Eu Viajo com Filhos

Snowland em Gramado com crianças pequenas

Virada de ano com bebês costuma ser bem diferente da tradicional sequência de ceia, contagem regressiva, fogos, brindes, beijos e abraços e mais algumas de horas de alegria. Conscientes disso, procuramos por um destino alternativo ao litoral para o primeiro réveillon do Nico, de 10 meses. Por outro lado, também queríamos agradar a irmã Luize, de 4 anos, compensando a ausência da praia com outros atrativos. Eis que Gramado apareceu como a opção perfeita, ainda mais com a companhia de nossos compadres aventureiros e seu filhinho Enzo, de 1 ano e 3 meses.

 

Mas se a celebração noturna foi tranquila, a programação do dia 1º. de janeiro prometia: esquiar na neve, em pleno verão gaúcho, no recém-inaugurado Snowland! Então, café da manhã reforçado e antes das 9 da manhã chegamos ao nosso destino, cerca de 7 km do centro, para enfrentar a previsível fila. O ideal é comprar os ingressos antecipadamente pela Internet, mas deixamos para a última hora e não havia mais disponibilidade. Com tanta gente e um inesperado travamento do sistema, houve muita demora e impaciência das pessoas. Porém, como nós éramos um dos poucos pais com bebês, pegamos o caixa preferencial e em 30 minutos estávamos com os nossos “ingressos de pulso”!

O primeiro acesso é a uma área a 15 oC chamada Vilarejo Alpino, onde há diversas lojas e uma pista de patinação no gelo. Ansiosos, fomos diretamente à área de transição, vestir as roupas especiais para enfrentar o frio de -4oC da Montanha de Neve. Não há limite mínimo de idade, mas há equipamentos disponíveis apenas para crianças com mais de 4 anos. Para a Luize, tudo tamanho mínimo. O Enzinho, como tem seu próprio traje, entrou e brincou na neve até cansar – o que demorou uns 30 minutos. Ele já anda há alguns meses, mas se incomodou pela falta de destreza para se equilibrar bem sobre a neve fofa. Além disso, o que ele mais queria era brincar como se estivesse na areia, sentando e metendo as mãos na neve, tadinho! As luvas logo ficam úmidas com a neve derretida pelo abusado uso infantil. Servem bem para os adultos e melhor ainda como recordação para quem não quiser gastar nas lojas.

Já a Luize, cansaço nem em pensamento… Ela aproveitou tudo: o “esquibunda”, um parquinho, uma exposição de animais mecanizados… Enquanto isso, o Nico ficou comigo no conforto do restaurante. A estrutura é ampla e ao mesmo tempo  aconchegante. Tem até uma área kids com monitores. O café e o bolo estavam uma delícia! E tem opção até para almoço. Das amplas janelas, acompanhamos a diversão da Lui com o papai até o “rodízio”, quando eu entrei com a ela e o papai ficou com o Nico. Eu só tive tempo de descer uma única vez no tal “Airboard”, uma prancha inflável para descer deitada de barriga para baixo. Mas nem peguei muita velocidade. Snowboard e esqui, só se pagar a parte. Não vale a pena para quem tem pouco tempo (o meu caso, pois minha prioridade eram as crianças) ou para quem já esquia relativamente bem.

Mais “esquibunda” para a Luize. Até que, de repente, ela não
conseguiu mais se segurar na prancha: “-Mamãe, meus dedinhos estão congelando!”  L
E olha que eu constantemente tirava a neve acumulada nas luvinhas dela…

Fora a luva, o restante da roupa esquenta bem. Desde que você vista roupas adequadas por baixo. Nós vimos várias pessoas de shorts, vestidos e havaianas. Fiquei feliz por ter levado calça, camiseta e blusa de manga comprida para todos. Só senti falta de meias mais compridas e grossas. E um par de meias extra, porque as nossas ficam úmidas e não muito cheirosas. Vale a pena até levar um traje completo para trocar. Especialmente se você for continuar o dia com mais passeios. Com os pequenos, nós saímos da Snowland ao meio-dia. Fomos até Três Coroas, almoçamos em um restaurante tibetano e subimos outra montanha (de carro e sob um sol quente) para relaxar visitando um lindo templo budista! Dicas do Guia Essencial de Gramado e CaneIa. Passeio que indico a qualquer pessoa, independentemente da religião.

Foi um início de ano agitado! Haja energia se o ano todo for assim! J
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à quinta: das 9h às 18h
Sextas, sábados e feriados: das 9h às 21h
Domingos: das 9h às 19h

Carolina é mãe da Luize (4 anos) e Nico (11 meses)

Mais dicas de Gramado