Eu Viajo com Filhos

Hotel no Pantanal com Crianças: Xaraés

Ecoturismo

Desde que o Pedro nasceu a gente sonhava em fazer esta viagem. Eu conheci o Pantanal quando tinha uns 13 anos, na época ficamos em uma região chamada Passo do Lontra. Depois de pesquisar bastante (ganhei um guia sobre o Pantanal um pouco antes de decidir onde ficar em um sorteio do Quatro Cantos do Mundo) e conversar com vários amigos que foram para lá recentemente, acabamos escolhendo o Hotel Xaraés (um dos posts sobre o Pantanal do blog Eu Viajo Com Meus filhos é sobre ele).

O hotel

O hotel Xaraés fica no Mato Grosso do Sul, a 340 km de Campo Grande, entre Miranda e Corumbá. É uma fazenda que fica em um local belíssimo, obviamente cercada de rios e água por todos os lados. Como os rios ainda estavam cheios, não conseguimos chegar de carro até ela. O último percurso, entre a Estrada Parque o hotel, foi feito de barco. A magia começou ali mesmo. Neste trajeto já vimos alguns tucanos e tuiuius. Como estava frio (sim, faz frio por la!), não vimos jacarés. Mas a previsão do tempo era de calor, então eu sabia que ainda veríamos muitos deles!

O hotel é familiar, simples e charmoso. É como ficar hospedado na fazenda de um amigo. Nosso quarto, grande, acomodava muito bem nós 2 com as duas crianças – o quarto tinha 1 cama de casal e duas de solteiro, com bastante espaço (mas poucos armários).

As refeições (incluídas na diária) são caseiras, servidas no fogão a lenha. Arroz, feijão, carne, frango, saladas e legumes. Além de doces caseiros de sobremesa. A sala de jogos, onde fica a televisão, era um local de encontro dos hóspedes. Vimos os jogos da Copa junto com americanos, belgas, alemães e ingleses.

Os passeios e atividades:

Os passeios também estão incluídos na hospedagem. Eles são flexíveis, podem mudar de acordo com o clima, com o calor e com o espírito dos hóspedes.  Mesmo fazendo atividades de manhã e de tarde, a programação é muito tranquila, sem pressa e sem estresse. Fizemos passeios de barco (canoagem) de dia e de noite (focagem noturna). Nestes passeios vimos jacarés, Tuiuius, Tucanos, capivaras e muitas outras espécies de pássaros!

Tambem fizemos trilhas mais de uma vez, quando vimos emas, famílias inteiras de macacos (bugios) e tatus. Em uma delas, pegamos um 4×4 em uma parte do trajeto, acabamos atolando e as crianças adoraram a aventura.

Imagina estar caminhando e encontrar uma família de macacos olhando para você???

Vimos animais o tempo todo, todos soltos na natureza, na beira do rio, na pousada e na sede da fazenda (que foi um dos passeios). As crianças surtavam de alegria quando viam os animais antes do que nós. O Pedro, por exemplo, descobriu o tatu que mora no terreno da pousada. A Luiza ia ver o lobinho (uma espécie de lobo) que aparecia perto da cozinha todas as noites.

 Na pescaria o Pedro foi um dos únicos que conseguiu pegar um piranha e uma piraputanga.

Outros passeio que todo mundo amou foi a cavalgada. Foram quase 3 horas de um passeio incrível. E a Luiza ficou super orgulhosa de ter feito a cavalgada em um cavalo só para ela.

Passamos por áreas bastante alagadas (nestas horas a galocha é super útil). 

 

As noites no Pantanal

Ficamos horas olhando para o céu estrelado à noite, vendo estrelas cadentes, nebulosas e via lácteas, coisas que não vemos mais com muita frequência, e olha que moro em uma chácara, longe da cidade!!!

Outras dicas:

• Embora tenha levado repelentes de vários tipo e remedinhos para passar em picadas (afinal o Pantanal tem muitos mosquitos), não tivemos muito problemas, talvez porque não estivesse tão quente.

• Botas galochas são perfeitas para as cavalgadas, já que passamos por áreas alagadas e rios.

• O contato com os animais em seu habitat, sem cercas, sem alimentação artificial, sem nada forçado, é incrível

• A Luiza super se entrosou com as crianças que estavam hospedadas no hotel!

• O hotel tem piscina, embora não estivesse muito quente, a Luiza chegou a entrar algumas vezes.

VEJA TAMBÉM:

10 animais que vimos no Pantanal

Viagem de Carro para o Pantanal com Crianças

 

Reserve pelo Booking: Pousada Xaraés

 

 

Baixe grátis: Guia De Resort No Brasil Com Crianças

Um guia gratuito digital com os melhores resorts do Brasil para você baixar no celular ou tablet