Eu Viajo com Filhos

Nosso roteiro no Peru

Minha viagem pelo Peru foi surpreendente. Eu tinha muitas expectativas e muitas referências. Meus pais, meu irmão, minha nora e alguns grandes amigos foram para lá recentemente. Todos voltaram encantados. Ainda assim, preciso dizer que gostei mais do que eu imaginava! A viagem merece vários post, mas vou começar explicando o roteiro que fiz. E também agradecendo duas blogueiras que tiveram muita paciência com minhas dúvidas existenciais de viagem e que tem ótimos posts sobre o país: a Patricia do Turomaquia e a Natalie Soares do Sunday Cooks, que também tem posts super úteis sobre o Perú no Viajo na Viagem.

O país recebe (muito bem) milhões de turistas de todas as parte do mundo. Acabamos encontrando algumas pessoas em diveros pontos da nossa viagem, já que muita gente faz o mesmo roteiro. Outro aspecto que chamou nossa atenção foi a gastronomia. Comemos muito bem em todos os lugares. E de forma geral, mesmo em restaurantes um pouco mais sofisticados, os preços eram bem mais possíveis do que aqui no Brasil. O mesmo vale para a hospedagem. Não pagamos mais do que US 115* para um quarto de casal – mais barato do que o Ibis – e ficamos em hoteis que além charmosos eram muito bem localizados.

 

* Um budget gigantesco se comparado a uma viagem estilo  mochilão

 

Nosso roteiro pelo Peru foi:

Lima – Arequipa – Puno – Cusco – Lima

 

No total foram 10 dias de viagem. É pouco, claro que gostaria de ter ficado mais em cada uma das cidades, mas posso dizer que podemos aproveitar bastante. Para nos locomover usamos avião, trem, ônibus, taxi e transfer. Um samba do criolo doido. Mas como deu tudo muito certo, acho que vale a pena detalhar estes trajetos. Fiz todo este roteiro com bastente cuidado, consultando guias, sites, amigos e meu instinto 😉

Cada cidade merece um post, então aqui vou falar apenas sobre a logística da viagem!

Lima – Arequipa

Voo da LAN (duração de 1h30)

Arequipa – Puno

Ônibus Cruz del Sur (duração de 6 horas). Dica da Turomaquia.

Uma das vantagens de fazer este trecho por terra é que o organismo vai se acostumando com a altitude aos poucos. Outra são as pasisagens belíssimas! O ônibus é muito confortável. Pegamos o primeiro assento no segundo andar – lugares privilegiados!

Puno – Cusco

Trem Peru Rail Andean Explorer (duração10 horas): um dos pontos altos da viagem. Aliás, montamos nosso o roteiro a partir deste trem – que só opera segundas, quartas e sábados . É tão empolgante que não sei se consigo tramitir todos os detalhes na descrição. A viagem é uma super experiência dos sentidos com direito a vagão panorâmico (todo de vidro) para apreciar a paisagem, menu com pratos da culinária peruana servido à inglesa, degustação de pisco sour (bebida típica local) e muitos mimos. Tem inclusive menu infantil!

 

Cusco – Machu Pichu

Trem. Peru Rail Expedition – O teto é de vidro para que os passageiros possam apreciar a beleza do Valle Sagrado. Uma experiência incrível, só não supera o Andean Explorer!

 

Machu Pichu – Ollantaytambo

Trem Peru Rail Expedition

Ollantaytambo – Valle Sagrado – Cusco

Transfer contratado no hotel até o aeroporto, passando por Salineras de Maras e Moray.

Cusco – Lima

Voo pela LAN (duração 1 hora)

 

Dicas e sugestões

• Sobre a bagagem: Muita gente vai para o Machu Pichu a partir de Cusco e deixas a bagagem no próprio hotel (a maioria dos hoteis não tem problemas em guardar bagagens). Nós não tinhamos esta opção pois fizemos CUSCO – MACHU PICHU – OLLANTAYTAMBO e precisamos viajar com nossas bagagens. O tamanho e o peso das bagagens que podem ir neste trem entre Cusco e MAchu Pichi é limitado, mas para casos como o nosso (onde não tinhamos outra opção senão levar a mala), basta mandar um email para eles e eles fazem uma autorização formal de transporte. As malas, durante nossa subida no Machu Pichu, ficaram guardadas na estação. MAs só é possível fazer isto pedindo autorização ANTES.

 

• Não levei as crianças desta vez, mas ainda vou fazer esta viagem com eles. Acho que os pontos altos para eles são as viagens de trem, o passeio pelo lago Titicaca e as ruínas de Machu Pichu, claro!

 

• Há outra empresa de trem que também opera Machu Pichu e Vale Nevado, é a Inca Rail

 

• Caso você esteja planejando esta viagem, deixamos de fazer alguns destinos que devem ser incríveis também: Cordilheira Blanca, Amazônia Peruana e Nazca Lines. Muitos turistas (a maior parte, Europeus) também aproveitam para ir para Copacabana, na Bolívia.

 

Serviço

Compramos os tickets de trem e ônibus pelo site, com antecedência.

Peru Rail http://www.perurail.com

Inca Rail http://www.incarail.com

Cruz Del Sur http://www.cruzdelsur.com.pe/

 

Leia também:

Lima:

 

 

Litoral do Peru: