Eu Viajo com Filhos

Passeios com crianças em Curitiba: Contação de histórias no Bosque do Alemão

O Bosque do Alemão é um dos melhores passeios com crianças em Curitiba, se não o melhor. Ao menos, essa é a nossa opinião desde que a Alice chegou. Um lugar calmo, fresco, com um certo toque “mágico” para as crianças. Isso porque a trilha que passa pelo bosque traz ao longo do percurso a história de João e Maria, dos Irmãos Grimm, retratada em painéis de azulejos.

Passeios com crianças em Curitiba Bosque do Alemão
O Oratório de Bach é o ponto onde começa a trilha pelo Bosque do Alemão. (Foto: Divulgação SMCS)

Bem no meio do passeio está a Casa da Bruxa ou Casa Encantada, que completou 18 anos agora em 2014 e passou por uma reforma recentemente. O espaço abriga uma biblioteca infantil, além das famosas contações de histórias das simpáticas bruxas. As leituras são feitas por professoras da rede municipal fantasiadas. Cada bruxa tem um nome e o trabalho é tão bacana e caprichado que da última vez que fomos já tinha até revistinha da Casa Encantada. Tudo gratuito!

No meio da trilha do Bosque do Alemão, fica a Casa da Bruxa. (Foto: Luiz Costa / Divulgação SMCS)

É lá também que fica o caldeirão da bruxa, onde as crianças podem depositar suas chupetas ou mamadeiras, quando já não são mais necessárias. O “ritual” é super descontraído, Alice até hoje lembra-se do momento em que entregou suas mamadeiras. (As chupetas foram para o Papai Noel…rs).

Como o próprio nome diz, o bosque traz diversos elementos da cultura alemã. Na lanchonete, inclusive, você pode comer delícias típicas como o apfelstrudel e a sachertorte.

Casa cheia na Hora do Conto com uma das simpáticas bruxas da Casa Encantada.

Dicas extras

Nos dias de céu claro, ao parar no topo da “Torre dos Filósofos” a vista da cidade é incrível, dá para ver até a Serra do Mar. Atenção com as crianças pequenas nesse ponto por conta da escada.

 

A vista da Torre dos Filósofos é linda! Por ali começa a descida pela Trilha do João e Maria.

Existem dois pontos de entrada no Bosque, mas o legal é começar o passeio por cima, onde fica o Oratório de Bach (também onde para a Linha Turismo), pois a história dos Irmãos Grimm segue na trilha este sentido.

Por outro lado, a lanchonete fica no ponto de cima, portanto guarde “fôlego” para subir novamente após o fim do passeio (vocês podem subir circundando o bosque por fora, não passando pelo meio novamente).

Carrinho de bebê ali não funciona. Não é impossível, mas vai dar trabalho pelo caminho, acredite! Com chuva, também não rola. Além de ser aberto, a trilha de paralelepípedo fica bem escorregadia. Neste caso, se estiver de passagem por Curitiba, troque o passeio por lá por uma visita ao não menos incrível Museu Oscar Niemeyer, passeio muito legal com crianças inclusive.

As bruxas são queridas e muito simpáticas!

Como chegar:

Linha Turismo Curitiba

Ônibus Interbairros II (veja itinerários dos ônibus em Curitiba aqui).

Carro ou táxi (a apenas 10 minutos do Centro da cidade). Não tem estacionamento próprio, mas é permitido estacionar nas ruas ao redor.

Onde comer (ali perto):

Se estiver de carro na cidade, bem próximo ao bosque tem um restaurante muito simpático chamado Café Belinha, ótima opção com crianças (tem menu kids). Outra opção é o Pantagruel, restaurante com jardim enorme. Você também pode partir dali para Santa Felicidade, bairro típico italiano e famoso pelos restaurantes. Quem estiver com a Linha Turismo, vale lembrar que o ônibus também passar por lá.

Serviço:

O Bosque do Alemão funciona diariamente, das 6h às 20h, e a biblioteca infantil, das 9h às 17h.

A Hora do Conto na Casa da Bruxa (ou Casa Encantada) acontece anos sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h.

Entrada gratuita

Rua R. Niccolo Paganini, s/n – Vista Alegre.

Informações: (41) 3568-1087 (Casa da Bruxa)

Leia também:

Linha Turismo Em Curitiba

Curitiba Com Crianças – Passeios Perto Da Capital

 



Booking.com