Caraíva fica no sul da Bahia, depois de Arraial d’Ajuda, Trancoso e da Praia do Espelho. É um destino ideal para quem curte natureza, praias menos urbanas e muita natureza! Na vila cheia de casinhas coloridas não circulam carros e a luz elétrica chegou há poucos anos, ou seja, o astral é bem relax. O stress pode ficar do lado de lá do rio, antes da chegada, quando é preciso deixar o carro e pegar um barquinho.
Fomos no Ano Novo e a praia estava cheia de jovens, a noite havia baladinhas em diversos bares (além do tradicional forró). Como fomos com crianças, nossos horários não coincidiam com o da maioria e, de forma geral, chegamos em restaurantes, praias e passeios, antes da galera, ou seja, não precisamos enfrentar filas ou esperas.
Restaurantes, preços, iluminação e limpeza
• Fiquei muito impressionada com a quantidade de restaurantes legais na praia. Comemos bem todos os dias, há várias opções de pizzas fininhas, hamburguer, pratos thai, sushi, mas a culinária baiana não é abundante. Veja post com várias dicas de locais para comer em caraíva
• Os preços são salgadinhos, (embora não chegue) perto da badalada vizinhas Trancoso. Vale lembrar que tudo que é vendido na praia, precisa vir de barquinho, e isto de tem um custo.
• As ruas são todas de areia, de dia não vale a pena caminhar por dentro da vila porque é muito quente (não tem a brisa da beira do mar). Em compensação, de noite, as crianças saiam com lanternas na mão e o passeio virava uma brincadeira muito divertida!
• Todo o lixo da praia também sai de barquinho, a associação que cuida da praia é super ativa, cuida da limpeza e barulho.
• Durante a alta temporada o uso da energia é maior do que sua capacidade e muitas vezes a eletricidade de toda a praia cai. Quando isto acontece quase todas as pousadas ficam sem ar condicionado e mesmo mercados e restaurantes podem ficar sem luz nem para geladeira/ freezer. Isto aconteceu quando a gente estava lá (no Ano Novo), acredito que na baixa temporada aconteça muito pouco.
Passeios em Caraiva
As crianças AMAM ficar brincando nas águas do rio. Dependendo da hora do dia, há correnteza para um lado ou para outro e isto garante a diversão por horas! A água do mar é mais agitada, principalmente se a maré estiver cheia. Na maré baixa se formam algumas piscinas naturais, pertinho do encontro com o rio.
Fizemos 4 passeios durante nossa estadia:
• Corumbau:
IMPERDÍVEL! A água do mar é bem mais tranquila, ainda mais azul. Há diversos restaurantes / bar que servem de apoio. Vale a pena chegar cedo para pegar um bom lugar. Embora muita gente faça este programa, mesmo quando os restaurantes estão cheios, a praia é relativamente vazia. Quem vai de buggy precisa atravessar um pequeno rio e caminhar cerca de 10 minutos, também é possível ir de barco. Nós fomos de buggy, curtimos a caminhada e na volta as crianças ficaram brincando um pouco na água do rio (deliciosa).
• Descer o rio de Boia
Um barco (lancha) leva as pessoas até em cima do rio, a descida é feita em camaras de pneu e dura cerca de 30 minutos. É um passeio tranquilo e agradável, não tem cachoeiras, nem corredeiras. Nós fizemos uma versão mais curta pois fomos almoçar e acabou ficando muito quente.
• Corais de Tatuassu (ou Tatuaçu)
Um pouco afastado da orla, ficam os corais de Tatuassu. Fomos até lá pois queria ver as tartarugas marinhas. Vimos poucas e de longe, mas durante o mergulhos (de superfície com snorkel) vimos muitos peixes e corais muito bonitos.
• Praia do Espelho
Eu queria ir para Praia do Espelho caminhando, mas me desaconselharam porque o horário que a maré estava baixa, o sol estava muito quente (são 9 km). Então fomos de carro e passamos o dia lá! A praia é uma das mais bonitas do Brasil e realmente é belíssima, perfeita para crianças e agora está cheia de pousadas e restaurantes.
Dica: para contratar os passeios, há uma associação de barqueiros na beira do rio, o sistema é feito de maneira que todos os barqueiros trabalhem (existe uma fila) e a contratação as vezes é um pouco confusa… é importante ir com paciência. Para fazer o passeio de boia, consulte a maré para saber o melhor o horário e chegue cedo!
Hotéis e Pousadas em Caraíva
Nós ficamos na Pousada Terra e foi muito bacana. Ainda vou fazer um post sobre nossa estadia e sobre as outras opções de hospedagem em Caraíva.
Como chegar em Caraíva
O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro (que tem vôos diretos para diversos destinos no Brasil). São 2 horas e meia de viagem, parte dela é feita em estrada de chão. Mas não desanime, vale a pena!
Nosso transfer foi com o João, ele é muito atencioso! Recomendo (73) 9963 6193
Caraíva é uma das praias que está no guia Praias do Nordeste com Crianças (recém lançado). No guia há várias decias de hotéis e restaurantes de Caraíva e outras 200 prais do nordeste.
Leia também:
Onde ficar em Caraíva: Pousada Terra
As Melhores Viagens com Crianças: Trancoso