Quando procurei informações sobre os passeios na Foz do rio São Francisco, encontrei poucos relatos, mas todos ressaltavam a beleza do rio e das cidades que ficam na região. As fotos eram sempre muito bonitas. (Vale dar uma olhada no post da Silvia no blog Matraqueando.)
Os elogios eram tantos, que decidimos passar algumas noites em Piaçabuçu, cidade mais próxima da Foz. Na recepeção da Pousada, nos recomendaram entrar em contato com a Farol da Foz para agendar nosso passeio. Uma das formas de chegar até a Foz, é de super-buggy: um buggy adaptado para 6 pessoas que tem até um “segundo andar” com vista panorâmica. Infelizmente, seria preciso agendar com mais antecedência pois ele já estava lotado! Fomos de barco, e mesmo com um “tiquinho” de frustração, achei simplesmente maravilhoso!
Levamos água, refrigerante e bolachinhas em um isopor que o pessoal do Farol da Foz providenciou.
O passeio até pertinho do encontro do rio com o mar, leva cerca de meia hora e custa R$ 35,00 por pessoa (as crianças não pagam). O banho da água doce do rio é uma delícia (não dá para entrar no mar porque ele é muito brabo), as crianças também se divertiram nas pequenas lagoinhas que se formam quando a maré está baixa.
Na volta, claro que a Luiza aproveitou para tirar uma soneca. Almoçamos em um restaurante que fica, no lugar onde pegamos o barco, praticamente em cima do rio, onde batia uma brisa fresca maravilhosa.
Também é possível fazer o passeio de escuna e não é necessário se hospedar na região. Muita gente fica em Maceió ou Aracajú e faz uma day trip (viagem de um dia) para conhecer a Foz.
Outras opcões de passeio na região são as dunas douradas e o Canion do Xingó.
Veja também o post sobre o Rio são Francisco.