Eu Viajo com Filhos

Rio Grande do Sul com Crianças

As cidades vizinhas Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são destinos perfeitos para viajar com a família no verão, nas férias ou em qualquer época do ano. Sem exageros, e guardadas as devidas proporções, a região é uma espécie de Disney dos Pampas, com vários parques e programas que encantam a família inteira. É possível fazer muitas das atrações a pé, pois tudo é próximo (restaurantes, praças e ruas principais). Contudo, considere a necessidade de um automóvel para conferir as atrações mais distantes como o incrível Zoológico de Gramado, o Alpen Park, o Ecoparque Sperry, entre outros.

Uma boa dica é evitar as altas temporadas ou feriadões. Nesse período, as tarifas dos hotéis sobem, e a multidão de turistas se multiplica por todos os cantos. Saiba que no período do Natal Luz as diárias dos hotéis aumentam consideravelmente.

Sugestões de Hospedagem

A opção mais econômica fica em Canela e tem quase 100 anos de história: o Grande Hotel Canela. Não espere luxo, mas vá com a certeza de uma excelente localização e espaço de sobra para correr rodeado de árvores e hortênsias. Eu adoro.

Outras boas opções

Chalé Fiorezi, Casa da Montanha, Vô Mário, Vovó Carolina, Varanda das Bromélias, Hotel Serrano, Hotel Alpestre e Laje de Pedra.

Comidinhas e passeios (clique no link que tem mais dicas!)

Galeto, polenta, foundue, massas, queijos, vinhos, pinhão, pães e bolos colonias, chocolates, trufas … nem cogite uma dieta. É bom demais comer nessa região. E uma dica: fuja dos turísticos cafés coloniais. O melhor café será com certeza o do seu hotel.

Para um programa completo e inesquecível, corra para o Bêrga Motta dentro do Ecoparque Sperry ou o imperdível Sabor Rural. Ambos ficam em zonas rurais muito próximas de Gramado e Canela (no máximo 10 minutos de carro).

Para pizzas com decoração temática, visite a Toca das Bruxas de Canela ou o Porto dos Piratas de Gramado.

Quando a refeição não incluir extras (como trilhas, pescaria ou sala de recreação) as sugestões variam das saborosas polentas da Cantina 28, passando pelas massas do famoso Pastaciutta, o galeto da Di Paolo ou do Nonno Mio, o charmoso Josephina, até a comidinha caseira do Lá em Casa em Canela.

Para lanchinhos, sorvetes e outras guloseimas, os eleitos são: Caracol Chocolates da Rua Coberta, Casa da Velha Bruxa e as maravilhas caseiras feitas pelos colonos em fornos a lenha na Praça das Comunicações. 

  

Em caso de sol

Programa certeiro para faixa etária acima dos 6 anos de idade: trenó, cinema 4D, tirolesa, arborismo, entre outras aventuras. 

Est. São João, 901 | Tel.: (54) 3282-9752 | www.alpenpark.com.br

O restaurante só funciona nos finais de semana e feriados, mas o parque está aberto de terça a domingo e é um convite à diversão em família.

Est. Profa. Elvira A. Benetti (Linha 28) – Vale do Quilombo | Tel.: (54) 9629-8765 | www.ecoparquesperry.com.br

Imperdível. Um zoológico com animais só da fauna brasileira e que oferece um safári noturno para os mais ousados.

Fica a 5 quilômetros  do centro da cidade pela RS-115 | www.gramadozoo.com.br 

Avenida Borges de Medeiros e Rua Coberta

Com bebê a tiracolo, nada melhor do que sair de carrinho pelas ruas principais de Gramado, passando pela igreja, Palácio dos Festivais, cafés e tentadoras lojinhas. A parada obrigatória é um crepe na Casa da Velha Bruxa ou um chocolate quente na Caracol.

Lago Negro

Cartão postal da cidade com pedalinhos e um cenário perfeito para muitas fotos e um belo piquenique.

Em caso de chuva

Av. das Hortênsias, 5.507 – Gramado


Est. RS-235 – Estrada entre Gramado e Canela
Museu interativo do chocolate com loja e cafeteria da Caracol Chocolate
Av. das Hortênsias, 5.382 (na estrada de Gramado para Canela) www.oreinodochocolate.com.br

Dicas para o Natal Luz

1.Tudo é perto!  Em Gramado, é possível ir a pé a quase todas as atrações e restaurantes. O único espetáculo em que é preciso ir de carro é a Fantástica Fabrica de Natal no Lago Negro.

2. Ingressos! Os ingressos para as atrações são vendidos na internet e no Palácio dos Festivais. Contudo, não desanime se você não conseguir comprar (ou achar muito caro). Chegue cedo, leve uma almofada e faça como os próprios gramadenses: assista em pontos estratégicos sem pagar um tostão (inclusive na Fantástica Fábrica de Natal). Fizemos isso no Nativitaten e deu certo. Mas vale avisar: quanto mais próximo da data do Natal, mais difícil fica arrumar um cantinho no meio da multidão para assistir de graça, ok? 

3.Temperatura. Leve roupas para frio e calor. Gramado é assim: você pode pegar um calor infernal ou um frio gostoso para tomar chocolate quente em pleno verão.

4. Atrações mais imperdíveis. O carro-chefe do Natal Luz é o Nativitaten (não recomendado para crianças de colo!), o Grande Desfile de Natal e a Fantástica Fábrica de Natal. Outras atrações menores (e gratuitas) também divertem: Show de Acendimento de Luzes e a Vila de Natal

5. Natal Luz é a festa de Gramado. Em Canela acontece outra festa menor, mas que também merece uma visita. É o Sonho de Natal.

Para ler mais sobre hotel em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Natal Luz em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Snowland com crianças pequenas, clique aqui  
Para ler sobre Gramado e Canela com crianças, clique aqui 
Para muitas outras dicas de hotéis, restaurantes, passeios, parques, compras etc, compre o Guia Essencial de Gramado e Canela
Para saber mais: Pulp Edições 

Para comprar o Guia: facebook.com/livrosdeviagem




Outras informações em:

Destemperadinhos http://destemperadinhos.blogspot.com/search/label/Serra%20com%20crianças


Dicas da Alexandra, mãe Matias e da Catarina. 
destemperadinhos.blogspot.com