Eu Viajo com Filhos

Vale dos Vinhedos e Gramado: hotéis, restaurantes e passeios.

Nossa amiga Fabiana, está programando uma viagem, com sua filhinha de 2 anos, parar o Vale dos Vinhedos e Gramado e nos pediu dicas de passeios e hospedagem. Convidamos nossa expert de assuntos gauchescos, Alexandra Aranovich, autora do Guia Essencial de Gramado e Canela e dos blog Destemperadinhos Café Viagem, para nos ajudar. Confiram as dicas dela!

VALE DOS VINHEDOS 

RESTAURANTES, PASSEIOS E VINÍCOLAS

1. VINÍCOLA MIOLO – o visual é encantador e fica em frente ao SPA do Vinho. Se encontrar, leve o RAR Pinot Noir (edição comemorativa da Randon).
Funciona de segundas a sábados das 8 às 18h e domingos das 9 às
17hs.
 Tel.:(54) 2102-1540 / (54) 2102-1537. Tem um restaurante que funciona apenas mediante reserva (no mínimo 25 pessoas), a Osteria da
Mamma Miolo. RS 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos.
2. VINÍCOLA VALDUGA  – vinícola grande. Tem dois restaurantes lindos com cardápio típico da
região: o
Luiz Valduga e o Maria Valduga. É possível se hospedar na charmosa Villa Valduga. Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos Bento
Gonçalves/RS Fone/Fax: (54) 2105.3122. Almoço: das 12h às 15h Jantar: somente para
grupos de, no mínimo 20 pessoas – das 20h às 22h30, com reservas
antecipadas  
www.villavalduga.com.br 
3. Massas no MAMMA GEMA – cantina dos mesmos proprietários do Primo Camilo em Garibaldi. Excelente! Para almoço. Localização: em frente ao hotel Vila Michelon. Mais detalhes aqui: Destemperadinhos no Mamma
Gema 
4.  Galeto na CASA DI PAOLO Considerado o “melhor galeto do Brasil” segundo o Guia Quatro Rodas. RST 470, KM 221,06 – Entre Bento e Garibaldi (quase na entrada do Vale dos Vinhedos).
Diariamente, das 11 às 15h Tel./Fax: 54.3463-8138
 www.dipaolo.com.br
5. Grelhados no CANTA MARIA dos mesmos proprietários do Di Paolo. Rodízio de comidas típicas da região e
grelhados. Rodovia RST 470 km 217 – Ao lado da Pipa Pórtico.
Diariamente, das 11h30 às 15h30. 
De segunda a sábado, das 19 às 23h. A La Carte: das 15h30min
às 17 horas. Tel./Fax: 54 3453.1099 /
www.cantamaria.com.br
6. Fortaia do DEL FILIPPI– simples, sem frescura e delicioso. Experimente a fortaia do rodízio. Rodovia RST 470 km – (em frente à estrada para o Vale dos Vinhedos).
Diariamente, das 11h30 às 15h e das 19h30min às 23 horas. Tel: 54
3463-8065 – Cel. 54 9972-3980
7. Passeio de MARIA FUMAÇA trem que percorre a região com muita cantoria italiana. É preciso reservar umas duas horas do seu dia para esse passeio.
Ligue (ou chegue bem cedo ao local) e agende. Giordani Turismo – Rua 13 de
Maio, 581 – Loja 109 – Bento Gonçalves – RS – Brasil – Fone: (54) 3455.2788



HOSPEDAGEM

Pousada Borghetto Santana – a hospedagem mais charmosa da região. Perfeita para uma lua de mel.
Don Giovanni – Oferece quartos ou cabanas. Os jantares, com pratos elaborados pela proprietária, costumam ser dos Deuses
Villa Michelon – o hotel mais apropriado para quem leva a família na bagagem. O espaço ao ar livre tem um imenso playground, fazendinha e horta. www.villamichelon.com.br
Dallonder Grande Hotel Bento Gonçalves o hotel mais tradicional da região. www.dallonder.com.br
Hotel e SPA do Vinho – o mais novo e “luxuoso”. Não cheguei a visitar por dentro. Na próxima ida ao Vale vou tomar um capuccino por lá (foi a recomendação que recebi da vizinhança local). www.spadovinho.com.br

Leia outros posts com hotéis em Gramado:

GRAMADO

Sem exageros, e guardadas as devidas proporções, a região é uma espécie de Disney dos Pampas, com vários parques e programas que encantam a família inteira. Sou fã de carteirinha (já deu para perceber, não é?) e viajo com meus filhos para lá desde que eles tinham meses. De Porto Alegre, onde moramos, são cerca de 120 quilômetros de distância. Caminhar ou pedalar pelas ruas principais e praças das cidades é uma delícia. Contudo, considere a necessidade de um automóvel para conferir as atrações mais distantes como o incrível Zoológico de Gramado, o Alpen Park, o Ecoparque Sperry, entre outros.
Uma boa dica é evitar as altas temporadas ou feriadões. Nesse período, as tarifas dos hotéis sobem, e a multidão de turistas se multiplica por todos os cantos. Nas demais épocas, a Serra Gaúcha reserva só alegrias. Eu, particularmente, indico alguns programas, restaurantes e hotéis que valem a viagem a Canela ou Gramado e espero que apreciem tanto quanto a minha família.
Leve o carrinho de bebê, a bola de futebol, a canga para estender nos gramados e aproveite um dos passeios mais family friendly do Sul do Brasil. Ah, e leve um casaquinho, é claro. E se você não está muito habituado ao frio e mora em outras regiões do país, leve um casacão, principalmente para as crianças. Gorros, meias, calças compridas podem ser úteis também pra quem não está acostumado a temperaturas mais baixas. Caso você tenha muuuuita sorte, pode até nevar. 

RESTAURANTES MUITO ALÉM DO ARROZ E FEIJÃO

Nem cogite uma dieta. Para aliviar a consciência, caminhe ou alugue uma bicicleta. A culinária é com certeza uma das maiores atrações locais, repleta de sabores caseiros, alemães, italianos e suíços. Galeto, polenta, foundue, massas, queijos, vinhos, pinhão, pães e bolos artesanais (afinal, você precisa de energia para aguentar o frio, ora). Além de ser a cidade dos chocolates.
Impossível partir sem uma overdose de fondue, chocolate quente, trufas, e sorvetes artesanais. E uma dica: fuja dos turísticos cafés coloniais. O melhor café será com certeza o do seu hotel.
Nos finais de semana, as melhores opções com crianças estão escondidas na zona rural (e fora dos guias turísticos comuns): o Bêrga Motta do Ecoparque Sperry e o imperdível Sabor Rural.
Se o dia amanhecer lindo, corra para uma dessas florestas encantadas. No Ecoparque,  o contato com a natureza é inspirador, com direito a trilhas e cascatas. Não se preocupe, o passeio é seguro e muito bem sinalizado. O Sabor Rural é uma espécie de fazendinha. Depois do churrasco e da excelente comida campeira, as crianças podem correr pelo campo atrás das ovelhas e galinhas, pescar, andar a cavalo ou simplesmente sorrir para os papais, posando para lindas fotos em clima bucólico.
Duas pizzarias disputam o título de melhor pizza e decoração temática: a Toca das Bruxas de Canela e o Porto dos Piratas de Gramado. Aliás, no Porto dos Piratas você jura de pés juntos que está numa refeição com personagens da Disney (eu não disse que a Disney era aqui?), tudo por conta da decoração perfeita que simula um porão de navio.
Quando a refeição não incluir extras – como trilhas, pescaria ou sala de recreação –  assugestões variam das saborosas polentas da Cantina 28, passando pelas massas do famoso Pastaciutta, o galeto da Di Paolo (considerado o melhor do país pela Revista Veja!), o charmoso Josephina, até a comidinha caseira e baratíssima do Lá em Casa em Canela.
Para lanchinhos, sorvetes e outras guloseimas, os eleitos são: Caracol Chocolates da Rua
Coberta
, Casa da Velha Bruxa e as maravilhas caseiras feitas pelos colonos em fornos a
lenha na Praça das Comunicações. Divirta-se!

 

Para ler mais sobre hotel em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Natal Luz em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Snowland com crianças pequenas, clique aqui  
Para ler sobre Gramado e Canela com crianças, clique aqui