Nós sempre levamos carrinho nas viagens. É o quarto membro da família. Mesmo o Kai andando, o carrinho serve para um soninho de antes ou depois do almoço, às vezes como cadeirinha para comer, uma “siesta” a tarde, …. e, nos aeroportos nas viagens sozinha com o Kai, é muito prático, porque enquanto pego a mala na esteira ele não está correndo por aí.
Nas nossas viagens tivemos somente dois incidentes: perda de parte de uma cadeirinha nos Estado Unidos com a United e quebra de um carrinho no Brasil com a Gol. Fiz as reclamações pertinentes nos dois casos e os resultados foram os seguintes.
No primeiro caso, voo Indianápolis / Boston, a companhia United, já no aeroporto, me disse que não pagaria porque a peça da cadeirinha tinha “caído”, não era responsabilidade deles e que eles faziam o transporte de carrinhos e cadeirinhas como um favor. Resumindo, perdemos a cadeirinha. Mesmo assim fiz a reclamação é estou esperando até hoje a resposta, isto foi a mais de um ano.
No segundo caso, voo Curitiba / Congonhas, o pessoal de terra da Gol foi extremamente gentil e em três dias (sendo que estávamos na véspera de Natal) recebi um email com o procedimento a seguir para o reembolso, pois devido às datas e que moramos fora do Brasil não era possível consertar o carrinho. Para despachar o carrinho, normalmente, usamos uma capa. Nesta viagem no Brasil levei o carrinho sem capa e acabou estragando mesmo. Troquei quatro emails com a Central de Indenizações e tudo solucionado. Reembolso feito sem problemas com uma central de reembolso muito eficiente.
Realmente é importante observar toda a bagagem e fazer fotos de qualquer dano antes de sair da sala de recolha de bagagens. Depois que você sai do aeroporto tudo fica mais complicado.
Também vale lembrar que, na maioria das companhias aéreas, os carrinhos e/ou cadeirinhas não são cobrados como bagagem. Porém, em outras (com Ryanair, por exemplo), estes itens são sim são cobrados e é melhor pagar na hora da compra da passagem porque se deixar para pagar no aeroporto poderá ser mais caro. Atualmente, na Ryanair, eles cobram 10 euros por trecho e por item. É sempre bom verificar a reserva para ter certeza de que o carrinho pode ser transportado sem custo adicional.
Outra coisa que também depende da companhia é poder levar, ou não, o carrinho até a porta do avião e que ele seja devolvido na porta do avião. Cada companhia e cada aeroporto tem uma regra diferente. Nós sempre levamos o carrinho até a porta e pedimos para que nos entreguem no avião, na chegada; porém, às vezes, na chegada eles “esquecem” e precisamos pegar o carrinho na esteira de “bagagem fora de formato”.
E, por último, se o carrinho é só para o aeroporto, talvez seja melhor dar uma olhada se os aeroportos têm carrinho para alugar e/ ou emprestar.
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