Acabamos de voltar de uma viagem para Lima com as crianças. Voltamos todos apaixonados pela cidade, pelo povo limenho, pela comida! Foram quatro dias muito legais, com programação que agradou a todas as idades, dos 8 aos 70.
Como praticamente não chove na cidade e o clima é gostoso (não faz calor demais no verão), os programas ao ar livre são os mais legais. Turistas e locais aproveitam muito os parques e praças. Até o shopping mais famoso da cidade, o Larcomar, é aberto.
Onde ficar em Lima com as crianças
Na hora de escolher onde se hospedar, minha dica é Miraflores, um bairro bonito, seguro e cheio de bons restaurantes, com uma variada oferta hoteleira. Também gostei muito de Barranco, o bairro boêmio e alternativo da cidade, um charme! San Isidro pode ser uma opção, tem vários hotéis sofisticados, é o centro financeiro da cidade, onde também ficam as embaixadas. Mas, para ficar com as crianças, ainda prefiro Miraflores! Nos hospedamos em um apartamento muito gostoso, super equipado e bem localizado chamado Manor House
Selecionei 5 programas que não podem ficar de fora de nenhum roteiro:
Malecón, em Miraflores
Malecón é calçadão. O trecho, em Miraflores, que liga o Parque del Amor ao Shopping Larcomar é muito legal. Tem gente passeando com carrinhos de bebê, com cachorros, andando de bicicleta, skate, patins… Os mais corajosos, inclusive, saltam de parapente desse ponto. Passeio obrigatório de quem vai a Lima, com ou sem crianças. Tem muita área verde, parquinhos e quiosques de comida.
Circuito Mágico del Agua
Fica dentro do Parque de la Reserva. São 13 fontes de diferentes tamanhos e formatos, luzes coloridas e música que formam um circuito muito legal. Em algumas delas dá para se molhar bastante, por isso leve uma toalha e roupa extra. A noite é mais legal, por causa da iluminação. Para os pequenos tem um trenzinho que passeia pelo parque.
Jr. Madre de Dios S/N
Terça a domingo das 15h às 22h30
Shows às 19h15, 20h15 e 21h30
Entrada: S/4.00 (4 soles)
Menores de 5 anos e maiores de 60 não pagam
La Huaca Pucllana
Esse sítio arqueológico fica no bairro de Miraflores e tem mais de 1.500 anos. Foi construído e ocupado por civilizações pré-Inca: os Lima e, depois, os Wari. A visita é feita através de um tour guiado, em espanhol ou inglês, e dura cerca de 1 hora. O passeio vale muito a pena, é muito rico em história e a forma com que é apresentado (há maquetes, museu, bonecos de cera) torna tudo bem lúdico e didático para as crianças. Dentro da Huaca tem um restaurante delicioso (um pouco caro, diga-se) com o melhor da culinária tradicional do Peru.
Calle General Borgoño cdra. 8
Quarta a segunda das 9h às 17h
Entrada: S/12.00 (12 soles) para adultos e S/6.00 (6 soles) para crianças
MATE
O Museo Mario Testino funciona em uma casa onde o badalado fotógrafo de moda e celebridades viveu no bairro Barranco. É um museu pequeno e muito legal. Tem o acervo permanente com retratos de celebridades como Gisele Bundchen, Lady Di, Madona, Kate Moss e Gwyneth Paltrow feitas para algumas das mais importantes revistas de moda do mundo, além de projetos autorais como o que retrata as vestimentas tradicionais peruanas.
Avenida Pedro de Osma, 409
Terça a domingo das 10h às 19h
Entrada: S/10.00 (10 soles) para adultos e S/5.00 (5 soles) para crianças
Turisbus
Como quase todas as grandes capitais do mundo, Lima também tem o seu city tour com ônibus de dois andares. Como o segundo andar é aberto, fica mais divertido e as crianças adoram! O ônibus passa pelos bairros de Miraflores, Barranco e Centro Histórico e o trajeto todo dura cerca de 4 horas. O ingresso dá acesso ao Convento de São Francisco e às catacumbas.
Onde pegar: em frente ao shopping Larcomar
Valores: S/27.00 (27 soles) para adultos e S/10.00 (10 soles) para crianças
Leia também outros posts sobre o Peru