio com as crianças. Situado na ilha de Djurgården foi inaugurado oficialmente pela família real sueca em 1996 e está hoje entre as atrações turísticas mais visitadas de Estocolmo.
A versão miniatura de uma vila com riqueza de detalhes atrai bebês e crianças que ficam completamente livres para explorarem e interagirem.
Descendo a escada é possível desfrutar de um Café muito legal onde têm os doces dos livros, inclusive as moedas de ouro (de chocolate) estavam lá decorando a mesa!
Há também um trenzinho, onde a história é narrada (em inglês) através de um cenário lindo, de dois andares, com muitos efeitos de iluminação e som que completam as maquetes ricamente trabalhadas.
No final, ainda tem um teatro interativo onde os atores envolvem as crianças na brincadeira, tudo em sueco! Mas nesta hora o método de “dedução” funciona bem! Confira o vídeo da Beatriz, filhinha da Cíntia, participando da brincadeira!
A última parte é a loja de souvenier e dentre vários ítens, tem as meias coloridas da Píppi. O passeio é perfeito para essa época do ano, (outono/inverno por lá) onde os dias são curtos, tem pouco tempo de luz e está frio para os passeios ao ar livre.
DICA: Recomendo o passeio durante a semana pois, nos fins de semana é bem lotado. Os teatros são em sueco, mas o trenzinho possui vários idiomas, como espanhol e inglês.
Valor do ticket: 125 coroas (uns 35 reais)
Crianças até 2 anos não pagam.
Crianças 2 e 15 anos, pagam 110 coroas.
No verão e no Natal o ticket custa mais – 145 coroas.
Mais uma dica divertida da nossa amiga Cíntia Anira, mãe da Beatriz!