Faz 3 anos que o Pedro pede para acampar com amigos no aniversário. Nos dois primeiros anos foi no jardim de casa mesmo, mas com direito a trilhas, fogueiras e brincadeiras bem divertidas. Depois da experiência da viagem de motorhome no Canadá, acampar ganhou um outro conceito.

Desta vez, nosso destino foi o Canyon do Guartelá. Fomos em 3 adultos (meu irmão foi junto) e 5 crianças (4 meninos de 10 anos e a Luiza). O Canyon fica há 200 quilômetros de Curitiba, entre Castro e Tibagi. É um dos maiores cânions do Brasil e do mundo e foi escavado pelo rio Iapó.

O acampamento

Camping

Escolhemos o Pousada Fazenda Guartelá, que fica a 6 km do Canyon, para acampar. O local tem instalações simples. Além da área para acampar, tem também apartamentos. A estrutura é bem básica mas a pousada fica em um local muito bonito. A piscina é bem gelada e tem um escorregador-tobogan que as crianças adoram.

Piscina Pousada Fazenda Guartelá

O clima da pousada é muito tranquilo e a comida caseira, servida no fogão a lenha, é muito saborosa. Fizemos a última refeição lá, as outras foram no acampamento.

Guartela

Nesta noite o nosso jantar foi gengiskan (não sei se todo mundo conhece, é um churrasco feito em uma grelha em forma de semi círculo que fica no chão, quase um foundue com brasa). Para as crianças, a parte mais divertida de acampar, é a fogueira. Fizemos marshmellow e eles brincaram de esconde-esconde com lanternas e trubisquinhos que brilham (pulserinhas etc). Dormimos em 3 barracas iglus.

Barraca

Parque Estadual do Guartelá

Fiquei muito bem impressiona com a estrutura do Parque Estadual. Na chegada os visitantes assistem a um vídeo rápido que explica um pouco sobre o parque (bem fraquinho). O percurso até o Canyon é todo sinalizado e delimitado.Parque Estadual do Guartelá Parque Estadual

A trilha tem 5 km e é considerada leve. Em todo o trajeto há monitores atentos aos visitantes. A primeira parte é uma grande descida (que vira subida na volta) pavimentada com pedras. Depois começa a trilha mais estreira, feita de madeira. No ponto final do trajeto há um grande deck  que debruça sobre o cânion. O visual é de tirar o fôlego. Todo o passeio leva cerca de 2 a 3 horas.

Canyon

Uma das grandes atrações para as crianças, fica no meio do caminho: os panelões que são buracos na pedra, no leito do rio, que formam piscinas-ofuros. Outro destaque é a Cachoeira da Ponte de Pedra, que tem uma queda de quase 200 metros.

Panelões Guartelá

Para pais com crianças  pequenas (menores de 6 anos) ou para pessoas mais velhas com menos resistência, há uma condução que faz o leva-e-traz no percurso do primeiro trajeto (que é mais íngreme). Já para os mais aventureiros, há uma trilha mais longa, que tem 8 km e leva de 3 a 4 horas.

Vista Rio Iapó

 

 

Veja Também:

Acampamento em Salto Morato

11 COMENTÁRIOS

    • Ola, não é possível acampar no Canion, é preciso ficar em campings. Nós ficamos em um e gostamos, há outros!

      O passeio é incrível, vale muito a pena!

  1. Olá Patricia,
    Sei que este post é de 2014, mas estou com dificuldades de encontrar se há restrição de idade para acesso ao parque. Crianças menores de 6 anos só podem entrar com a “condução que faz o leva-e-traz no percurso do primeiro trajeto” ou isso é opcional?
    Obrigada!

    • Oi Mariane, a condução é apenas uma facilidade para quem não pode caminhar ou crianças pequenas. Mas é um trajeto super tranquilo e gostoso de ser feito. Não há restrições. Meus filhos já voltaram lá depois deste post 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here