São Francisco do Sul, em Santa Catarina, é uma das mais antigas vilas do Brasil. Além de um Centro Histórico charmoso, a região é formada por lindas praias. Fundada em 1504, à margem da Baía da Babitonga, a cidade abriga um casario colonial açoriano e paisagens distintas, com várias opções de lazer para adultos e crianças. Veja abaixo uma listinha de programas imperdíveis:
Praias
A região é formada por várias praias, com estilos e paisagens bem diferentes. Ficamos hospedados em Itaguaçu, um lugar muito tranquilo e vazio (mesmo na alta temporada). Uma delícia para quem quer paz e sossego. Para quem prefere estrutura (bares, restaurantes, lojas, supermercados), a dica são as praias da Enseada e Ubatuba. A Prainha é reduto de surfistas, com mar aberto, muitas ondas e uma longa extensão de areia. É lá que ficam as principais baladas de São Chico. Capri também é uma opção para quem quer relaxar. Localizada entre a boca da barra e a praia do Forte, possui praia calma, com poucas ondas e pouco movimento. É lá que fica o Iate Clube, que tem um restaurante bem gostoso aberto para não-sócios.
Centro Histórico de São Francisco do Sul
São mais de 400 casinhas que compõem o patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O Mercado Municipal, a Igreja Matriz Nossa Sra. da Graça e o Museu do Mar são os destaques.
Museu Nacional do Mar
Foi criado em 1993 com o objetivo de valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. Reúne todos os tipos de embarcações, como canoas, jangadas, saveiros, traineiras e baleeiras. São mais de 60 barcos em tamanho natural divididos por 15 espaços temáticos, como a Sala da Amazônia, ambientada com um espelho d’água, vitórias-régias, animais da região e canoas indígenas.
Morro do Forte
No topo do Morro João Dias fica o forte Marechal Luz, que começou a ser erguido em 1909. A subida de pode ser feita a pé, de bicicleta ou de carro. Lá de cima a vista é linda e há quatro canhões de 1910. Todos os sábados às 8h tem a cerimônia de troca da Bandeira Nacional, feita por militares com uniformes da época. É possível participar da cerimônia com agendamento prévio, mas a visita é liberada todos os dias das 8h às 18h e o valor é de R$ 2 por adulto. Crianças não pagam.
Leia outros posts sobre Santa Catarina