Eu Viajo com Filhos

Curitiba com Crianças – Brincar e Ver a Cidade

Alguns lugares no Brasil estão “na moda” e Curitiba é um deles. A cidade no sul do país tem várias coisas que atraem turistas: parques, teatros, ótimos restaurantes, um museu incrível projeto por Oscar Niemeyer, vários pontos turísticos e eventos culturais acontecendo regularmente, como o Festival de Curitiba de Teatro que movimenta as artes cênicas do país todo.
O mais legal é que Curitiba é super meta ultra child friendly. Eu diria até mesmo que é uma das melhores cidades para criar filhos no Brasil. É grande, cosmopolita e diversificada, mas ainda tem um certo ar de tranqüilidade. Enfim, separamos um pequeno roteiro para você e sua família começarem a explorar Curitiba.
Jardim Botânico 
Um dos lugares mais bonitos da cidade para passar uma tarde inteira com a família. Visite o Espaço Cultural Frans Krajcberg com várias esculturas legais. Nos dias de sol, você vai ver bastante gente fazendo piquenique na grama, então se anime também e leve sua toalha e algumas comidinhas. Também prepare sua máquina: o Palácio de Cristal rende ótimas fotografias!
Bosque do Alemão
O parque mais fofinho da cidade. É pequenino, mas no quesito “diversão para crianças” ganha de todos. Os pequenos podem percorrer uma trilha que conta a história de João e Maria pelo bosque. Além disso, há uma área dedicada à contação de histórias, basta consultar a programação e levar a criançada. É gratuito.
Parque São Lourenço
Lembra dos carrinhos de rolimã? No São Lourenço tem uma pista super divertida para as crianças curtirem a brincadeira. Lá também fica o Centro de Criatividade de Curitiba, um espaço com exposições e atividades artísticas para crianças. Outra coisa simples e divertida para fazer é alimentar os gansos e os peixinhos no lago do parque.
Parque Barigüi
Lago com pedalinho, parque de diversões, churrasqueiras ao ar livre e gratuitas, ciclovia, restaurante, museu do automóvel (super legal para os meninos!) e muito mais. Dizem que o Barigüi é a praia dos curitibanos e tem um fundo de verdade nisso. Em domingos ensolarados, o parque lota. Dependendo do dia, dá para ver capivaras soltas e até macaquinhos.
Zoológico de Curitiba 
O zoológico fica bem na entrada da cidade, perto do aeroporto. O acesso não é dos melhores, mas vale a visita desde que o clima ajude um pouco. Em dias de chuva, melhor optar por outro passeio. A entrada é gratuita e ele é bem grande com uma boa variedade de espécies de animais. Aberto de terça a domingo.
Torre Panorâmica 
Passeio super divertido para ver a cidade do alto dos 109 metros de alturas da torre. Dá até para ver a Serra do Mar! As crianças que subirem na torre vão sempre se lembrar disso. Vale a pena.
Museu Oscar Niemeyer
O principal museu da cidade é parada obrigatório para as famílias que visitam Curitiba. Conhecido pelo formato de olho gigante (as crianças vão curtir entrar lá!), o MON abriga um grande acervo de obras e oferece oficinas de arte para crianças maiores de 7 anos, basta consultar a programação. Depois de se abastecer de arte, vá até o parcão, bem atrás do museu onde as pessoas podem levar seus cachorrinhos para passear sem coleira.
Teatro de Bonecos Dr. Botica
Dentro do Shopping Estação, fica o Dr. Botica, um teatro inteiro feito para as crianças. Lá são encenadas peças com bonecos, super lindas. A programação varia conforme a semana, mas sábado e domingo sempre tem pelo menos duas sessões de teatro infantil. Imperdível.
Livraria Navegadores
Uma livraria 100% infantil, o melhor lugar para comprar livros em vários idiomas para as crianças. O espaço é todo colorido e lúdico e as crianças ficam bem à vontade para folhear os livrinhos. A Navegadores também tem uma programação cultural interessante: ateliê de artes e contação de histórias.
Teatro para Piás e Gurias 
Curitiba movimenta bastante cultura! Todos os domingos às 11h existe uma seção especial de teatro infantil no Teatro José Maria Santos promovida pelo Teatro Guaíra. A entrada é gratuita para menores de 12 anos e os ingressos são bem em conta, R$ 5,00 a inteira e R$ 2,50 meia entrada.

E quem passeia sente fome. Então, selecionamos os restaurantes e outros lugares legais para ir com crianças em Curitiba!

 

 

Já sabe onde vai se hospedar? Veja uma seleção de hotéis indicados para ficar em família:

Hotéis em Curitiba