Eu Viajo com Filhos

Cânion do Xingó

O Cânion do Xingó é lindíssimo e fica em Canindé do São Francisco, no Sergipe, a 200 km de Aracajú. É um daqueles lugares no mundo onde a natureza parece tão grandiosa que nos deixa quase sem ar. Este cânion se formou com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, por isto é um destino turístico relativamente novo, ainda pouco conhecido e visitado.

O passeio de catamarã dura um pouco mais de uma hora. A paisagem, entre as rochas, fica cada vez mais bonita. As pedras avermelhadas fazem um contraste com o verde do rio São Francisco. De um lado do rio está o estado de Alagoas, e do outro, o Sergipe. No barco cabem quase cem pessoas, mas é tudo muito limpinho (inclusive os banheiros) e confortável. Há um bar/restaurante a bordo, que serve bebidas e alguns petiscos. Apesar de ser um trajeto longo (entre a ida e a volta) as crianças podem se distrair, andando pelo catamarã, se resfrescar em uma ducha externa, olhar a paisagem etc.

Vi algumas pessoas fazendo esportes radicais como rappel e tirolesa nas rochas das margens. Também há algumas trilhas para trekking.

No local destinado para mergulho há uma estrutura montada pela empresa que organiza o passeio, com áreas cobertas, macarrão para o mergulho, água de coco, milho e até alguns souvenirs. Tem até uma mini piscina mais rasa para quem tem não souber nadar. (Claro que o Pedro e a Luiza preferiram ficar pulando direto no rio com todo mundo!)

Quem quiser, pode pegar um barquinho menor para fazer um passeio até um gruta. É opcional e custa R$ 5.

O tempo de estadia é de uma hora. Na volta, está programado um almoço no Restaurante Karrancas. A comida não é grandes coisas mas todo mundo já está morrendo de fome e não tem outra opção, as crianças comeram bem.

Imagem de São Francico na gruta

Por enquanto, acho que esta é a única maneira de fazer o passeio (talvez seja possível alugar  algo menor e particular, que deve ser bem mais caro). Ele é engessado, mas é confortável e bem estruturado. Sem falar que eu achei que é um destino imperdível para quem quer conhecer coisas diferentes no nosso país. Eu recomendo para todas as idades.

Como chegar:

A maneira mais fácil e prática é partir de Aracajú. Ônibus e vans buscam (e devolvem) os passageiros no hotel (a mais conhecida é a Nozestur, nosso guia foi o Vanderlan). Crianças não pagam. Eles costumam sair cedo (7 de manhã). Na hora da pesquisa, vale a pena perguntar preços e horários (ouvi alguns relatos de pessoas que voltaram depois das 20h para casa). A parte mais cansativa é o trajeto até Canindé de São Francisco. No entanto, as mudanças de paisagens do interior do estado, as Caatingas e os poços de petróleo são muito interessantes. A van tem ar condicionado e uma tela com filminhos passando. A Luiza dormiu um pouco e o Pedro se divertiu brincando de contar piadas.

Também é possível partir de Maceió (embora seja ainda mais longe).

Para não ficar tão cansativo e explorar um pouco mais a região (como conhecer a rota do Lampião e da a Maria Bonito ou a cidade de Piranhas em Alagoas), uma possibilidade é passar uma noite no Xingó Parque Hotel

 

 

Leia também:

Passeio na Foz do rio São Francisco

As Melhores Viagens com Crianças – Aracaju

Descobrindo o Rio São Francisco

Dunas douradas de Piaçabuçu