Eu Viajo com Filhos

Como viajar de milhas

Durante muito tempo eu não acreditava em milhas. Achava que seria impossível juntar pontos o suficiente para viajar. Há alguns anos isto mudou e consegui, finalmente, fazer minha primeira viagem de milhas. Escolhi Nova York.

Agora peguei prática, chego a fazer mais de uma viagem com milhas por ano, e adoro, sinto que tem um gostinho especial de recompensa!  Lá em casa até as crianças já entraram na onda. Minha próxima viagem vai ser com milhas do cartão de fidelidade do Pedro e da Luiza.

PORÉM, preciso dizer que é preciso bastante disciplina e MUITA paciência. Sendo bem organizado, é possível encontrar passagens em alta estação. Durante o ano, existem muitas ofertas de trechos com milhas reduzidas, basta estar atenta a estas promoções

Fiz um manualzinho com as minhas dicas de como acumular e emitir passagens de milhas, independentemente da cia aérea.

MANUAL BÁSICO DE COMO VIAJAR DE MILHAS

1. Antes de mais nada é preciso se increver num programa de milhagem. Nenhum dos passos seguintes faz sentido se você não tiver o cartão de milhagens. Faça parte dos principais clubes de milhagens, mesmo de cias aéreas que você não faz questão de viajar. No Brasil, os principais são o Smiles e o Multiplus.

2. Guarde os dados e senhas do seu cartão e de seu acesso em um lugar prático – isto pode parecer super óbvio, mas como não se usa estes dados com frequencia, dificilmente você vai lembrar deles daqui a um tempo.

3. Tenha os cartões a mão quando você for viajar. Mostre no balcão na hora do check-in, senão juntar os pontos fica bem mais complicado.

(Se você não seguir estes 3, desencane dos outros!)

4. Formas acumular pontos:

• Viajando com passagens pagas (algumas tarifas, quando são muito baratas, não geram pontos)

• No cartão de crédito (informe-se no seu banco como funciona para transformar seus gastos em milhas, as vezes há uma pequena taxa para esta transação, mas vale a pena!)

• Usando o Km de vantagem dos postos Ipiranga (não é um cartão de crédito, basta se inscrever, é gratuito e não há taxas)

Fique atento aos serviços que você utiliza, é possível acumular pontos em lavanderias, hotéis e empresas de aluguel de carro. Não deixe nenhum ponto passar batido!

•  Outro serviço que acumula pontos é assinatura de revistas. A editora abril sempre tem promoções, que permitem acumular de 3 a 6 mil milhas. (via Érika do blog Outros Ares)

•Cartão de Crédito do tipo PLATINUM acumula 1,5 milha para cada dolar gasto… Ou seja, 50% mais que os cartões comuns que acumulam 1 para 1 (via Lilian do blog Viaje Mais por Menos)

5. Coloque a viagem com milhas como um objetivo a ser atingido. Assim, quando você tiver que escolher entre uma companhia aérea ou outra na hora de comprar passagens, escolha aquela que faz parte do teu programa de fidelidade, mesmo que ela seja um pouco mais cara, pois ela te dará um retorno!

(CLARO QUE ESTA REGRA SÓ VALE SE A DIFERENÇA DE PREÇO NÃO FOR MUITO GRANDE)

6. Planeje e pesquise para onde você pretende ir de milhas e descubra quantos pontos são necessário para aquele trecho. Então calcule quanto tempo será necessário apra que você consiga este número de milhas.

7. Milhas vencem! Fique atento as datas de validade! Acho que perder milhas é um sacrilégio 😉

8. Fique atento as promoções de milhas reduzidas. Se você já sabe quando e para onde quer viajar, se uma promoção destas aparece, você pode emitir a passagem. Fiz viagens super bacanas por 4 mil milhas, mesmo em feriados de muito movimento como o 7 de setembro e no Carnaval.

9. Grande parte das promoções acontecem nos finais de semana, começam na sexta feira a noite e vão até 6h da manhã de segunda. Geralmente quando uma empresa faz promoção, a concorrente também faz, no mesmo período ou logo em seguida.

10. É preciso TEMPO para emitir as passagens de milhas. Reserve, pelo menos, uma hora para resolver isto. Primeiro, é preciso pesquisar as opções disponíveis de horários e datas. Muitas vezes os sistemas ficam sobrecarregados é você precisa ligar para a Central de Atendimento, geralmente fica em espera, a ligação cai, a bateria do telefone acaba, enfim, tem que ter paciência.

11. Alguns provedores de internet não funcionam com alguns sites e dificultam o processo.

12. A senha de emissão de passagens do Multiplus vence se você fica muito tempo sem usar. Confira.

13. É possível ir para muitos destinos através das alianças das cias aéreas.  A TAM agora faz parte do grupo ONDE WORLD. Embora ela não vá para muitos países, você pode ir para estes destinos através de conexões com as cias parceiras da ONE WORLD. Através do Smiles você pode viajar de Delta, American, Airlines, Air France e KLM.

14. Se você tiver dificuldades, não desista. Respire fundo, procure as centrais de relacionamentos, chats online, telefones. Vale a pena!

15. Cadastre-se para receber emails das promoções das cias aéreas, siga no twitter ou no Facebook. As empresas usam as redes sociais para comunicar as promoções. Uma boa fonte é o Melhores Destinos @passagensaereas

*** A emissão de passagens com milhas na TAM ficou um pouco mais simples recentemente: emitindo passagem para o próprio dono do cartão não é necessário nem o código de ativação (enviado por SMS ou ligação) e nem a senha de emissão, agora basta usar a senha do SITE. Ficou mais rápido e mais prático!

Com o tempo, as vantagens aumentam, se você viajar muito, vai ter mais benefícios como direito a bagagens mais pesadas, filas especiais etc. Isto eu ainda não consegui, meus cartões são aqueles bem básico, que não dão nenhum privilégio, mas um dia eu chego lá!

Crianças que pagam passagens também acumulam milhas. O Pedro já é Comandante Kid da TAM. Inscreva seus filhos… de milha em milha, você emite uma passagem.

 

 

 

 

 

Esta matéria da revista Exame faz uma comparação entre os bancos mostrando as vantagens e desvantagens do programa de fidelidade de cada um.